1 / 36

APL Instrumento de desenvolvimento regional GTP-APL redeaplmineral

Seminário RESÍDUOS: tecnologias e sustentabilidade APLs de base mineral, resíduos e sustentabilidade Marcelo Soares Bezerra CETEM (em publicação). APL Instrumento de desenvolvimento regional GTP-APL redeaplmineral. RESÍDUOS.

aysel
Download Presentation

APL Instrumento de desenvolvimento regional GTP-APL redeaplmineral

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Seminário RESÍDUOS: tecnologias e sustentabilidadeAPLs de base mineral, resíduos e sustentabilidadeMarcelo Soares BezerraCETEM (em publicação)

  2. APLInstrumento de desenvolvimento regionalGTP-APLredeaplmineral

  3. RESÍDUOS A disponibilização do produto mineral, ainda que em pequena escala, envolve a geração de resíduos em maior ou menor volume, a depender do método de lavra adotado, do teor do mineral útil no minério e da profundidade do corpo mineral. Neste trabalho abordaremos o resíduo gerado nessas atividades, a saber: o material geológico não aproveitado no depósito mineral, ou seja, o estéril desmontado para acessar o minério, e o rejeito originado no processo de beneficiamento do minério; na transformação industrial, abordaremos os resíduos gerados no processo; assim não serão considerados outros tipos de resíduos operacionais, como efluentes de esgoto, carcaça de pneus e baterias, sucatas metálicas, etc. Os resíduos abordados são classificados nos tipos previstos pela Norma ABNT 10004 – Resíduos Sólidos: Classe I – Perigosos Classe II-A – Não perigosos – não inertes Classe II-B - Não perigosos – inertes.

  4. Metodologia Nesta pesquisa é tratada especificamente a dimensão ecológica no que se refere aos resíduos gerados pela atividade de APL de base mineral, entretanto, na abordagem sistêmica, inevitavelmente aflora a correlação com outras dimensões da dinâmica mineral Assim é que, foram pesquisadas conjuntamente, as indicações individualizadas das dimensões, social e econômica, como o número de estabelecimentos e empregos envolvidos, a cadeia produtiva. A dimensão tecnológica veio a reboque mostrando as inovações perseguidas para redução dos impactos com a melhoria dos processos industriais e com o aproveitamento de resíduos como co-produtos. A metodologia utilizada buscou informações nos arquivos: Rede APL Mineral MDIC 23 Núcleos Estaduais de APL Bibliografia e em contatos pessoais Indicadores levantados em operações similares. Enfatizada a qualificação do resíduo, em detrimento da quantificação, já que a informalidade das atividades inibe as estatísticas disponíveis no país, nem foi feito levantamento da situação in loco.

  5. Cerâmica vermelha

  6. FLUXOGRAMA CAL E CALCÁRIO

  7. FLUXOGRAMA PRODUÇÃO GESSO

  8. PEGMATITO (minerais industriais) – Dados Sócio econômicos Localização: Região do Seridó PB e RN Nº de estabelecimentos: 4 empresas âncoras (1 moageira de feldspato e quartzo, 1 beneficiadora de caulim, 1 cerâmica de revestimento, 1 transformação industrial de mica) que adquirem e processam grande parte da produção, 37 empresas de pequeno porte que atuam no beneficiamento e comercialização de minérios, 6 cooperativas e associações de pequenos produtores e mais 2 mil garimpeiros. Governança: governos estaduais e cooperativas. Modo de Ocorrência: o pegmatito é um tipo de depósito estruturado em zonas onde se distribuem minerais como feldspato, quartzo, caulim, mica, tantalita, entre outros. Cadeia de produção: produção estimada (2008) em 13 mil t/mês de feldspato, 10 mil t/mês de caulim e quantidade não disponível de tantalita, quartzo, mica e gemas, estruturada nas seguintes etapas:

  9. PEGMATITOS - Produção extração mineral a céu aberto ou subterrânea por métodos rudimentares (perfuração >>desmonte>>transporte para a superfície), com ou sem auxílio de explosivos. beneficiamento : - preliminar dos minerais industriais e gemas nas frentes de lavra por métodos manuais e catação. - Britagem, moagem e separação magnética do feldspato e quartzo em plantas industriais. - Britagem, moagem, concentração gravimétrica e bateia de tantalita, berilo. - Desagregação, decantação em meio úmido, deslamagem e secagem do caulim. - Desplacamento (abertura dos “livros” de mica), Passamento (formação de placas) e Qualificação (classificação do produto).

  10. PEGMATITO - Resíduos

  11. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

More Related