1 / 59

Administração de Marketing unicebr.wordpress Marketing Online

Administração de Marketing http://unicebr.wordpress.com Marketing Online. 16/07. Professora Renata Aquino. Marketing online O Marketing Online é muito importante para as pequenas e médias empresas Deve ser uma estratégia integrada entre site, vendas e redes sociais.

belva
Download Presentation

Administração de Marketing unicebr.wordpress Marketing Online

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Administração de Marketinghttp://unicebr.wordpress.comMarketing Online 16/07 Professora Renata Aquino

  2. Marketing onlineO Marketing Online é muito importante para as pequenas e médias empresas Deve ser uma estratégia integrada entre site, vendas e redes sociais

  3. Estratégias de marketing online – Redes Sociais Responda as questões1 - Em quais redes sociais minha empresa estaria? Pense em, no mínimo, 2. Justifique cada uma. 2 – Dê um exemplo de conteúdo para cada uma das redes sociais. 3 – Dê um exemplo de conteúdo que você colocaria do mesmo modo em todas as redes. 4 – Crie e responda, indicando a rede social: a) Comentário de cliente satisfeito b) Reclamação de cliente c) Pedido de informação sobre produto d) Pedido de informação sobre preço/promoção

  4. A  evolução das Mídias e Redes Sociais acompanha a evolução das tecnologias de Comunicação Interativas.

  5. O poder do Boca a Boca se ampliou.

  6. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL TENDÊNCIAS E NOVAS FERRAMENTAS

  7. TWITTER Conceito: rede social, microblog (textos com até 140 caracteres). Mensagens enviadas na própria web, por SMS e softwares específicos para dispositivos portáteis.

  8. Atualizações exibidas no perfil do usuário em tempo real e enviadas a outros usuários que tenham “assinado” para recebê-las.

  9. 2008

  10. 2008 http://images.ig.com.br/infograficos/TwitterPT0508/index1.html

  11. Desde a sua criação, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Virou também oportunidade para muitas organizações, de olho no potencial de marketing digital para atingir consumidores até mesmo em mercados nos quais elas podem não atuar

  12. 25.06.2009 Por que nos rendemos ao Twitter A rede social não é apenas um modismo divertido. Ela poderá ajudar algumas empresas a dar visibilidade às suas marcas e a se relacionar de maneira mais direta com seus consumidores Se o Twitter continuar a crescer no ritmo que vem crescendo atualmente, ele pode se tornar uma ferramenta extremamente valiosa, já que poderá ajudar as empresas a dar visibilidade às suas marcase a se concentrar de forma mais direta em grupos específicos de consumidores. Talvez seja também uma ferramenta muito útil para executivos que necessitem de uma maneira original de interagir com seu pessoal, e vice-versa.

  13. 21/04/2009 Empresas usam Twitter como ferramenta de relações públicas e fonte de informações sobre clientes Para multinacionais como Starbucks , Dell e Amazon , o Twitter está se tornando uma ferramenta fundamental em suas relações públicas e uma excelente fonte de informação sobre as opiniões de seus clientes, cada vez mais engajados no serviço. Para o Twitter, sua popularidade entre as empresas poderia ser a solução para seu problema crônico de falta de receitas.

  14. 21/04/2009 Apesar do crescimento impressionante, o Twitter não gera receita e atualmente se financia através de investimentos de firmas de capital de risco. Evan Williams, Biz Stone e Jack Dorsey, seus fundadores, já assinalaram que pretendem criar serviços pagos para clientes corporativos que até agora não pagam nada para "twitar".

  15. 21/04/2009 Algumas das primeiras companhias a se dar conta do potencial da rede social foram, curiosamente, os meios de comunicação tradicionais que podem considerar o Twitter como concorrência. A aterrissagem de um avião da American Airways no rio Hudson, em fevereiro, chegou ao site antes das cadeias de televisão. Algumas delas, como a CNN, têm várias contas no Twitter e um bom números de seguidores.

  16. A Pizza Hut decidiu, inclusive transformar o Twitter em uma atividade profissional e criar o posto de "twiteiro" oficial da empresa. O funcionário trabalha na sede da cadeia e será o "comunicador em redes sociais”, com o trabalho de contar em 140 caracteres tudo o que acontece na Pizza Hut.

  17. 30.04.2009 Por que o Twitter merece atenção "O Twitter é uma janela para tendências imediatas, assim como para problemas que as empresas precisam acompanhar", diz Josh Bernoff, vice-presidente de inovação da Forrester Research.

  18. 30.04.2009 O Twitter já se tornou uma consulta obrigatória para empresas que querem avaliar a quantas anda sua reputação. As operadoras de telecomunicações NET e Claro, o Bradesco e a fabricante de cosméticos O Boticário contrataram uma empresa terceirizada, a e-Life, para monitorar a internet, inclusive nos microblogs.

  19. 30.04.2009 "Hoje, 30% das manifestações sobre a companhia na internet vêm do Twitter",diz Bruno Raposo, diretor de gestão de clientes da NET.

  20. Em termos de impopularidade, porém, deve ser difícil superar a Telefônica. Na primeira semana de abril, o serviço de banda larga da empresa, o Speedy, sofreu uma pane no estado de São Paulo. As reclamações de 140 toques (e muitos xingamentos) se espalharam pelo Twitter instantaneamente - e duas semanas depois os relatos de problema continuavam a aparecer nas buscas.

  21. 21/04/2009 Para a loja virtual Amazon, o Twitter se tornou uma dor de cabeça, quando “uma pequena revolução” contra a empresa se desencadeou na rede social. Um escritor norte-americano descobriu que dois livros de “conteúdo gay” haviam desaparecido dos rankings da Amazon e denunciou o fato numa mensagem em seu Twitter, com mais de 200 mil seguidores. O protesto se espalhou como pólvora e a Amazon corrigiu rapidamente o erro de catalogação que afetava 57 mil títulos e atribiui o fato a um problema técnico.

  22. 21/04/2009 O Twitter também permitiu a Dell descobrir que seus usuários não estavam satisfeitos com o teclado do Dell Mini 9. A tecla de apóstrofo e a de "enter" estavam muito próximas, lamentavam, e a empresa corrigiu o problema no Dell Mini 10.

  23. O Twitter foi um dos principais meios escolhidos pela cadeia de pizzarias Domino's para fazer frente ao pior escândalo da história da empresa.

  24. 21/04/2009 Dois empregados de uma loja na Carolina do Norte publicaram no YouTube vídeos em que apareciam colocando sujeiras em sanduíches. http://www.youtube.com/watch?v=hYomw1cLA2U

  25. A notícia e o link com os vídeos se propagaram através do Twitter e a direção da Domino's decidiu empregar a mesma arma para se defender. Abriu uma conta no site para o explicar o ocorrido e responder às perguntas dos internautas.

  26. 03/03/2009 Como não usar o Twitter Parecia uma campanha inteligente. Os marqueteiros da Skittles, uma bala azedinha, decidiram criar um novo tipo de ação viral: a página do produto na internet apontaria direto para o resultado de buscas no Twitter. Na página aparecia apenas um logo flutuando num canto da tela. Ao clicar nesse logo, o internauta era direcionado para o Twitter.

  27. A ideia era mostrar em tempo real o que se dizia na internet a respeito do produto. Toda mensagem que contivesse o nome da bala apareceria, portanto, na homepage da Skittles...

  28. 03/03/2009 Até que alguns internautas resolveram fazer comentários nada “simpáticos”, os “tuiteiros” começaram a falar bobagens e fazer piadas sobre o produto. Resultado: a empresa desistiu de deixar que sua página principal fosse entregue aos comentários dos usuários do Twitter.

  29. 28/052009 Twitter dá demissão “Tem horas que o Twitter não é uma ferramenta, mas uma arma. Tem que tirar a mão do teclado e o dedo do gatilho'' “O perigo é das empresas. Informações corporativas sensíveis podem vazar por descuido dos funcionários. Eu já vi, por exemplo, jornalistas que revelam as pautas que estão fazendo. Ingenuamente, alguém pode falar de um projeto de um banco, um problema na construtora, uma falha de planejamento na empresa de bens de consumo...” (James Hunter, professor da Brazilian Business School )

  30. “Em outros casos, podem ser criadas contas genéricas que contem bastidores de processos delicados, como de fusão de duas empresas”. (James Hunter, professor da Brazilian Business School )

  31. http://www.revolutionmagazine.com/news/904325/100-mentioned-brands-Twitter/http://www.revolutionmagazine.com/news/904325/100-mentioned-brands-Twitter/

  32. YouTube YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal (um famoso site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos). www.apostilaz.com.br/buscar/video/

  33. 28/07/2009 Cantor canadense prepara segundo vídeo online contra United Airlines O cantor canadense Dave Carroll, que ficou famoso por contar o drama de seu estimado violão Taylor quebrado enquanto viajava pela United Airlines, prepara novamente a artilharia virtual contra a companhia. http://www.youtube.com/watch?v=t53LYUamBZI&feature=PlayList&p=A75DC2B75260BE5F&playnext=1&playnext_from=PL&index=37

  34. 28/07/2009 O primeiro clipe, com a música "United Breaks Guitars" foi colocado no YouTube em 6 de julho e até agora já foi assistido quase quatro milhões de vezes. Ela conta a ordem cronológica dos acontecimentos infelizes de Carroll com a United sobre seu violão Taylor com 10 anos de idade e avaliado em 3 500 dólares, quebrado durante o transporte de bagagem numa viagem com sua banda entre a cidade canadense de Halifax e Nebraska, nos Estados Unidos (em Nebraska, a banda faria um show, e a “sorte” de Carroll foi ter levado um violão reserva).

  35. 28/07/2009 A letra da nova música já está pronta e vai contar a experiência trágica com o serviço de atendimento da United. A música é engraçada como a primeira e vai falar bastante sobre a Sra. Irlweg, líder do serviço de relacionamento com clientes.

  36. 28/07/2009 A segunda música vem para cumprir uma "promessa" que Carroll fez em seu último contato com companhia área em novembro do ano passado. Depois de muito tentar um reembolso pelo violão quebrado e aturar o impasse entre a United e a Air Canada - empresa que representa a companhia na cidade de Halifax - o cantor escreveu em um e-mail que faria uma trilogia de músicas e colocaria na internet."Ninguém sequer me respondeu depois daquele último e-mail", disse.

  37. 28/07/2009 No entanto, um dia depois de o vídeo chegar ao YouTube, a United já começou a procurar Carroll. "Eu estava viajando, e só falei com eles uns quatro dias depois. Ofereceram 1 200 dólares em dinheiro e mais 1 200 dólares em bônus para voar. Eu respondi que não queria, que dessem para outra pessoa". Segundo Carroll, a United comentou sobre o vídeo, que achou engraçado. E só. 

  38. “O que faz as pessoas comprarem mais com a Internet”

  39. Conteúdo - usabilidade • Visualização mais clara e didática do conteúdo do seu site • Diminuição do custo de atendimento telefônico e por e-mail • Opiniões pessoais são trocadas por idéias criativas para resolver problemas concretos • Seu site precisa prestar um bom serviço e ser de fácil uso para ter sucesso

  40. Conteúdo - compartilhamento

  41. Mostre o que os outros estão fazendo • As pessoas olham o que os outros estão fazendo e muitas vezes, fazem o mesmo, principalmente se estiverem inseguras sobre alguma coisa. • Este fenômeno psicológico é chamado de prova social. As pessoas se sentem mais seguras e muitas vezes tomam decisões com base naquilo que outras pessoas estão fazendo - presumindo que eles tem mais conhecimento ou estão melhor informados. • Você pode ajudar a prova social: • Produtos mais populares • Pessoas que compraram este produto também compraram... • Produtos mais vendidos • Testemunhais • Além disso, as pessoas vão fazer o que as pessoas que elas gostam, fazem.

  42. Comentários de outros usuários • Comentários gerados pelos usuários tem uma influência enorme sobre as decisões de compras das pessoas. • As pessoas querem opiniões de outras pessoas e se não encontrá-las em seu site, irão procurar outro lugar. • Não esconda críticas - as pessoas sentem de longe o cheiro de depoimentos editados • Se tiver muitas críticas ruins de algum produto, livre-se do produto, não dos comentários

  43. Comentários

  44. Mostre escassez de produtos • A escassez gera demanda e incentiva as pessoas a comprarem mais cedo • Você pode denotar escassez, exibindo: • Promoção válida por uma semana • Apenas dois itens em estoque • As vendas encerram hoje • Sem estoque - Adicionar à lista de desejos • Esta oferta termina em 2 dias 4 hs 3 mins 17 segs (contagem regressiva)

More Related