330 likes | 501 Views
CREATION WILLI GELLER INTERNACIONAL – SIMPLESMENTE BRILHANTE. CERÂMICA PRENSADA CREATION DE BAIXA FUSÃO SOBRE METAL. CP L&M. INTRODUÇÃO.
E N D
CREATION WILLI GELLER INTERNACIONAL – SIMPLESMENTE BRILHANTE CERÂMICA PRENSADA CREATION DE BAIXA FUSÃO SOBRE METAL CP L&M
INTRODUÇÃO Creation CP L&M é uma cerâmica injetável moldável para confecção de inlays, onlays, laminados e coroas puras, utilizando caracterização, bem como a técnica de estratificação. Uma indicação adicional é a técnica de prensagemsobre o metal. Esta técnica abre uma nova dimensão tanto economicamente quanto esteticamente. Suas propriedades físicas, estéticas e de cor são impressionantes. Técnica de caracterização de Inlays, onlays e coroas unitárias podem ser construídos com eficiência e estética utilizando esta técnica. Elementos são encerados até sua forma final sobre modelos convencionalmente selecionados e após injetados, utilizando uma pastilha de translucidez. Após a injeção, os moldes são preparados e condicionados para receberem Creation CC.LF. Make up instant, pois estes corantes fluorescentes são adicionados para os toques de acabamentos finais. Técnica de estratificação: Esta técnica é utilizada para restaurações que requerem alta qualidade estética. Elementos encerados com anatomia completa podem ser injetados nos moldelos e então reduzidos e injetados, utilizando as pastilhas apropriadas. Creation LF e Creation CC.LF. Make up instant são utilizadas para as superfícies (os corantes podem ser utilizados na superfície ou misturados internamente nas massas). A criatividade dos técnicos de prótese dental é ilimitada, utilizando esta combinação de materiais.
AGENTE DE UNIÃO AO METAL (CREA) Inlays: As paredes internas não devem ser preparadas paralelas mas inclinadas aproximadamente 15° em direção à superfície oclusal. Preparos oclusais devem apresentar uma profundidade mínima de 2mm. Preparo em forma de caixa devem apresentar ângulos arredondados internamente e margens sem contato com o antagonista na junçaõ do dente ao inlay e sem margem em forma de bisel. Coroas: Reduza a borda incisal por 2 mm e as superfícies vestibular e palatina de 1-15 mm. Prepare um chanfrado bem formado ou um ombro de 90°, não deve haver nenhuma margem ponteaguda e um espaço mínimo de 1 mm na face palatina. Laminados: Prepare as superfícies vestibulares um mínimo de 0,5 mm no chanfrado gengival e 1 mm na borda incisal. Todas margens dos preparos devem ser de chanfrados profundos.
TÉCNICAS DE ENCERAMENTO Método A – A restauração é encerada com anatomia completa e então reduzida após a injeção, utilizando instrumentos de corte apropriados. O padrão em cera pode ser utilizado como em enceramento diagnóstico. Método B - A restauração é encerada sob forma reduzida e após injetada. Importante Espessura mínima de 0.8 mm 2/3 da forma anatômica devem ser confeccionadas de material prensado.
TÉCNICA DE ENCERAMENTO – TÉCNICA DE CROMATIZAÇÃO A restauração é totalmente encerada. O padrão não apresenta nenhuma alteração dimensional durante o processo de injeção.
COLORAÇÃO DOS CANAIS DE ALIMENTAÇÃO O Fio de cera com 3 a 3,5 mm de diâmetro, com comprimento de 5 a 6 mm, não deve ser reduzido (afinado no contrato com o padrão em cera). Coloque o padrão em cera num ângulo de 35° a 45° no bordo da base formadora de cadinho e formador do canal do êmbolo injetor. No caso de ter mais de 1 padrão de cera coloque os numa distância mínima de 3mm. Observação: Máximo de 0,6 gr de cera em peso p/ 1 pastilha de 2 gr. Máximo de 1,4 gr de cera em peso p/ 2 pastilhas de 2 gr. Máximo de 2,8 gr de cera em peso p/ 2 pastilhas de 5 gr.
INCLUSÃO Coloque o anel de silicone sobre o conformador do cadinho e o formador do canal de injeção. Preencha somente até embaixo da margem do anel de silicone com material especial de revestimento para cerâmicas injetadas. Posicione a base conformadora de molde na parte superior do anel girando levemente (o material deve extravasar facilmente pela abertura de entrada) Após a presa do revestimento, tire o conformador do molde da parte superior do anel de silicone, gire também a parte inferior do anel de silicone e com uma faca de gesso, raspe a parte inferior do cilindro do molde, deixando bem liso e plano. Siga as instruções para pré-aquecimento do uso do revestimento. Importante: Não pré-aqueça as pastilhas de cerâmica. Pré-aqueça o êmbolo de alumina. Não pré-aqueça o êmbolo descartável.
DESINCLUSÃO Marque a distância do êmbolo (tamanho correspondente ao êmbolo de alumina de prensagem do molde) em toda volta do molde e separe em toda a marcação com disco até uma certa profundidade e cuidadosamente quebre e separe as partes do molde. As partes prensadas devem ser jateadas com esfera de vidro (50um) sob uma pressão de 4 bar com uma caneta (pistola) de jateamento, após cuidadosamente com esfera de vidro diminua (50um) a pressão para 2 bar. Não utilize oxido de alumínio para efetuar o jateamento.
ACABAMENTO Cuidadosamente, remova o pino do sprue (conduto de alimentação) com um disco apropriado de corte sob refrigeração. Agora adapte as peças prensadas sobre o troquel em seguida, dependendo da técnica utilizada, realize o acabamento. Técnica de estratificação A restauração completamente modelada deve ser reduzida com discos de acabamentos abrasivos bem delicados e sem exercer pressão em trabalhos de porcelanas ou se a restauração já foi reduzida durante o enceramento antes da prensagem, prepare-a para a estratificação. Antes de iniciar este processo a superfície deve ser jateada com óxido de alumínio (50 um) e com uma pressão muito leve de 1 bar. A estratificação pode ser iniciada após uma limpeza completa (jato de vapor ou limpeza ultra sônica). Espessura mínima da estrutura é de 8 mm ou de preferência 2/3 da forma anatômica final deve consistir de material de cerâmica prensada.
TÉCNICA DE CARACTERIZAÇÃO As peças estão com acabamento já finalizados (pontos de contato, textura de superfície etc). Quando utilizamos pontas de borracha de silicone, jateamento com óxido de alumínio (50 um) com leve pressão (1 bar) é necessário. Quaisquer correções podem ainda ser feitas com porcelanas de estratificação de baixa fusão Creation LF antes da caracterização. Caracterizações individuais podem ser feitas com corantes Creation CC.LF Make up instant. Uma ou mais queima de caracterização podem ser efetuadas, dependendo da situação. Após, execute o glaze da restauração já caracterizada uma ou duas vezes.
ESTRATIFICAÇÃO Estratificando com Creation LF. Antes da estratificação, pode ser feita uma caracterização com o corante fluorescente Creation CC.LF Make up Instant é ficado com uma temperatura mais baixa. Áreas com deficiência de dentina podem ser enriquecidas com porcelana de dentina. As partes incisais são acrescentadas até atingir a forma anatômica, após realize a queima como especificado na tabela de queima. A queima é realizada sobre uma lã de vidro refratário ou pincéis metálicos com folha de platina na ponta, e os molares devem ser somente submetidos ao processo de queima sobre uma bandeja refratária apropriada para a mesma. A queima de correção pode ser realizada se necessário. Espessura mínima da estrutura é de 8mm, ou de preferência, 2/3 da forma anatômica deve consistir de material de cerâmica prensada.
QUEIMA DO GLAZE Pequenas nuances individuais podem agora ser adicionadas com corantes fluorescentes Creation CC.LF Make Up Instant. Por último, utilize o glaze ou polimento mecânico.
INSTRUÇÕES DE QUEIMA Estes parâmetros de queima representam padrões de valores e têm que ser ajustados às respectivas situações .
CIMENTAÇÃO DE COROAS DE CERÂMICA PURA PRENSADAS A restauração fabricada com Creation CP baixa fusão (930°) deve ser cimentada com cimento adesivo. Pré-tratamento da restauração antres da adesão (por favor, siga as instruções do fabricante) Cuidadosamente jateie as coroas com óxido de alumínio (50 um) e pressão 1 bar. Faça jateamento de superfície do dente. Ataque ácido da superfície com ácido hidro fluorídrico 10% por 2 min de acordo com instruções do fabricante. Depois remova os resíduos do ácido com água corrente. Após, limpeza com ultra-som ou jato de vapor sob uma condição seca, uma superfície esbranquiçada (cristais de fluorosilicato) é visível. Acidifique os cristais de fluorosilicato com ácido fosfórico a 39% por 1min. Depois, faça limpeza completa sob água corrente. A superfície microretentiva está pronta para união adesiva.
INTRODUÇÃO Prensagem sobre metal: A técnica de prensagem sonre metal combina um método único, econômico, com eficiência e estético. Essa técnica proporciona possibilidades ilimitadas para o técnico de prótese dental, ombros de cerâmica perfeitos para coroas bem como para pontes ficas. “Prensagem sobre o metal” combina um benefício da métalo cerâmica com as possibilidades da cerâmica prensada. Técnica de redução: Para restaurações de alta exigência estética. Técnica simplificada de redução: Eficiente e mesma estética com perfeita compaticilidade com a escala de cores clássica vita. Caracterização posterior: Fácil, rápida e resultado estético. (bonita)
TÉCNICA DE REDUÇÃO – PARTE METÁLICA Liga metálica: Técnica da sobre prensagem: Ligas com um coeficiente de expansão térmica 13.8 - 14.2 (25° - 500 °) podem ser utilizadas. Esta informação não é obrigatória. Por favor, verifique as ligas disponíveis apropriadas para a técnica de cobre prensagem antes de iniciá-la. Enceramento: É recomendável confeccionar um enceramento diagnostico para posicionar o padrão da estrutura corretamente. Você deve encerar de forma pouco reduzida como a técnica MC com ombro total. O padrão deve corresponder ao molde dental reduzido para assegurar uma espessura contínua das camadas. A parte metálica deve ser mantida o menos possível para evitar tensão com as cerâmicas prensadas.
TÉCNICA DE REDUÇÃO – PARTE METÁLICA Colocação do canal: Fundição – acabamento – oxidação de alimentação. Siga as instruções do fabricante. Primeira queima do opaco Utilize o opaco em pasta Creation CC ou em pó. Aplique o opaco de forma contínua até que o metal fique coberto 75%. Segunda queima do opaco O opaco deve apresentar uma superfície brilhosa após a queima. A segunda camada de opaco deve cobrir completamente o metal. A superfície após a queima deve apresentar-se levemente brilhosa.
TÉCNICA DE REDUÇÃO Enceramento: O modelo é isolado e então a estrutura metálica posicionada sobre ele sem pressão. De acordo com a técnica utilizada você pode tanto encerá-la sobre esta estrutura completamente ou reduzi-la. A espessura mínima da restauração é de 0.8 mm. Importante: Verifique internamente após fazer o enceramento. A porção interna deve ficar livre de cera (ver figura ao lado) Posicionamento do canal de alimentação O canal de alimentação deve ser colocado direto no padrão de cera. O fio de cera deve se apresentar 3mm de diâmetro, 5-7 mm de distância e não deve ser afinado no contato com o padrão. O padrão é preso sobre o conformador de base do cadinho na posição central (ver figura ao lado) Pastilhas: Utilize pastilhas de cerâmica de dentina (ex: D-A2)
TÉCNICA DE REDUÇÃO – PARTE PRENSADA Inclusão: Veja a técnica (pág. 8-9) Prensagem: Ver parâmetro (pág. 10,30) Desinclusão: Veja técnica (pág. 11)
TÉCNICA DE REDUÇÃO – PARTE PRENSADA Acabamento: Cuidadosamente remova os pinos dos canais de alimentação com um disco apropiado de corte refrigerando-o. Trabalhe com pouca pressão e baixa rotação por minuto. Após a separação o trabalho é cuidadosamente adaptado sobre o troquel. Cuidado: Um super aquecimento pode causar trincas. A restauração completamente modelada na forma anatômica deve ser reduzida ou preparar a restauração já reduzida para as camadas da cobertura (estratificação).
TÉCNICA DE REDUÇÃO – PARTE PRENSADA Utilize Creation LF para estratificação. Caracterização adicional com Creation CC.LF Make Up Instant pode ser ficada com uma temperatura reduzida antes da confecção de outras camadas. Execute a estratificação das porções incisais e realize queima de acordo com a tabela de queima. Porcelana de dentina pode ser utilizada para abertura de áreas com insuficiência de dentina. Uma queima adicional pode ser realizada quando necessário. Pequenos efeitos de alta luminosidade podem ainda ser feitos através da utilização dos corantes fluorescentes Creation CC.LF. Make Up Isntant. A queima é realizada sobre pinos, mas tome cuidado para que as áreas do ombro não toquem no pino para queima. Restauração pode ser glazeada ou polida.
TÉCNICA SIMPLICADA DE REDUÇÃO Estrutura metálica e opaca Siga as instruções, técnica de redução. Enceramento Enceramento com total contorno Colocação do canal de alimentação inclusão pré-prensagem Siga as instruções para técnica de redução. Selecione uma pastilha de dentina transparente (ex: TD-A1)
TÉCNICA SIMPLIFICADA DE REDUÇÃO Redução: Reduza a dentina somente no terço incisal para proporcionar espaço para o esmalte correspondente (ex: E58 para A2) Cobertura de esmalte Cubra a área incisal com uma pequena quantidade de esmalte correspondente. Você pode efetuar uma correção se necessário. Acabamento: Desgaste as coroas e faça o acabamento utilizando pó de glaze.
CARACTERIZAÇÃO POSTERIOR Use opaco em pasta Creation ou em pó. Selecione a pastilha de dentina transparente (ex:TD-A1). Finalize com corantes fluorescentes CC.LF Make Up instant. Queima: Veja tabela de queima (pág. 16)
INJEÇÃO Estes parâmetros de queima representam valores padrão, e têm que ser ajustados às respectivas situações.
PROPIEDADES FÍSICAS Todos os materiais testados conforme a EM ISSO 9693:2000. Os valores técnicos e físicos cotados de amostras produzidas na fábrica e com os nossos próprios instrumentos.