1 / 16

Formação de Mensageiro(a )

Formação de Mensageiro(a ). Ideias Fundamentais do Movimento de Cursilhos de Cristandade: No capítulo III – O Movimento de Cursilhos de Cristandade na Ação Pastoral da Igreja.

caia
Download Presentation

Formação de Mensageiro(a )

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Formação de Mensageiro(a) Ideias Fundamentais do Movimento de Cursilhos de Cristandade: • No capítulo III – O Movimento de Cursilhos de Cristandade na Ação Pastoral da Igreja. • Item 3 – três grandes ministérios – são interrelacinados uns com os outros – para realização da missão de Cristo.

  2. Formação de Mensageiro(a) O MCC participa dessa missão: • - Ministério Profético (o serviço da Palavra, anúncio da Boa Nova). • - Ministério Sacerdotal (o serviço do Culto ao Senhor – celebração pascal do culto da Nova Aliança nos Sacramentos, na Eucaristia e no louvor a Deus) • - Ministério Real(o serviço da Caridade – é a atenção solícita e respeitosa às comunidades para promover sua unidade, harmonia e dinamismo como Corpo de Cristo e Povo de Deus: organizá-las e dirigi-las de maneira que nelas se consiga a plena realização humano-cristã da pessoa e que desta possibilidade gozem todos os homens).

  3. Formação de Mensageiro(a) Movimento de Cursilhos – AGENTE DO MINISTÉRIO PROFÉTICO MCC – finalidade: evangelizar os ambientes / método querigmático – proclamação da Palavra de Deus, da Boa Nova, da Palavra que converte e salva.

  4. Formação de Mensageiro(a) “Não se trata de palavras que ilustram, explicam ou desenvolvem uma doutrina, mas da Palavra que fala e age, da Palavra que interpela, que inquieta, que descobre... até conseguir que aconteça alguma coisa a quem escuta.” “Busca direta da fé de conversão, que posteriormente deverá ser ilustrada pela Catequese (Formação/Escola Vivencial) e culminará no Batismo, na Eucaristia e nos demais atos cultuais da comunidade cristã (Oração).” “Proclamada pelos mensageiros que, acreditados por Deus e acompanhados de sinais, deem testemunho (Ação).”

  5. Formação de Mensageiro(a) Mensagem: é o elemento básico, fundamental e imprescindível da evangelização querigmática – o MCC está sempre em busca da Palavra de Deus, para conseguir plena fidelidade à notícia que a Igreja – Cristo mesmo – lhe encomendou transmitir: • - fidelidade a Deus, de quem procede; • - fidelidade ao homem, a quem é destinada.

  6. Formação de Mensageiro(a) Em seu estilo próprio (método), o MCC transmite a Mensagem, como sinal, pelo testemunho e pela palavra, caracterizada esta por notas muito peculiares: • - palavra simples, inteligível para todos. Como foi a Palavra de Cristo; • - palavra contundente, segura, porque não é ele, o arauto, mas é Deus quem fala, e diante da Palavra de Deus somente cabe o “sim” ou o “não”;

  7. Formação de Mensageiro(a) • - palavraalegre, porque transmite notícias de vida, de luz e de esperança; • - palavraadaptada, atualizada; • - palavraesperançosa, porque Deus chama sempre ao perdão e à salvação; • - e, sobretudo, palavra encarnada, que faça presente e experimentável aquilo mesmo que se proclama.

  8. Formação de Mensageiro(a) Os mensageiros, convictos de que foram chamados e enviados a anunciar a Palavra de Deus (não suas próprias palavras, e muito menos seus próprios interesses): • Aceitam com simplicidade a confiança de Deus e da Igreja, e o compromisso que supõe ser arautos e sinais vivos, transparentes e convincentes no testemunho pessoal e comunitário;

  9. Formação de Mensageiro(a) • Não se deixam esmagar com soberbo despeito ou rebeldia por suas limitações, defeitos e características humanas; • Esforçam-se por ser ouvintesfiéis, conhecedores entusiastas e profundos, pessoas possuídas pela Palavra que devem proclamar; • Comprometem-se seriamente em fazer vida da sua própria vida, a Vida que anunciam; • Confiam plenamente em Deus que os envia e lhes disse: porei minhas palavras em sua boca.

  10. Formação de Mensageiro(a) Visão Global do Cursilho: O mensageiro deverá ter uma visão global do cursilho. Ninguém ama aquilo que não conhece. Portanto, o mensageiro deve se preparar bem, estudar o enfoque que o MCC dá à Evangelização dos Ambientes. O cursilho tem uma única mensagem, que gira em torno do eixo: o Plano de Deus (=a Graça), o Reino de Deus (valores) e o Seguimento de Jesus de Nazaré (experiência).

  11. Formação de Mensageiro(a) Todas as mensagens do cursilho constituem em uma única mensagem. E são apresentadas mediante: • uma sequência pedagógica (mensagem doutrinário-vivenciais e mensagens de compromisso/inserção na comunidade) • e uma dinâmica da conversão (encontro consigo mesmo, encontro com Cristo e encontro com a comunidade).

  12. Formação de Mensageiro(a) Embora as mensagens sejam fundamentadas na Bíblia e na Teologia, não poderão ser discursos teológicos ou catequese. No cursilho, a proclamação da mensagem deve ser querigmática: anuncia o fundamental humano e cristão, com vistas a um conversão integral da pessoa (conversão pessoal e social). Conversão voltada para Deus, para o irmão, para as realidades terrestres, para a história.

  13. Formação de Mensageiro(a) O Cursilho por Dentro traz tópicos importantes, que devemos conhecer para que a mensagem seja adequada. Se todos atenderem ao que está orientado no livro, o cursilho realmente será uma única mensagem, e não muitas mensagens individuais... Tópicos: Objetivos da Mensagem, Ideias Centrais, Carisma e Espiritualidade, Estilo da Proclamação, Duração, Testemunho – Coerência e Pertinência.

  14. Formação de Mensageiro(a) Os esquemas, sob a forma de sinopses (sínteses, resumos), são os “ossos” que necessitam da “carne” do mensageiro (sua mensagem, sua vida). Características do testemunho: simplicidade, seriedade, sinceridade...

  15. E agora MCC do Brasil? Do Jubileu para um novo Pentecostes: PONTO DE PARTIDA PARA UMA NOVA ETAPA

More Related