1 / 13

O VALOR DA HUMILDADE

O VALOR DA HUMILDADE. As sete verdades do BAMBU. Depois de uma grande tempestade, um menino que estava a passear com o seu avô pelas montanhas ficou curioso com o que viu e perguntou:.

arnaud
Download Presentation

O VALOR DA HUMILDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O VALOR DA HUMILDADE As sete verdades do BAMBU

  2. Depois de uma grande tempestade, um menino que estava a passear com o seu avô pelas montanhas ficou curioso com o que viu e perguntou:

  3. Como é possível que aquele pinheiro, árvore forte e imensa, que precisava de quatro homens para o abraçarem, partiu-se e caiu com o vento e com a chuva da tempestade e...

  4. …e estes bambus tão frágeis continuam de pé ?

  5. Filho, o bambu permaneceu de pé porque teve a humildade de curvar-se na hora da tempestade. Pelo contrário, o pinheiro quis enfrentar o vento. O bambu ensina-nos sete coisas. Se tu tiveres a grandeza e a humildade dele, vais experimentar a alegria e a felicidade.

  6. A primeira verdade que o bambu nos ensina é a importância da humildade diante dos problemas e das dificuldades. Não nos curvamos diante dos problemas e das dificuldades, mas diante daquele que é o nosso Criador e Salvador.

  7. Segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima tem, também, para baixo. Também nós, precisamos de aprofundar, cada dia, as nossas raízes em Deus, através da oração.

  8. Terceira verdade: Nunca vemos um pé de bambu sozinho! Apenas quando é novo… Antes de crescer ele permite que nasçam outros ao seu redor pois sabe que vai precisar deles. Também nós devemos crescer permitindo que outros cresçam à nossa volta.

  9. A quarta verdade que o bambu nos ensina é não criarmos galhos. Como tem a meta no alto e vive em grupo, o bambu não tem galhos. Perdemos muito tempo na vida tentando proteger os nossos ‘galhos’, coisas insignificantes às quais atribuimos um valor inestimável. Para crescer é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.

  10. A quinta verdade é que o bambu é cheio de “nós” (e não de “eu’s”). Como ele é ôco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam por ser a nossa força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a Deus que nos afaste os problemas e os sofrimentos mas que nos faça ultrapassá-los. Eles são os nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.

  11. A sexta verdade é que o bambu é ôco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziar-mos de tudo aquilo que nos preenche… que rouba o nosso tempo, que tira a nossa paz, não seremos felizes. Ser ôco significa estar pronto para ser cheio… do Espírito Santo.

  12. Por fim, a sétima lição que o bambu nos dá é que ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta… e a sua força… …E será também a nossa!

  13. Caro amigo/a, a humildade é um caminho, um percurso. O bambu, com as suas verdades, pode ajudar-nos a percorrê-lo, com fé e confiança, de que se as aplicarmos e vivermos na nossa vida, chegaremos ao fim mais contentes e felizes e com a alegria de termos ajudado outros a, também, lá chegarem… Um Santo e Feliz Natal. Abel Dias - 2008

More Related