280 likes | 654 Views
João Batista Scalabrini. HOMEM DE VISÃO AMPLA. Referindo-se a João Batista Scalabrini
E N D
João Batista Scalabrini HOMEM DE VISÃO AMPLA
Referindo-se a João Batista Scalabrini • "Profundamente atraído por Deus e de modo extraordinário devoto da Eucaristia, soube transformar a contemplação de Deus e do seu mistério numa intensa ação apostólica e missionária, tornando-se tudo em todos para anunciar o Evangelho". (João Paulo II)
Palavras de João Batista Scalabrini, sobre: CATEQUESE , EDUCAÇÃO e FAMÍLIA!
Catequese,Educação Família. São fundamentais estas três palavras Elementos fundamentais para uma qualidade de vida humana.
CATEQUESE A catequese é precisamente a base onde se deve fomentar toda pregação e toda ação pastoral. João Batista Scalabrini
Salvamos a sociedade mediante uma boa catequese! Mais do que de bons catecismos, precisamos de bons catequistas”.
“Aflinge-me o coração ver tantos jovens estudantes que se perdem, enquanto muito facilmente nós poderíamos salva-los”. “Sejam para eles, ó irmãos, cuidadosos, solícitos e afetuosos”.
"Se amamos as crianças devemos continuar o amor, com os jovens”. Embora jovem, quando bem instruído na catequese experimenta em si mesmo Deus e atira-se a ele com ardor, ama-o, adora-o através das luzes que adornam esse universo." Ou seja, as sementes que foram plantadas precisam ser cultivadas na juventude.
João Batista Scalabrini • Acreditava que uma mudança só iria acontecer se todos se tornassem mais íntimos de Cristo. • Apoiou a Comissão Diocesana de Catequese, instigando-a que buscassem a renovação espiritual do povo, e desse grande importância a catequese, seja por parte dos jovens como dos adultos.
Papel da Família na Educação Lembrava sempre o papel imprescindível da família na educação cristã: “Vós, pois, sois os primeiros e os mestres do catecismo; com o vinculo conjugal assumistes a obrigação muito importante: sois pais na carne, para serdes pais no espírito.
Conservava esses princípios em todos os seus escritos sobre catequese: “Todos precisam educar-se e todos devem educar; é preciso educar e não apenas instruir a criança, a catequese só alcança seus objetivos se consegue renovar o homem e as estruturas sociais”.
Scalabrini destacava a importância do ato de educar: “Chamava a educar ao aperfeiçoamento harmônico das capacidades do homem. E a educação abrange o corpo e o espírito, o coração, os afetos, a imaginação, a vontade com a inteligência”. Portanto, via na educação uma das ações eficientes que constrói homens de bem, cuja prática principal é que ela deve ser “atenta e amorosa”.
Educação scalabriniana • No contexto da educação scalabriniana, o ser humano é visto como um ser que se exprime, comunica, que atua na comunidade e é capaz de transcender-se. • A escola é o lugar propício para o desenvolvimento da capacidade de acolher o outro; o lugar onde o educando está para entender o mundo diferente que cada pessoa traz e que é, respeitando e valorizando, crescendo e se desenvolvendo.
Acolher a todos, indistintamente. Colegas, amigos, familiares, estrangeiros, imigrantes, refugiados... e etnias todas. Até formar um só rebanho e um só Pastor. Mundo da mobilidade humana
A família • Para o Bem Aventurado João Batista Scalabrini depois da religião não existe na terra coisa mais bela que a família. • Ela foi chamada de segunda “alma da humanidade”. Nada mais verdadeiro, pois é no seio da família que o homem forma as idéias, os afetos, os desejos e os costumes. • A família é o primeiro ninho da alma, a primeira escola para a inteligência, o primeiro abrigo para a fé, o primeiro refúgio para o amor, o primeiro templo de Deus, o santuário das tradições mais caras, o alegre teatro de nossa infância, o primeiro e último suspiro do coração. Nesse sentido a educação cristã é o maior bem que os pais poderão deixar aos seus filhos. “Dais aos vossos filhos uma boa educação e os valores eles saberão procurar com honestidade e com trabalho”.
Mobilidade Humana Nesta sociedade em mobilidade, João Batista Scalabrini, o Apóstolo dos Migrantes incentiva os educadores a amar “a causa da educação”. Como educadores, empenhemos nossa capacidade de educar, ajudando a humanizar o ser humano para que o mundo se humanize.
Oferecer ao educando... • Oportunidades de conhecimentos e encontros que eduquem para a aceitação e a convivência com o humano e suas diferenças, porque educar é, sobretudo, promover mudanças a partir de dentro, de um coração que se abra em relações de respeito, de justiça e de fraternidade.
“O maior valor de um homem, na sociedade é o caráter, fruto de convicções profundas . O caráter produz a firmeza e a coragem em evidenciar a própria opinião, de fronte erguida e diante de quem quer que seja, quando necessário”.
Catequizai sempre. • A catequese é o apostolado mais eficaz porque visa formar Jesus Cristo nas pessoas. • “Catequizai em toda parte, sempre”. • “Eduquemos, eduquemos!” • “Os grandes mestres usam particularmente o zelo”
A pedagogia catequética • É a arte mais difícil; deve ser estudada, experimentada e aperfeiçoada, segundo a metodologia mais apta ao catequizando, que deve empenhar-se com a inteligência, vontade, coração e sentidos.
“Dediquemos- nos ao ensino sistemático da Catequese, dando cumprimento ao mandato missionário de Jesus Cristo: Ide e ensinai (Mt28, 20) e, ao ideal de Scalabrini, de fazer da Catequese o alicerce de toda ação apostólica”. Leigo scalabriniano na África
Presenças no CEMCREI Material disponível no site do CEMCREI.www.cemcrei.org.brRua Castro Alves, 34490430 130 Bairro Rio BrancoPorto Alegre-RScemcrei@cpovo.net Alvanir Rhoden Ir. Teresinha Zambiasi,mscs Rose M. Mendes da Cunha,lms e Rejane Guimarães, lms