80 likes | 266 Views
Almirante. Henrique Foréis Domingues, dito Almirante, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 19 de fevereiro de 1.908. Fez o serviço militar na Marinha, e o uniforme impecável valeu-lhe o apelido definitivo.
E N D
Henrique Foréis Domingues, dito Almirante, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 19 de fevereiro de 1.908. Fez o serviço militar na Marinha, e o uniforme impecável valeu-lhe o apelido definitivo.
Integrou em 1929 o Bando Tangarás, com João de Barro, Álvaro Miranda, Henrique Brito e Noel Rosa. Ganharam fama com as marchinhas que compôs na época, como “Na Pavuna”, com Candoca da Anunciação.
Almirante continuou como cantor, notabilizando-se com sambas e músicas de carnaval, como “O Orvalho Vem Caindo” (Noel Rosa\ Kid Pepe), “Yes, nós Temos Bananas”e “Touradas em Madri” (João de Barros/ A Ribeiro). Seu programa curiosidades musicais (1.938) foi o primeiro no Brasil a usar técnica de montagem. Na década de 40 Almirante abandonou a carreira de cantor e passou a se dedicar exclusivamente à atividade de radialista . Em 18 anos, comandou 20 programas de rádio.
Na PavunaHomero Dornellas e Almirante Na Pavuna ,bum,bum,bum Na Pavuna,bum,bum,bum Tem um samba, que só dá gente reiúna O malandro que só canta com harmonia Quando está metido em samba de arrelia Faz batuque assim no seu tamborim Com o seu time enfezando o batedor E grita a negrada vem pra batucada Que de samba na Pavuna tem doutor Na Pavuna tem escola para o samba Quem não passa pela escola não é bamba Na Pavuna tem canjerê também Tem macumba, tem mandinga e candomblé Gente da Pavuna só nasce turuna É por isso que lá não nasce "mulhé
Almirante passou a se interessar pela preservação da história da música popular brasileira, tornando-se um dos primeiros e mais importantes pesquisadores nessa área. Em 1.963 lançou o livro “No tempo de Noel Rosa”.
Almirante morreu em 22 de dezembro de 1980, no Rio de Janeiro.
Polo de Educação pelo Trabalho Humberto de S.Mello Oficina de Informática educativa Professora : Tânia Mara Antunes Aluna:Ive Rafaela Alves Ramiro. Turma: 503