410 likes | 651 Views
Feliz Sábado. ESCOLA BÍBLICA. Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mt 4:4. SEJAM BEM VINDOS!. ESCOLA BÍBLICA. MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA. Transformar as pessoas em discípulas de Cristo, através do ensino e da prática da palavra de Deus.
E N D
ESCOLA BÍBLICA Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mt 4:4 SEJAM BEM VINDOS!
ESCOLA BÍBLICA MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA Transformar as pessoas em discípulas de Cristo, através do ensino e da prática da palavra de Deus. SEJAM BEM VINDOS!
NOVA SÉRIE DE ESTUDOS Nem todo crente em Jesus precisa ser um especialista na Bíblia; contudo, todo crente deve, no mínimo, saber no que acredita e por que acredita. Deve, também, ser capaz de compartilhar a sua fé com os outros, bem como saber defendê-la de ataques e mentiras dos contradizentes. Esta nova série de lições bíblicas vai lhe ajudar muito. Va- mos, a cada estudo, apresentar um ponto doutrinário em que nós cremos e que nos faz diferentes da mai- oria dos evangélicos. Aos sábados 09 horas
5 DE OUTUBRO DE 2013 LIÇÃO 01 A suficiência da Bíblia
OBJETIVO Mostrar ao estudante que cremos na suficiência da Bíblia Sagrada e apresentar-lhe os desafios práticos Que este ensino nos propõe. 5 DE OUTUBRO DE 2013
TEXTO BÁSICO Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (2 Tm 3:16-17) 5 DE OUTUBRO DE 2013
I – A DOUTRINA ENTENDIDA
PARA REFLETIR... 1 Com base na introdução, comente sobre a importância de afirmarmos que “nossa doutrina” é bíblica e não invenção denominacional.
2 PARA REFLETIR... Com base nos parágrafos anteriores, comente a doutrina da suficiência das Escrituras e da inspiração plenária, defendida por nós, promessistas.
PARA REFLETIR... 3 Por que há autoridade nas Escrituras e por que elas são acessíveis? Leia Dt 18:18-20; 2 Pd 1:21, 3:16-18 e o item 1.
PARA REFLETIR... 4 Explique à classe o pensamento “modernista ou liberal” sobre a Escritura. Podemos abraçar esse conceito? E o dos pensadores da linha “neo-ortodoxa”?
PARA REFLETIR... 5 O que dizer sobre aqueles que colocam manuais ou pessoas no mesmo nível de autoridade da Bíblia?
PARA REFLETIR... 6 Fale sobre o perigo das interpretações bíblicas baseadas em experiências de pessoas e instituições. Se puder, dê exemplos práticos.
II – A DOUTRINA APLICADA
A Bíblia é suficiente: • Valorize todo o • seu conteúdo!
PARA REFLETIR... 7 O que fazer para evitar a valorização de partes isoladas da Bíblia?
II- A DOUTRINA APLICADA 1. Não podemos concordar com aqueles que creem que a Bíblia contém a palavra de Deus. 2. Ler a Bíblia como mais um livro comum e interpretá-la partindo desse pressuposto é desconsiderar a realidade transcendente por trás dos textos bíblicos.
II- A DOUTRINA APLICADA 3. Ela testemunha de um Deus que é poderoso, que não pode ser colocado num tubo de ensaio e levado para o laboratório. 4. Por isso, ficar só com as partes da Bíblia que podem ser provadas cientificamente é abrir mão da fé verdadeira. Creia em todo o conteúdo bíblico.
2. A Bíblia é suficiente: Coloque-a acima das experiências!
PARA REFLETIR... 8 Dê exemplos práticos de como evitamos que nossas experiências sejam postas em igualdade com as Escrituras.
II- A DOUTRINA APLICADA Se acreditamos que a Escritura é divinamente inspirada, todas as nossas experiências precisam passar pelo “pente-fino” da palavra:
II- A DOUTRINA APLICADA 1. Chega de colocarmos os nossos “sonhos” e “visões” acima da autoridade da palavra!
II- A DOUTRINA APLICADA 2. Chega de colocarmos profecias “A” ou “B” acima da autoridade da palavra!
II- A DOUTRINA APLICADA 3. Chega de formular doutrinas com base no que sentimos ou deixamos de sentir!
II- A DOUTRINA APLICADA 4. Chega de dizer que determinado comportamento está certo ou errado com base no que disse a pessoa “X” ou “Y”.
II- A DOUTRINA APLICADA 5. A nossa fonte de autoridade, no que diz respeito à fé e à conduta, continua sendo a Bíblia.
Vem aí um novo desafio!
MEU DESAFIO
Nunca foi tão importante crer na suficiência da Bíblia. Diante de tantas heresias e modismos que se espalham como “câncer”, no meio de igrejas, faculdades de teologia, internet e programas de TV evangélicos, precisamos pedir que o Espírito Santo nos guie em toda a verdade (Jo 16:13). A Bíblia deve ser levada a sério, para não nos desviarmos dela. Durante esta semana, leia a Bíblia; ore antes; medite em seu conteúdo; tire lições para a sua vida prática e compartilhe com alguém o que você leu. Seja submisso a seu conteúdo. Olhe a vida na ótica da Bíblia e não dos seus pensamentos ou “achismos”. Assim, que todos nós cresçamos na graça de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pd 3:18).
PRÓXIMA LIÇÃO: Faça o estudo diário!
NOVA SÉRIE DE ESTUDOS Nem todo crente em Jesus precisa ser um especialista na Bíblia; contudo, todo crente deve, no mínimo, saber no que acredita e por que acredita. Deve, também, ser capaz de compartilhar a sua fé com os outros, bem como saber defendê-la de ataques e mentiras dos contradizentes. Esta nova série de lições bíblicas vai lhe ajudar muito. Va- mos, a cada estudo, apresentar um ponto doutrinário em que nós cremos e que nos faz diferentes da mai- oria dos evangélicos. Aos sábados 09 horas