1 / 22

O Carnaval ou Entrudo em Portugal

O Carnaval ou Entrudo em Portugal. ENTRUDO. Em Portugal, utiliza-se o nome de «Entrudo» para esta festa, nome que recorda a entrada (introitus) na Quaresma. É também o boneco que se enterra na terça-feira para dar a bem-vinda à primavera. PARA SABERMOS MAIS UM BOCADO.

Download Presentation

O Carnaval ou Entrudo em Portugal

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Carnaval ou Entrudo em Portugal

  2. ENTRUDO • Em Portugal, utiliza-se o nome de «Entrudo» para esta festa, nome que recorda a entrada (introitus) na Quaresma. • É também o boneco que se enterra na terça-feira para dar a bem-vinda à primavera.

  3. PARA SABERMOS MAIS UM BOCADO.... HÁ ALGUMAS PALAVRAS QUE DEVIAM CONHECER: FOLIA, FOLIÃO, MATRAFONA, CORSO, PARTIDA, CARETOS, CEGADAS.......

  4. E OS LOCAIS DE MAIOR INTERESSE SÃO.......

  5. OVAR, NO DISTRITO DE AVEIRO

  6. LOULÉ, NO DISTRITO DE FARO

  7. SESIMBRA, NO DISTRITO DE SETÚBAL

  8. FUNCHAL, NA COMUNIDADE AUTÓNOMA DE MADEIRA

  9. MAS DENTRE TODOS DESTACAM-SE DOIS POR SEREM “OS MAIS PORTUGUESES” • PODENCE, NO DISTRITO DE BRAGANÇA • TORRES VEDRAS, DISTRITO DE LlISBOA

  10. OS CARETOS DE PODENCE • Pensa-se que é a folia mais antiga de Portugal. • Representa a cultura nordestina trasmontana, tornando-se um emblema nacionale sendotema de investigação na área da Antropologia Cultural e Social. • O verdadeiro motivo que move o Careto é apanhar raparigas para as poder chocalhar. Sempre que se vislumbra um rabo de saia, o Careto é impelido pelo seu vigor. 

  11. OS CARETOS DE PODENCE • Usam máscaras rudimentares, onde sobressai o nariz pontiagudo, feitas de couro, madeira ou de vulgar latão, pintadas de vermelho, preto, amarelo, ou verde. A cor é também um dos atributos mais visíveis das suas vestes: fatos de colchas franjados de lã vermelha, verde e amarela, com enfiadas de chocalhos à cintura e bandoleiras com campainhas. Da sua indumentária, faz também parte um pau que os apoia nas correrias e saltos.

  12. OS CARETOS DE PODENCE

  13. OS CARETOS DE PODENCE

  14. OS CARETOS DE PODENCE • Nos dias de Carnaval, os Caretos surgem em magotes, de todos os sítios, percorrendo a aldeia em correrias desenfreadas, num clima fantástico e fascinante, pleno de sedução e mistério. • Aqueles que não se vestirem de Careto abrem as suas adegas aos passantes. • As crianças de sexo masculino, os Facanitosperseguem os  Caretos tentando imitá-los.

  15. OS CARETOS DE PODENCE

  16. OS CARETOS DE PODENCE

  17. OS CARETOS DE PODENCE

  18. TORRES VEDRAS • Auto intitula-se de "O mais português de Portugal". • Nos corsos participam os carros alegóricos, os grupos de desfile, as matrafonas(homens mascarados de mulher) e os famosos cabeçudos (bonecos gigantes) acompanhados pelos Zés-Pereiras. Contudo, muitos são os populares que se associam à folia, maioritáriamentemascarados, e que desfilam nos espaços livres entre os carros alegóricos e os grupos de desfile. • A interacção entre o público e os mascarados é em grande parte feita através do arremesso de cocotes(pequenos objectos, feitos de papel e restos de serradura e borracha) entre ambos. • A música é também toda ela local, tentando manter as raízes portuguesas. O tocandar é o veiculo fabricado pela câmara para fazer de palco móvel à banda torreense "Improviso Jazz" que anima o carnaval com música brasileira mas também portuguesa e africana.

  19. TORRES VEDRAS

  20. TORRES VEDRAS • Este carnaval caracteriza-se por ser realizado bem no centro da cidade e por ter diferentes palcos: O circuito do desfile, o palco dos DJ's na Praça da Batata e ainda o Palco 2 no parque ao lado. Há ainda o circuito de bares na zona histórica que anima os foliões durante toda a noite. • Os corsos principais são compostos por carros alegóricos oficiais, (carros estes que chegam a atingir os 5 metros de altura!!) e ainda por carros espontâneos que têm vindo a a participar cada vez mais e melhor.

  21. TORRES VEDRAS

  22. É CARNAVAL, NÃO ME LEVES A MAL

More Related