1 / 8

Composição de Modais

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Transportes Intermodais, Multimodais e Internacionais Aula 11 Professores: Alcione Dolavale, Helio Valim e Patrick Nunes. Composição de Modais.

Download Presentation

Composição de Modais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INTRODUÇÃO À LOGÍSTICATransportes Intermodais, Multimodais e InternacionaisAula 11 Professores: Alcione Dolavale, Helio Valim e Patrick Nunes

  2. Composição de Modais • Os tipos de modais usados no transporte de cargas, apresentam custos e características operacionais diferenciadas, tornando-os mais adequados para certos tipos de operações e produtos. • Todas as modalidades possuem vantagens e desvantagens dependendo do tipo de carga a ser transportada. • A melhor opção, analisando os custos, características de serviços, rotas, capacidade dos equipamentos, versatilidade, segurança e rapidez, muitas vezes envolve a composição desses modais.

  3. Composição de Modais Qual a diferença entre transporte Intermodal e Multimodal? Intermodalidade: Caracteriza-se pela emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores. Multimodalidade: Existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino. Este documento é emitido pelo OTM, que também toma para si a responsabilidade total pela carga sob sua custodia (Lei 9.611/98 e Resolução ANTT 794/04).

  4. Composição de Modais Transporte Multimodal de Cargas: É regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, da origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade de um Operador de Transporte Multimodal - OTM.  Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas: Evidencia o contrato de transporte multimodal e rege toda a operação de transporte, desde o recebimento da carga até sua entrega no destino, podendo ser negociável ou não, a critério do expedidor. 

  5. Composição de Modais Vantagens do Transporte Multimodalidade • Contratos de compra e venda mais adequados; • Melhor utilização da capacidade disponível da matriz de transporte; • Utilização de combinações de modais mais eficientes energeticamente; • Melhor utilização das tecnologias de informação; • Ganhos de escala e negociações do transporte; • Melhor utilização da infra-estrutura para as atividades de apoio, tais como armazenagem e manuseio; • Redução dos custos indiretos.

  6. Transporte Combinado ou Bi-modal O transporte Bi-modal pode ser entendido como a não ocorrência de “quebra da carga” quando o transporte da mercadoria se faz, no mínimo, por dois modais distintos (transporte combinado), desde o momento da carga até à descarga.

  7. Transporte Combinado ou Bi-modal É o transporte de um veículo de transporte por outro. Por exemplo: uma carreta transportada por um vagão ferroviário. Esse tipo de transporte combina as vantagens oferecidas pelas ferrovias com a facilidade de distribuição dos veículos rodoviários. No modal rodoviário, tem-se acesso a variados pontos de carga e descarga, enquanto no modal ferroviário podem ser formados comboios, obtendo-se economia e segurança em longas distâncias.

  8. Transporte Combinado ou Bi-modal Trailer on flatcar (TOFC) Carreta (semi-reboque) transportada sobre vagão plataforma Modelo de plataforma de embarque

More Related