1 / 9

♣ NAO VIM DESTRUIR A LEI

♣ NAO VIM DESTRUIR A LEI. Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruí-Ias, mas para dar-lhes cumprimento. O Evangelho Segundo o Espiritismo - capítulo I. * ROTEIRO 1 • Que lei Jesus não veio destruir? 2 • A tradição mosaica teve de ser assim mesmo.

azizi
Download Presentation

♣ NAO VIM DESTRUIR A LEI

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ♣ NAO VIM DESTRUIR A LEI Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruí-Ias, mas para dar-lhes cumprimento.O Evangelho Segundo o Espiritismo - capítulo I * ROTEIRO 1 • Que lei Jesus não veio destruir? 2 • A tradição mosaica teve de ser assim mesmo. 3 • Qual foi a modificação que Jesus aplicou à lei civil ou à tradição mosaica? 4 • Mas o próprio Jesus, naquela época, não disse tudo.

  2. 1. QUE LEI JESUS NÃO VEIO DESTRUIR? - Não. E eram até aplicados com violência. Porque não eram cumpridos? Porque se dirigiam a um povo ainda semi-selvagem em relação à vida após a morte e às coisas propriamente divinas.

  3. Para que essa lei, por si só tão sublime e desvinculada de interesses materiais, desse a impressão de que estava sendo cumprida, criou-se outra lei, que não era, obviamente, Lei Divina. Era lei civil. Também chamada de tradição mosaica E, para isso, criaram-se vários ritos e hábitos puramente exteriores. A Lei de Deus exigia que se honrassempai e mãe, ou seja, se respeitassem os genitores e lhes prestasse amparo na velhice, na doença e na pobreza. Exemplo: Mas os fariseus inventaram um modo muito mais cômodo de honrar pai e mãe, um rito puramente externo.

  4. 2. A TRADIÇÃO MOSAICA TEVE DE SER ASSIM MESMO Pela condição,atrasadíssima e rebelde em que se encontrava o ser humano naquela época. Era só falar somente aos sentidos daquele povo, pois ainda não se conseguiria atingir-lhe o coração. Houve, portanto, duas leis. A Lei de Deus,que é eterna e imutável A lei civil, que erahumana e mutável Jesus não veio modificar a Lei Divina. Veio modificar a lei civil, atualizando-lhe os métodos para o cumprimento da Lei divina e adaptando-a a uma nova época, em que a humanidade já estava mais evoluída.

  5. 3. QUAL FOI A MODIFICAÇÃO QUE JESUS APLICOU À LEI CIVIL OU TRADIÇÃO? Não mais o castigo brutal para os que não cumprissem a Lei Divina, mas o perdão,o amor, a caridade, a chance de renovação. Jesus não condenou a pecadora, flagrada em adultério pelo povo, à morte, a pedradas, conforme previa a lei civil, porém perdoou-lhe e aconselhou-a a não pecar mais. O Mestre pretendeu terminar com todos os rituais e fingimentos extremamente externos com que os fariseus diziam honrar a Lei de Deus, mas só o faziam de fachada, sem nenhuma verdade interior. 1. Os fariseus:Eram os defensores de uma seita segundo a qual a fé só poderia derivar-se observação servil do texto das escrituras e da tradição mosaica. Praticavam apenas exterioridades vazias e ostentavam, falsamente, grandes virtudes.

  6. O Mestre pretendeu terminar com todos os rituais e fingimentos. "Não façais como os fariseus". Não sejam eles vosso exemplo, advertia enfaticamente Jesus ao povo. Jesus, que, acima de tudo, prezava a simplicidade e as qualidades bem profundas. “O espírito que vivifica muito acima da letra que mata”. Moisés levantou um pouco o véu. Jesus fez a Segunda Revelação, mostrando-nos que Deus é amor. Ele resumiu a apenas dois princípios: "Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo".Foi o que Ele nos trouxe de novo. E ratificou: "Aí está toda a Lei e os profetas".

  7. 4. MAS O PRÓPRIO JESUS, NAQUELA ÉPOCA, NÃO DISSE TUDO. O homem ainda não tinha condições de compreender muita coisa. Por isso mesmo, Ele falou em geral por parábolas e metáforas. Todavia prometeu-nos que, mais tarde, nos enviaria um Consolador Terceira Revelação Que recordaria tudo o que Ele dissera e ampliando o nosso conhecimento. Esse Consolador é o Espiritismo Dirigida por Jesus e elaborada por uma plêiade de Espíritos Superiores.

  8. O Espiritismo veio trazer-nos, como acréscimo, a fé raciocinada. • Lógica, sem parábolas e sem metáforas. • Coerente com o avanço da ciência sobre quase todas as coisas. Resume-se: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos”. É preciso chegar, de fato, a esse sublime objetivo. Jesus continuou a obra. E Ele próprio, comandando um conjunto de Espíritos Elevados, veio concluí-las através do Espiritismo Moisés abriu o caminho.

  9. Bibliografia:A vivência do Evangelho Segundo o EspiritismoEdison de OliveiraTaidê Gomes Schumacher • Imagens extraídas da Internet: http://www.flickr.com/photos/freestone/22237622/ Grupo Espírita Allan Kardecwww.luzdoespiritismo.com

More Related