E N D
Da casa de Juquita fomos até a casa do Rei e da Rainha que repassaram a coroa no último ano, que fica na Rua Argina Silvino. Estes dois são genro e filha da irmã de Seu Zeca e de Seu Dola. Aqui uma novidade para mim: mesmo depois de já ter recebido e repassado a coroa, o Reinado Festeiro ainda tem compromissos de oferecer comida durante a Festa. Estes ofereceram um farto lanche para todos os que acompanhavam o evento, foram servidos salgados (coxinhas, quibes, etc), refrigerante, suco, vinho e doces (brigadeiro, suspiro, etc.). A banda e os familiares de seus componentes ficavam num lugar distinto dos demais que acompanhavam a Festa.
Ao deixar a casa o grupo se dispôs para cantar uma música em agradecimento pela comida recebida. A música dizia: “Deus lhe pague seu café e também sua merenda. Os perigos que houver Nossa Senhora lhe defenda”, e na retirada da bandeira: “Minha bandeira vai sair de vagarim, vou pedir Nossa Senhora pra tomar conta de mim.” Deste local fomos até a casa de Seu Zeca, neste percurso se cantou: “O exemplo do cativeiro, quando o senhor me batia. Eu gritava por Nossa Senhora, meu Deus, quanto a pancada doía”. Cantou-se também: “A beija-flor toma conta do jardim, vou pedir Nossa Senhora pra tomar conta de mim.”
Ao chegar a casa de Seu Zeca a banda começou a anunciar o fim do evento do sábado a noite. Cantaram: “Oh entende, oh entendê, Nossa Senhora da Conceição. Acabou a nossa festa, acabou a procissão.” Cantou-se também: “A banda vai, vai recolher; com muita alegria olê, lê; com muito prazer.” Esta etapa da Festa terminou as duas horas, já que naquele dia começou o horário de verão. Dormi na casa da nora e do filho de Seu Zeca. Na casa dormiu também uma estudante da Unicamp presente na Festa. Os donos da casa nos levaram até este local, arrumaram nossas camas e disseram que poderíamos ficar a vontade e que os desculpassem, pois eles nos deixariam lá para esperar acordados num pagode o início da alvorada marcada para as quatro horas.
A alvorada iniciou-se pontualmente as quatro horas em frente a casa de Seu Zeca. De lá caminhamos até o cruzeiro localizado próximo a Igreja. Aí chegando, foram entoadas músicas que se referiam a este lugar. Ainda no cruzeiro foram rezados um Pai Nosso e várias Ave Marias em intenção dos congadeiros já falecidos, dos governantes do Brasil, de outras paróquias e arquidioceses próximas e das pessoas que acompanhavam a Festa.