1 / 6

Uma Mulher e seu Ensinamento Esotérico

Uma Mulher e seu Ensinamento Esotérico. Tema de setembro: Mulher. Helena Ivanovna Roerich. Nasceu na Rússia, a 13 de Fevereiro de 1879.

brinda
Download Presentation

Uma Mulher e seu Ensinamento Esotérico

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Uma Mulher e seu Ensinamento Esotérico Tema de setembro: Mulher

  2. Helena Ivanovna Roerich Nasceu na Rússia, a 13 de Fevereiro de 1879. Filha de um arquitecto proeminente, o Arquiduque Chapochnikov, era extraordinariamente sensitiva e adoecia com freqüência. Quando enferma, apareciam-lhe dois homens muito altos (os Mestres Morya e Koot Hoomi), que a auxiliavam. A irmã de sua mãe, a princesa Putyatine, tinha uma grande propriedade rural em Bologoye, onde a pequena Helena passava os verões. Lá aprendeu a amar a natureza e os animais. Conta-se que os animais domésticos corriam para ela para a saudar, quando de manhã saía de casa para os alimentar. Aprendeu a ler muito cedo. Apreciava os filósofos e meditava sobre a Bíblia. Talentosa na música, tocava piano, pintava e desenhava.

  3. Quando conheceu Nicholas, descobriu que tinham muito em comum. Passavam o seu tempo juntos, indo a concertos e a exposições. Apaixonaram-se e, por fim, casaram a 28 de Outubro de 1901. Tiveram uma vida familiar feliz e, da sua união, surgiram dois filhos, Jorge e Svetoslav. Este último tornou-se um excelente pintor (tal como o pai) e, do retrato que fez de sua mãe, percebe-se que ela era uma mulher muito bonita. Em 1915, Nicholas Roerich adoeceu com pneumonia, quando a família deixou sua casa em Petersburg para viver num clima mais ameno. Depois de uma passagem pela Inglaterra, chegam a Nova Iorque em 1920, para a primeira exposição de Nicholas Roerich nos Estados Unidos. Foi nessa ocasião que Helena entrou em contato com o seu Mestre e escreveu o primeiro livro, «Folhas do Jardim de Morya I», cuja 1ª edição saiu em 1924. Seguiram-se mais 16 títulos na série Agni Yoga, onde o seu Mestre expõe pela primeira vez ao mundo as fundações do yoga da 6ª Raça. O livro «Supraterrestre IV», último volume publicado, veio à luz em 1938, às vésperas da 2ª Guerra Mundial.

  4. Helena e Nikolai (Nicholas tradução para o inglês), tiveram uma vida fértil em acontecimentos. Talvez os mais significativos, sejam as suas viagens pelo Oriente. Na Índia, organizaram uma expedição à Ásia Central e percorreram a China, a Mongólia, o Tibete e outros países. Embora se conheçam poucos detalhes da sua vida, sabe-se que foi uma ativista participante nas grandes questões do seu tempo. Foi uma Instrutora espiritual com um grande número de discípulos. A sua sabedoria - a sabedoria de uma iluminada, encontra-se disseminada por centenas de cartas que enviava aos seus correspondentes e alunos. Estas epístolas foram publicadas em «Cartas de Helena Roerich I-II». Nestas missivas, Helena mostrava a sua preocupação e interesse nas diversas questões do seu tempo.

  5. Ela foi uma precursora da Nova Era. Ela escreveu em 1929 o seguinte: «O livro das novas descobertas e da luz da ousadia está aberto diante da humanidade. Já ouviram falar acerca da aproximação da Nova Era. Cada época tem o seu Apelo, e o chamamento fundador da Nova Era será o poder do pensamento criador; e o primeiro passo nesta direção será a abertura da consciência, a libertação de todos os preconceitos e de todos os conceitos tendenciosos e forçados.» A Mulher do Futuro Outra das suas preocupações, foi com a condição das mulheres do seu tempo. Escreveu ela: «A próxima grande época está intimamente ligada à ascensão da mulher. Tal como nos melhores dias da humanidade, a época futura oferecerá novamente à mulher o seu direito ao lugar, lado a lado com o seu eterno companheiro de viagem e de trabalho, o homem. Deveis lembrar que a grandeza do Cosmos se fundamenta na origem dual. Será possível, então, menosprezar um dos seus elementos?”.

  6. Em 1930, com o seu marido Nikolay e inspirada por seu Mestre, O Senhor do Raio Azul, fundou a Agni Yoga Society. Dizia a propósito da Agni Yoga: “Pouco se sabe deste assunto espiritual. Conhece-se apenas que ele será o yoga da próxima raça, a Sexta. O discípulo desta yoga já terá seu corpo búdico e intuitivo razoavelmente desenvolvido e encontrar-se–á mais polarizado no chakra cardíaco e no correspondente centro da cabeça. Este é o caminho dos discípulos avançados e dos iniciados”. Helena Roerich foi a primeira tradutora para o russo da importantíssima obra de Blavatsky «A Doutrina Secreta». Após a morte de seu marido, Helena Ivanovna mudou-se para Kalimpong, e faleceu em Outubro de 1955. Kalimpong era conhecida por suas instituições educacionais (estabelecidas no período colonial inglês), e costumava ser, nessa época, um entreposto comercial entre a Índia e o Tibet – é uma importante cidade do Distrito de Darjeeling.

More Related