80 likes | 236 Views
Debates sobre as necessidades sentidas pelas pessoas e assuntos como a participação da comunidade, gestão, financiamento, inovações tecnológicas. Revisitar os princÃpios do SUS. Renovar a defesa da saúde pública como direito de todos (25 anos do SUS).
E N D
Debates sobre as necessidades sentidas pelas pessoas e assuntos como a participação da comunidade, gestão, financiamento, inovações tecnológicas. Revisitar os princípios do SUS. Renovar a defesa da saúde pública como direito de todos (25 anos do SUS). 15ª Conferencia Nacional de Saúde, Comunicação e Mobilização Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.
Na conferencia a população pode promover mudanças para melhorar o SUS. A primeira mudança é convidar muitas pessoas para as conferências de saúde. Um dos passos é levar as ideias com antecedência ao Conselho de Saúde, que vai organizar a conferência no município. Seminário de Comunicação e Fortalecimento do SUS Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.
Como forma de convidar as pessoas podem ser realizadas reuniões descentralizadas do Conselho de Saúde, audiências pupulares, promover o envolvimento dos trabalhadores e gestores da saúde, organizar conferência locais junto às Unidades Básicas de Saúde, incluir áreas afins com educação e assistência social e grupos específicos: jovens e de defesa direitos. Seminário de Comunicação e Fortalecimento do SUS Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.
Usar os meios de comunicação para anunciar a conferência com linguagem e conteúdo de interesse para as pessoas do município. Seminário de Comunicação e Fortalecimento do SUS Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.
A metodologia da conferência deve privilegiar o debate em grupos, poucas palestras. Os grupos de discussão devem ter roteiros e perguntas para o debate, divididos por temas, com relatores para registrar a discussão. Seminário de Comunicação e Fortalecimento do SUS Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.
Existe um longo caminho para transformar boas decisões em políticas e programas. Esperamos que atividades de mobilização que envolvem as conferencias possam auxiliar na solução destes pontos de atenção. Com a contribuição de cada pessoa vamos produzir melhorias no atendimento de saúde nas famílias, nas unidades básicas de saúde, nas maternidades e nos demais serviços do SUS. Seminário de Comunicação e Fortalecimento do SUS Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.
Seminário de Comunicação e Fortalecimento do SUS Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.
Obrigado!Clovis Boufleur Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criançawww.pastoraldacrianca.org.br Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.