130 likes | 271 Views
Superheterodino AM. Heterodinização. É o processo que consiste na mistura num elemento não linear de duas ou mais freqüências de modo a obter à sua saída uma Freqüência de batimento ou Freqüência Intermédiaria (FI), que corresponde à diferença das freqüências. Universalidade.
E N D
Superheterodino AM Heterodinização É o processo que consiste na mistura num elemento não linear de duas ou mais freqüências de modo a obter à sua saída uma Freqüência de batimento ou Freqüência Intermédiaria (FI), que corresponde à diferença das freqüências. Universalidade Hoje em dia, quase todos os receptores rádio são baseados no processo de Heterodinização São usadas as seguintes FI's nos respectivos receptores para as bandas comerciais: A.M. - 455 KHz; F.M. - 10,7 MHz; TV - 38,5 MHz;
Superheterodino AM Esquema de bloco A ideia base é ter o amplificador passa-banda a uma frequência Intermédiaria e converter o sinal rádio desejado nessa frequência, e assim, a maioria dos circuitos sintonizados funciona numa frequência fixa e pré-determinada (455 kHz em AM comercial (535 kHz a 1650 kHz)).
Superheterodino AM Esquema bloco Responsável pela recepção das ondas eletromagnéticos Transforma campos eletromagnéticos em correntes e tensões através da linha de transmissão ; As suas características como: largura de banda, ganho, diretividade, influenciam o sinal recebido; A devida adequação do tipo de antena bem como a correta instalação são vitais para a conveniente recepção dos sinais.
Superheterodino AM Composta por um circuito LC ajustada através do capacitor variável. O indutor exerce a função de acoplamento à antena ou em muitos casos como a própria antena. Etapa de RF • adaptação entre a linha de transmissão e o receptor • normalmente comporta um amplificador de RF • elimina a frequência Imagem através de um filtro. • . A antena está sujeita a sinais de amplitude totalmente diferentes, porque as potências das Emissoras não são uniformes e a localização das mesmas em relação ao receptor não é equidistante.
Superheterodino AM Oscilador Local Gera uma freqüência com um valor 455Khz maior que a freqüência (ou estação) que se deseja sintonizar, para que as duas entrem em batimento no misturador e seja possível gerar a FI. Está mecanicamente ligado ao amplificador de RF através do eixo do condensador variável A fOL varia conforme a emissora que se pretende receber, de forma a manter constante a diferença entre fRF e fOL, sendo essa diferença designada por Freqüência Intermédia (F.I.) do receptor. Na prática usa-se FI = fOL – fRF porque: Para fOL < fRF , a banda do OL será de 81 a 1165 kHz e teríamos de ter um oscilador cuja frequência teria de variar numa relação de 1:15; Para fOL > fRF , a banda do OL será de 990 a 2075 kHz e temos um oscilador cuja frequência que varia numa relação de 1:2 (logo mais fácil de construir).
Superheterodino AM Faz o batimento (mistura) da freqüência selecionada pelo amplificador de RF, com a freqüência do oscilador local, criando assim a FI, que tem o valor típico de 455Khz. Misturador Na saída deste estágio teremos quatro sinais: freqüência do oscilador local (freqüência da estação sintonizada mais a FI) freqüência da estação sintonizada freqüência da estação desejada mais a freqüência do oscilador local freqüência de FI (455Khz)
Superheterodino AM Amplificador de FI Constituído por 2 Amplificadores transistorizados, com os coletores sintonizados em 455 KHz por circuitos LC e uma banda passante de 10 KHz. • Suas funções básicas são: • Aumentar a seletividade do receptor, • Proporcionar um alto ganho no sinal de saída do misturador • Controle do ganho total dado pelo amplificador de F.I.
Superheterodino AM Detector de envoltória Detecta o sinal de áudio separando-o da portadora de FI. Um simples detetor de envoltória, normalmente é formado por um diodo de R.F. e um circuito RC filtrando a portadora e fornecendo a tensão de saída com polaridade compatível para atenuação do C.A.G. Pode ser configurado com 2 células RC ou por uma única célula, possibilitando uma filtragem passa-baixas do sinal retificado pelo diodo.
Superheterodino AM Controle Automático de Ganho OCAG é um filtro passa-baixo que recupera o valor médio do sinal (c.c.) e o aplica à entrada do primeiro Amplificador de FI que serve para: -ter um nível de saída ± uniforme -garantir que não se satura os Amplificadores de FI Amplificador de Áudio Composto por um circuito amplificador de áudio qualquer. Apenas para melhor audição do som.
Objeções do receptor AM-DSB O Receptor AM-DSB tem comportamentos que fogem a sua regra e têm de ser analisados. São eles: a) Freqüência Imagem O misturador filtra apenas a diferença entre os dois sinais obtidos que chegam até ele sendo que o resultado tem de ser 455 KHz. Nem sempre isso ocorre. Se o filtro de entrada não atenuar o suficiente as estações próximas aquela sintonizada podem causar interferência, provocando uma sintonia simultânea de duas emissoras.
b) Erro de Rastreio Há uma dificuldade de manter a relação: fol = fr + F.I. constante durante toda a faixa de recepção. Isto ocorre pois o filtro de RF e o osc. local obedecem a equação: 1/√LC , Assim isso pode não ocorrer pois temos o inverso de uma raiz tentando manter constante uma soma. O Erro de rastreio é calculado com a seguinte fórmula: ε = fr – fol + F.I.
Conclusão As funções dos blocos são: Etapa de R.F.: Seleciona a emissora. Oscilador local: Gera fol sendo igual f0 + 455 KHz. Misturador: Multiplicador gerando fol - f0 e fol + f0. Amplificador de F.I.: Efeito amplificador e F.P.F. (em fol – f0). Controle automático de ganho: Manter constante o sinal na entrada do amplificador de áudio. Se o filtro de R.F. for muito seletivo e conseguir rejeitar a frequência imagem qualquer erro de rastreio provocara uma alta atenuação no sinal recebido e se o filtro for pouco seletivo evita-se o problema com o rastreio, mas havendo o risco do efeito frequência imagem.