110 likes | 247 Views
O PROVEDOR. Nem todos reconhecem e agradecem as inúmeras provisões de Deus em sua vida. Muitos se afligem supondo que não terão o suficiente para suas. Todavia, Deus provê para nossas necessidades e, ao mesmo tempo, cumpre seus propósitos mais abrangentes. Como o salmista, podemos dizer:.
E N D
Nem todos reconhecem e agradecem as inúmeras provisões de Deus em sua vida. Muitos se afligem supondo que não terão o suficiente para suas. Todavia, Deus provê para nossas necessidades e, ao mesmo tempo, cumpre seus propósitos mais abrangentes Como o salmista, podemos dizer: “Senhor meu Deus! Quantas maravilhas tens feito! Não se pode relatar os planos que preparaste para nós! Eu queria proclamá-los e anunciá-los, mas são por demais numerosos! (Salmo 40.5) Vamos recordar uma série de exemplos bíblicos.
Gênesis 12.1-3 Quando Deus planejou uma grande nação, monoteísta, para o adorar e servir com exclusividade e ser uma bênção para todas as nações, ele escolheu Abraão e lhe disse: “Farei de você um grande povo e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome e você será uma bênção... Por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”. (Gênesis 12.1-3)
Gn 22.1-14 Estando Abraão com 100 anos, e Sara, sua mulher, com 90, e estéril, Deus lhes promete um filho. Cerca de um ano mais tarde, nasceu Isaque... Quando Isaque chegou à adolescência, Deus submeteu Abraão a uma dura prova de fé. Pediu-lhe que sacrificasse o filho. Abraão obedeceu... Quando o filho lhe perguntou pelo cordeiro a ser sacrificado, Abraão respondeu com estas famosas palavras: “Deus proverá...” (Jeová Jiré) E proveu... Ver Hebreus 11.17-19
Gn 45.5 Deus planejou que a descendência de Abraão habitaria em terra estrangeira por um longo período (Gn 15.13). No devido tempo, Deus os levou para o Egito, e proveu sustento para todos. Como? Os irmãos de José, invejosos, o venderam como escravo a uma caravana, que o levou para o Egito. Anos mais tarde, José tornou-se Governador do Egito e trouxe toda a descendência de Abraão para aquela terra, onde, na época, havia fartura de alimento. Deus usa até os erros e pecados dos homens... Veja o que José disse aos seus irmãos, quando estes chegaram ao Egito: “... para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós”
Êxodo 3 Quando planejou a saída de Israel do Egito, ao fim dos 400 anos de escravidão, como havia dito a Abraão, Deus proveu a liderança necessária. Chamou e enviou Moisés... “Vem, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito” Humanamente falando, era algo impossível... Foram necessárias muitas e poderosas intervenções divinas: as dez pragas do Egito, a passagem pelo Mar Vermelho... Mas Deus o fez!
Êx 12.35-36; Êx 25. Deus proveu previamente os recursos para a construção do Tabernáculo, no deserto... “O Senhor fez que o povo (Israel) encontrasse favor da parte dos egípcios de maneira que lhes davam o que pediam...”
Jo 3.16; Gálatas 4.4 Na plenitude dos tempos, Deus enviou o prometido Messias, seu próprio Filho, para “buscar e salvar o perdido”, para fazer expiação por nossos pecados, para nos salvar! A justiça divina exigia a punição do pecado; o amor divino queria perdoar e salvar! “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras” (I Co 13.3)
Jo 14.16-17,26; 16.13 Quando Jesus, o Filho, subiu aos céus, Deus, o Pai, enviou o Espírito Santo para consolar, guiar e ensinar os crentes. Jesus prometeu aos seus discípulos: “Eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade... Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” “... Ele vos guiará a toda a verdade.” Ver At 1.4-9; 2.1-4
I Co 10.13 Quando somos tentados, Deus provê a ajuda ou escape de que necessitamos... “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” Ver Hebreus 4.14-16 Então, é perfeitamente justo que Deus exija que sejamos santos... I Pe 1.13-16
Deus é Fiel! Deus é Provedor! Ele provê tanto as coisas pequeninas como as grandiosas; ele supre nossas necessidades e, ao mesmo tempo, cumpre seus propósitos na história e para a nossa vida “Toda boa dádiva e todo bom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” Tiago 1.17 Isto deve fazer-nos mais agradecidos, confiantes, tranquilos... e santos! Assista ao vídeo de Azaph Borba, Deus é Fiel, anexado junto a esta mensagem.