300 likes | 701 Views
União Europeia. Docente: Pedro Moreira Ano Lectivo: 2011/2012. Como Nasceu a União Europeia?. Depois da guerra ....a paz, a solidariedade na Europa. Em 1951, nasceu a primeira Comunidade - a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço(CECA ). . Como Nasceu a União Europeia?.
E N D
União Europeia Docente: Pedro Moreira Ano Lectivo: 2011/2012
Como Nasceu a União Europeia? Depois da guerra ....a paz, a solidariedade na Europa Em 1951, nasceu a primeira Comunidade - a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço(CECA).
Como Nasceu a União Europeia? Em 1957 são criadas duas novas comunidades: A Comunidade Europeia de Energia Atómica (CEEA) A Comunidade Económica Europeia (CEE)
Como Nasceu a União Europeia? Em 25 de Março de 1957, foi assinado o Tratado de Roma pelos seis países que tinham formado a CECA – França, Itália, República Federal Alemã, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo –, criando-se assim a comunidade económica europeia (CEE), A Europa dos seis..
Como Nasceu a União Europeia? Os Objetivos da CEE eram a livre circulação de bens e serviços entre os países membros
A Construção da União Europeia Países Fundadores França, Itália, Alemanha, Bélgica, Holanda e Luxemburgo
A Construção da União Europeia Países Fundadores 1º Alargamento (1973) Reino Unido, Irlanda e Dinamarca
A Construção da União Europeia Países Fundadores 1º Alargamento (1973) 2º Alargamento (1980) Grécia
A Construção da União Europeia Países Fundadores 1º Alargamento (1973) 2º Alargamento (1980) 3º Alargamento (1986) Portugal e Espanha
A Construção da União Europeia A União Europeia (UE), anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), é uma união supranacional económica e política de 27 Estados-membros, estabelecida após a assinatura do Tratado de Maastricht, a 7 de fevereiro de 1992, pelos doze primeiros países da antiga CEE
A Construção da União Europeia No anos iniciais, grande parte da cooperação entre os países da UE girava em torno do comércio e da economia, mas entretanto a UE passou também a tratar de muitos outros assuntos de importância directa para a vida quotidiana, fazendo com que áreas como por exemplo os direitos dos cidadãos, a garantia da liberdade, segurança e justiça; a criação de emprego; o desenvolvimento regional ; a defesa ambiental ; a globalização sejam uma realidade para todos.
A Construção da União Europeia UNIÃO EUROPEIA = SOLIDARIEDADE ENTRE OS POVOS Os Países mais desenvolvidos devem ajudar os Países com maiores dificuldades
A Construção da União Europeia A Bandeira da União Europeia 12 Estrelas douradas de cinco pontas, dispostas em forma de círculo Fundo azul União dos povos da Europa A perfeição, a unidade e a harmonia
A Construção da União Europeia Países Fundadores 1º Alargamento (1973) 2º Alargamento (1980) 3º Alargamento (1986) 4º Alargamento (1995) Suécia, Finlândia e Áustria
A Construção da União Europeia Países Fundadores 1º Alargamento (1973) 2º Alargamento (1980) 3º Alargamento (1986) 4º Alargamento (1995) 5º Alargamento (2004) Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia, Malta e Chipre
A Construção da União Europeia Países Fundadores 1º Alargamento (1973) 2º Alargamento (1980) 3º Alargamento (1986) 4º Alargamento (1995) 5º Alargamento (2004) 6º Alargamento (2007) Roménia e Bulgária
A Construção da União Europeia Países Fundadores 1º Alargamento (1973) 2º Alargamento (1980) 3º Alargamento (1986) 4º Alargamento (1995) 5º Alargamento (2004) 6º Alargamento (2007)
A Construção da União Europeia SEREMOS ALGUM DIA MAIS DO QUE 27 PAÍSES ? A União Europeia não é uma equipa fechada. Desde a sua criação que está aberta à entrada de novos países. Há mais países da Europa quejá pediram para entrar neste grupo, como, por exemplo, a Croácia, a República da Macedónia e aTurquia.
A Construção da União Europeia A NOVA MOEDA PARA A UNIÃO EUROPEIA! As primeiras quatro letras da palavra EUROPA formam o nome da nova moeda. O Símbolo
A Construção da União Europeia EURO: DATAS IMPORTANTES Maio de 1998 Decisão sobre os 11 países que iriam participar na Eurolândia. 1 Janeiro de 2002 Chega o Euro aos nossos bolsos. 1 de Janeiro de 1999 Decisão sobre o valor do Euro 1 Euro = 200.482 Escudos; Os bancos e as empresas começaram a funcionar com o EURO. 1 Março de 2002 Deixa de ser possível utilizar o escudo. Só podemos utilizar o Euro. Junho de 2000 Decisão sobre a entrada da Grécia para a Eurolândia (Conselho Europeu da Feira)
A Construção da União Europeia QUAIS SÃO OS PAÍSES QUE ADOPTARAM O EURO? Dos 27 países da União, 17 adoptaram o Euro como moeda. O Reino Unido, a Dinamarca, e a Suécia são os países que ainda não pertencem à Eurolândia.
A Construção da União Europeia COM O EURO, É MUITO MAIS FÁCIL FAZER COMPRAS NA UNIÃO EUROPEIA Nos países da Eurolândia os preços são afixados na mesma moeda. Assim, é mais fácil comparar os preços dos produtos que queremos comprar.
A Construção da União Europeia COM O EURO SERÁ MUITO MAIS FÁCIL VIAJAR NA UNIÃO EUROPEIA Com o Euro, é mais fácil viajar nos países da Eurolândia porque não temos de trocar dinheiro.
A Construção da União Europeia CIDADANIA EUROPEIA. O QUE SIGNIFICA? CIDADANIA A cidadania é um conjunto de direitos e deveres sociais, civis e políticos que o cidadão tem no país onde vive. CIDADANIA EUROPEIA É um conjunto de deveres e direitos especiais que os cidadãos dos 15 países que fazem parte da União Europeia têm, pelo facto de pertencerem a esta equipa.
A Construção da União Europeia QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS, ENQUANTO CIDADÃO DA UNIÃO EUROPEIA? Liberdade de Circulação Qualquer cidadão europeu pode viajar, morar estudar e trabalhar em qualquer país da União. Direito de Voto Qualquer cidadão europeu tem o direito de votar e de se candidatar nas eleições ao Parlamento Europeu e nas eleições para as Câmaras Municipais, no país da União Europeia onde reside.
A Construção da União Europeia OS NOSSOS DIREITOS...CONTINUAÇÃO Direito à protecção diplomática Mesmo nos países que não fazem parte da União Europeia, o cidadão pode ter ajuda de um país comunitário diferente daquele onde nasceu. Direito à Informação O cidadão comunitário pode, para estar bem informado, em certas condições, consultar os documentos das Instituições e dos Países da União.