60 likes | 196 Views
4. O Piano e o Teclado na Música Popular Brasileira - Conteúdo. Introdução Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth Tom Jobim e César Camargo Mariano Ivan Lins e Guilherme Arantes Bruno Medina e Henrique Portugal. E-book Teclado.
E N D
4 O Piano e o Teclado na Música Popular Brasileira - Conteúdo Introdução Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth Tom Jobim e César Camargo Mariano Ivan Lins e Guilherme Arantes Bruno Medina e Henrique Portugal E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira & Maurício Starosta. Porto Alegre, maio de 2008.
4 O Piano e o Teclado na Música Popular Brasileira - Conteúdo Introdução O piano tem sido, através dos tempos, um instrumento de grande destaque na Música Popular Brasileira. No século XIX, tanto no Brasil quanto na Europa, o piano entrava na vida de muitos jovens como complemento de sua educação. Além dos profissionais eruditos e dos diletantes, também nesta época floresceu no país a figura do pianeiro, termo que designava o pianista popular que tinha por profissão tocar em cinemas e em festas familiares ou à entrada das lojas de música. Compositores renomados do final do século XIX e início do século XX tiveram o piano como seu instrumento de origem, antes de se consagrarem no processo de criação musical, influenciando tanto a música erudita quanto a popular. Em nossas terras, dois exemplos fundamentais são Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. No século passado, vários compositores e arranjadores tiveram também o piano (e, mais recentemente, o teclado) como ferramenta de trabalho principal. A influência que estes nomes, como Tom Jobim, tiveram e continuam tendo sobre nossa música não pode jamais ser subestimada. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira & Maurício Starosta. Porto Alegre, maio de 2008.
4 O Piano e o Teclado na Música Popular Brasileira - Conteúdo Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth Chiquinha Gonzaga (1847-1935) dedicou sua vida ao instrumento, atuando como professora, intérprete e maestrina, além de compor 77 partituras para peças teatrais e mais de 2.000 composições de caráter nitidamente brasileiro. Deste manancial, destacam-se suas polcas, tangos, operetas, modinhas, lundus, e canções. Em toda esta produção, sua inspiração principal foram os ritmos característicos brasileiros, o que demonstra sua sintonia com o espírito nacional do seu tempo. Digno de menção é o fato de ela ter sido a primeira mulher a ganhar notoriedade em nossa música popular. Ernesto Nazareth (1863-1934), assim como Chiquinha Gonzaga teve o piano como seu instrumento de origem. Foi influenciado pelo maxixe, pelo lundu, por ritmos africanos e pelos chorões, de onde tirou a originalidade rítmica que marcou sua interpretação e se refletiu em sua produção. É considerado por muitos o maior compositor de tangos brasileiros, além de ter influenciado de forma definitiva os rumos do choro, bem como de outros gêneros de nossa música. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira & Maurício Starosta. Porto Alegre, maio de 2008.
4 O Piano e o Teclado na Música Popular Brasileira - Conteúdo Tom Jobim e César Camargo Mariano Antônio Carlos Jobim (1927-1994) começou sua carreira tocando em bares de Copacabana e como arranjador da gravadora Continental no início dos anos 50. Por essa época, começou a escrever suas primeiras composições. Tom Jobim é reconhecido como um dos criadores da Bossa Nova, gênero cuja concretização ocorreu logo em seguida com o LP Chega de Saudade, de João Gilberto, com arranjos e direção musical de Tom. César Camargo Mariano (1943), filho de um professor de música, começou a tocar piano por conta própria, e aos 14 anos passou a ser apresentado como menino prodígio em shows em que acompanhava bandas de jazz. Em seguida, fez amizade com Johnny Alf, que o incentivou a estudar harmonia, arranjo e composição. Durante sua carreira, até os dias de hoje, tem atuado como diretor musical, produtor, arranjador e pianista. Mudou-se para os Estados Unidos em 1994, mas continua em contato permanente com os maiores nomes de nossa música, dirigindo e produzindo gravações e espetáculos. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira & Maurício Starosta. Porto Alegre, maio de 2008.
4 O Piano e o Teclado na Música Popular Brasileira - Conteúdo Ivan Lins e Guilherme Arantes Ivan Lins (1945) começou a tocar piano aos 18 anos, influenciado pelo jazz e pela bossa nova. Formou-se em engenharia na mesma época em que começou a participar de festivais de música, no fim dos anos 60. Em 1970, chegou às finais do V Festival Internacional da Canção, com O Amor É o Meu País. A partir da segunda metade dos anos 80, passou a se dedicar a sua carreira internacional, especialmente nos Estados Unidos. Ivan Lins é atualmente um dos compositores brasileiros mais gravados no exterior. Guilherme Arantes (1953) começou a estudar música cedo, e logo aos seis anos descobriu o piano e apaixonou-se por ele. Foi tecladista de algumas bandas, e freqüentou programas de música da TV Record como O Fino da Bossa e Jovem Guarda. Em 1975, resolveu seguir carreira solo como compositor de baladas pianísticas e, no ano seguinte, lançou seu primeiro LP, com o sucesso Meu Mundo e Nada Mais. Foi um dos poucos brasileiros a obter o certificado Steinway da tradicional fábrica americana de pianos. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira & Maurício Starosta. Porto Alegre, maio de 2008.
4 O Piano e o Teclado na Música Popular Brasileira - Conteúdo Bruno Medina e Henrique Portugal Bruno Medina da Cunha (1978) foi o tecladista da banda Los Hermanos, que começou seu sucesso em todo o Brasil com a música Anna Julia. Representa uma tendência na música popular da utilização do teclado na criação de texturas sonoras sofisticadas, valendo-se de timbres e efeitos, cuja combinação com instrumentos de cordas (guitarras e baixo), percussão (bateria) e sopros (trombone, sax) é bastante interessante. Além de sua atuação como instrumentista, escreve diversas histórias bem humoradas – que contrastam com sua conhecida seriedade nos palcos e em público – falando da infância ou de acontecimentos atuais sobre a música brasileira. Antônio Henrique Rocha Portugal (1965) é tecladista da banda Skank, e apresentador do Programa Frente, nas rádios UOL e Oi FM, que abre espaço na mídia para bandas independentes e em início de carreira. Sua atuação como instrumentista vale-se do teclado em suas mais diferentes possibilidades, desde o som de piano até o de uma seção de metal. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira & Maurício Starosta. Porto Alegre, maio de 2008.