1 / 11

A Palavra se fez Ser humano

A Palavra se fez Ser humano. No Natal, contemplamos com alegria o grande amor de Deus por nós. Cristo, a Palavra de Deus, se fez Ser humano e veio morar entre nós. A 1ª Leitura

breena
Download Presentation

A Palavra se fez Ser humano

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Palavra se fez Ser humano

  2. No Natal, contemplamos com alegria o grande amor de Deus por nós. Cristo, a Palavra de Deus, se fez Ser humano e veio morar entre nós. A 1ª Leitura fala da alegria despertada em Jerusalém pela volta dos exilados(Is 52,7-10) É imagem da alegria de todos os homens que hoje celebram o começo de um mundo novo e contemplam os sinais do seu crescimento.

  3. O Povo vivia uma situação dramática de sua história: O povo escravo na Babilônia, com Jerusalém e o templo destruídos, vivia com saudades da pátria distante. O Profeta imagina estar no monte de Jerusalém e contempla o povo inteiro a cantar e a gritar de alegria. Vê sentinelas correndo para anunciar uma grande notícia: Um grupo numeroso de exilados se aproxima, voltando da Babilônia. Começará um novo tempo, um reino no qual o Senhor guiará pessoalmente o seu povo.

  4. A Libertação da Babilônia era uma figura de uma outra libertação plena, que Deus teria realizado no futuro. * Essa libertação é ainda imperfeita, mas continuamos acreditando e esperando. E nós somos as Sentinelas que o anunciam... A2ª Leituranos lembra como Deus se revelou de forma progressiva aos Homens. (Hb 1,1-6)

  5. Deus usou muitas maneiras para revelar aos homens que os amava. - Falou através da Criação... - Através dos Profetas... - Na plenitude dos tempos, através do próprio Filho: a sua imagem perfeita, a sua Palavra: "o Verbo". Jesus é a revelação mais sublime e eloqüente da pessoa do Pai. O Evangelho de hoje nos revela o porquê. OEvangelhosublinha que a Encarnação do "Verbo" foi a maior das revelações de Deus.(Jo 1,1-18)

  6. O Texto é um Hino ao "Verbo", que se fez homem em Jesus e que já existia antes que o mundo fosse criado. A palavra serve para comunicar alguma coisa aos outros. Aquilo que nós temos na mente e no coração chega à mente e ao coração dos outros mediante a palavra. João nos revela que o Filho de Deus é a Palavra do Pai. O Pai, para nos dizer que nos ama, nos envia a sua Palavra.

  7. Há 2.000 anos a Palavra de Deus se fez carne, tornou-se pessoa como nós, falou a nossa linguagem, pôde dizer-nos quem é o Pai, o que somos nós para Ele e qual é o seu projeto. Para conhecer o Pai basta contemplar Cristo, observar o que ele faz, o que diz, o que ensina, como ama, a quem prefere, com quem anda, com quem toma o alimento, a quem escolhe, a quem recrimina, a quem defende... porque é assim que o Pai procede.

  8. Deus pode ser encontrado, ouvido, tocado com as mãos na pessoa de Jesus. Ele torna visível o Pai. A Encarnação do Filho de Deus nos ensina que o Pai nos ama. Ele permanece conosco. O Evangelho nos diz que "o Verbo se fez carne e veio habitar entre nós". * Se o Pai ama tanto os homens, por que eles não se amam? Por que se matam? Por que se odeiam? Será que entenderam alguma coisa daquilo que o Pai queria ensinar aos homens, quando enviou seu Filho?

  9. O "Verbo" veio como luz no meio das trevas. Entre os homens imersos no pecado surgiu de repente um homem novo e com ele começou uma nova criação. Essa luz não foi recebida de forma pacífica no mundo. O Evangelho fala da luta entre a luz vinda do céu e as trevas que continuam envolvendo o mundo. Trata-se das forças do mal que se chamam pecado, egoísmo, exploração, opressão...

  10. A luz luta contra essas trevas sem conseguir aniquilá-las; mas as trevas também não conseguem apagá-la. Esta luta continuará até a plena vitória da luz, vitória que já está garantida pela Páscoa de Cristo. NATAL é a celebração de um NASCIMENTO: Algo de novo deve nascer também dentro de nós... É o Natal repleto de felicidade que desejo a todos vocês... Pe. Antônio G. Dalla Costa CS -25.12.2012

  11. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: hoje é dia da gente se encontrar Acácio Santana CD: Natal de Jesus Paulinas COMEP acesse este endereço: http://www.buscandonovasaguas.com

More Related