300 likes | 634 Views
Colonização das Américas. A Espanha colonizou a maioria dos países latino americanos, explorou principalmente a prata e o ouro, nas regiões do Peru, Bolívia e México, com mão-de-obra indígena compulsória. COLONIZAÇÃO ESPANHOLA.
E N D
A Espanha colonizou a maioria dos países latino americanos, explorou principalmente a prata e o ouro, nas regiões do Peru, Bolívia e México, com mão-de-obra indígena compulsória. COLONIZAÇÃO ESPANHOLA
Para facilitar a administração, a Espanha dividiu suas terras em Captitanias Gerais e Vice-Reinos e a Casa de Contratação fazia a fiscalização cobrando um quinto dos metais extraídos: a população era dividida em classes: chapetones, criollos, mestiços e índios.
3- Os metais saíam por apenas três portos: Veracruz no México, Porto Belo no Panamá e Catagena na Colômbia, o controle colonial era rigoroso- pacto Colonial- colônia de exploração.
A Inglaterra colonizou uma estreita faixa de terras no leste dos EUA, eram as treze colônias inglesas na América do Norte, onde se estabeleceram os refugiados religiosos, econômicos - cercamentos, e políticos - guerra civil . COLONIZAÇÃO INGLESA
O centro e o norte eram colônias de povoamento, portanto não eram exploradas e o sul colônias de exploração, onde a Inglaterra cultivou algodão quase dois séculos, mantendo a dependência econômica e a estagnação social.
As colônias do centro-norte como quase não sofriam a pressão colonial- desenvolveram as manufaturas, avanço comercial, dinamização social e praticavam o comércio triangular com outras colônias: Antilhas- melaço que era transformado em rum, na África trocava-o por escravos, estes eram trocados nas Antilhas por açúcar que era levada para a Europa e de lá traziam alguns manufaturados.
Em 22-04-1500, Pedro Álvares Cabral toma posse do Brasil em nome do rei de Portugal. Até 1530 foi o chamado período pré-colonial, foi explorado o pau-brasil no litoral brasileiro, com mão-de-obra indígena, havia o escambo. Portugal não ocupou estas terras, estava mais preocupado com as Índias. COLONIZAÇÃO PORTUGUESA
Período de invasões de franceses, ingleses, holandeses e espanhóis. A partir de 1530 colonização efetiva. Em 1531 chega Martim Afonso de Souza, criando as Capitanias Hereditárias, distribuindo as Sesmarias e em 1532 já existiam as vilas de São Vicente e Santo André em São Paulo. Chegada de Martim Afonso de Souza
Início do Cultivo da Cana de açúcar no litoral brasileiro: latifúndios, escravidão e monocultura. Pacto Colonial rigoroso, ajuda financeira e tecnológica holandesa. A pecuária era um apêndice da cana.
Em 1549, cria-se o Governo Geral, com sede em Salvador:Tomé de Souza, Duarte da costa e Mem de Sá Século XVI invasão de franceses no R J - França Antártica e MA- França Equinocial e invasão holandesa em Salvador e Pernambuco - Maurício de Nassau - 24 anos.
A expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro levou com eles a produção do açúcar – Antilhas. Bandeirantismo e drogas de sertão.
Fim do século XVII, os Bandeirantes descobrem ouro em MG, a pecuária desce para o Sul do Brasil.
Escravidão, Classe média, interiorização da população, fome nas áreas aurículas, urbanização.
Ouro de aluvião ou faísca e de lavras, Datas, Casas de Fundição, Quinto.
12-Assinatura do Tratado de methuem -1703 com Inglaterra , dependência inglesa.
Revoltas nativistas: Beckmam 1684 no MA; Guerra dos Emboabas - 1708 em MG; Dos Mascates 1710 em PE; Felipe dos santos 1720 em MG. Felipe dos Santos: seu "crime" de sonhar com a liberdade foi punido com a morte no garrote vil, argola de ferro que apertava o pescoço.
Os demais colonizadores como holandeses e franceses sobraram com pequenas áreas: • Holandeses: Suriname e algumas ilhas nas Antilhas; • Franceses: Guiana Francesa, parte dos USA e algumas ilhas nas Antilhas.