120 likes | 214 Views
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. O melhor estado para se viver e trabalhar. Crescimento econômico. Eqüidade social e regional. Elevação da qualidade de vida. Referência em capital humano. Referência em inovação e tecnologia. O melhor estado para fazer negócios.
E N D
O melhor estado para se viver e trabalhar Crescimento econômico Eqüidade social e regional Elevação da qualidade de vida Referência em capital humano Referência em inovação e tecnologia O melhor estado para fazer negócios Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento regional Inovação e Tecnologia Gestão Pública Capacitar para o empreendedorismo, gestão e qualidade, e inovação e tecnologia Aumentar a capacidade de investimento do Estado através do equilíbrio fiscal Promover pólos tecnológicos alinhados com um plano estadual Assegurar um planejamento estratégico regionalizado e integrado, com participação social, garantindo a continuidade das políticas públicas Estabelecer e executar políticas de fomento e incentivo à inovação e tecnologia Estimular as exportações, com ênfase no aumento do valor agregado Reduzir a carga tributária no estado Buscar maior integração entre empresas, instituições de pesquisa, universidades e Governo em tecnologia de ponta Modernizar e aumentar a eficiência da gestão pública com adequação do tamanho do estado Atrair e fortalecer empresas em setores estratégicos, diversificando a matriz produtiva das regiões Garantir transparência na gestão pública através de um sistema de monitoramento pela Sociedade Infra-estrutura Implantar uma rede logística integrada de transporte, privilegiando modais de maior eficiência Estabelecer Parcerias Público-Privadas e concessões com garantias contratuais asseguradas Garantir o uso eficiente e a disponibilidade de energia a preços competitivos Ambiente institucional e regulatório Disponibilidade de recursos financeiros Cidadania e Responsabilidade Social Meio-ambiente Balancear a preservação do meio-ambiente com o desenvolvimento, através de regras claras e estáveis, e maior eficiência dos órgãos reguladores Promover a sensibilização da sociedade através da educação ambiental Garantir a segurança pública e a confiança nas instituições Combater a informalidade, a pirataria e a sonegação Incentivar e garantir meios de participação da Sociedade na Gestão Pública Incentivar a formação de poupança pública e privada Facilitar o acesso ao crédito, com melhor orientação Garantir o cumprimento e a estabilidade das regras Promover a responsabilidade social Educação Saúde Ampliar a rede de escolas com tempo integral Definir e implementar um modelo de educação básica com foco na qualidade Capacitar para o mercado e para a cidadania, articulando instituições de ensino superior, escolas, empresas, ONGs e governo, e ampliando o ensino profissional Promover ações de planejamento familiar e de redução da mortalidade infantil Ampliar a efetividade da rede de saúde com melhoria na qualidade do atendimento Promover a saúde através de ações preventivas Investir na valorização e qualificação dos professores Sociedade Mapa Estratégico Diferenciais competitivos Eixos de crescimento Bases para o desenvolvimento
Fórum de Gestão Mobilização / Disseminação Fóruns Temáticos Execução de Projetos
Cronograma dos Fóruns Temáticos - 2007 “Oito reiniciados e os três restantes com previsão até o final de julho” Educação 08/maio Infra-estrutura 11/maio Desenvolvimento de Mercado 18/maio Inovação e Tecnologia 23/maio Ambiente Institucional e Regulatório 25/maio Desenvolvimento Regional 29/maio Saúde 05/ jun Cidadania e Responsabilidade Social 12/ jun Total: 11 Fóruns Temáticos Restantes: Gestão Pública, Disponibilidade de Recursos Financeiros e Meio Ambiente
Fóruns Temáticos subdividiram-se em Grupos de Trabalho (GTs)... 1-Educação Universalização da Educação Básica Qualificada; Oferta e Qualificação da Educação Profissional. 2-Infra-Estrutura BR 116 Norte e Aeroporto Salgado Filho; Porto de Rio Grande; Energia (Plano Estadual de Eficiência Energética, Geração Térmica a Carvão, Suprimento de Gás Natural, Energias Renováveis).
... para desenvolver os projetos previstos na 1ª onda. 3-Desenvolvimento de Mercado Cadeias Produtivas e Redes Empresariais; Inteligência Comercial Competitiva; Empreendedorismo e Capacitação. 4-Inovação e Tecnologia PGIT – Programa Gaúcho de Inovação e Tecnologia; Fortalecimento da Plataforma de Comunicação entre Agentes Públicos e Privados; Rede de Competências (demanda/oferta); Inclusão Digital (educação básica).
Projetos da 1ª onda devem estar estruturados entre Setembro e Novembro/2007. 5-Ambiente Institucional e Regulatório Desburocratização do Sistema de Registros; Conscientização/ Penalização Relativa a Pirataria e a Sonegação; Previsibilidade e Clareza das Leis e Decisões Judiciais; Ações Integradas de Segurança Pública. 6-Desenvolvimento Regional Governança Regional; Capacitação das Estruturas e de Pessoal.
Atualmente são mais de 20 projetos em elaboração e muitos em conjunto com o Governo do Estado. 7-Saúde Ações Integradas de Prevenção de Doenças. 8-Cidadania e Responsabilidade Social Mapa do Capital Social e Educação para a Cidadania.
Indicadores Gerais (Maio/Junho realizado e Julho previsto) 51 reuniões de Grupos de Trabalho 11 reuniões de Fóruns Temáticos 4 TÉCNICOS 186 horas de Reuniões Média de umareunião por dia 180 voluntários em 8 Fóruns Temáticos
Próximos passos em grandes tópicos: • Projetos em elaboração (detalhamento) com previsão de término entre setembro e novembro/07 com a participação do Governo do Estado através das Secretarias de Educação, Infra-Estrutura e Logística, Justiça e do Desenvolvimento Social, Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Ciência e Tecnologia, Saúde e Planejamento e Gestão; • Implementação do Plano de Disseminação (agosto/07 a março/08) com participação em eventos e palestras no interior do Estado; • Início da implementação dos projetos a partir de 2008 (acompanhamento, mobilização, formação de equipes, negociação)