1 / 32

MARKETING & A ESCOLA

MARKETING & A ESCOLA. Marketing Não é propaganda ! Muito menos um punhado de idéias soltas e que alguém acredita que podem dar certo. Marketing É o estudo e a observação de dados políticos, econômicos e sociais, que levam a ação de compra e a realização dos desejos humanos. INTRODUÇÃO.

cain
Download Presentation

MARKETING & A ESCOLA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MARKETING & A ESCOLA

  2. Marketing Não é propaganda ! Muito menos um punhado de idéias soltas e que alguém acredita que podem dar certo. Marketing É o estudo e a observação de dados políticos, econômicos e sociais, que levam a ação de compra e a realização dos desejos humanos. INTRODUÇÃO Afinal, o que é Marketing Educacional?

  3. Precisamos estabelecer uma ponte entre o marketing e as pessoas. O marketing se baseia no estudo do comportamento humano através da psicologia, antropologia, sociologia e economia. O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje )

  4. Qual é a relação entre o marketing e as transformações que estamos enfrentando? Que cenário é esse que está sendo construído? O que vai acontecer com as pessoas no futuro? O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje )

  5. O Futuro já está aí. Já está acontecendo. “ o mundo que está acabando, é um mundo estático construído para recursos e coisas: aço, ferro, eletricidade,vapor, petróleo... . O mundo que está começando é um mundo de processos ou coisas que evoluem e se reconfiguram: software, rede, conexões”. O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje )

  6. E as pessoas como ficam nessa história? Pessoas evoluem Pessoas são universos únicos e cheios de idiossincrasias. Ao mesmo tempo que somos absolutamente únicos no universo estamos irremediavelmente ligados uns aos outros. O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje )

  7. “As ferramentas que criamos, desde a machadinha de pedra lascada até o microship, sempre foram o que fez o homem ir mudando de cabeça ao longo da história. A diferença hoje é que, pela rapidez com que estão nos fazendo mudar de plataforma, nossas ferramentas estão prestes a nos fazer dar um salto. Nem é saltar, é decolar!” Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje ) O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro

  8. Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje ) O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro • Todos vão ter que corrigir a sua própria rota ou vão dar de cara com uma imensa rocha. • Prestem atenção no que a internet vem conseguindo. • Não é o maior que engole o menor. É o mais rápido que engole o mais lento.

  9. PARA DISCUSSÃO 1 -O emprego nunca acabará no mundo. O emprego mudou de foco. Sai o empregado, entra o empregável. 2 -É preciso aprender. É preciso aprender, desaprender e reaprender. 3 -As informações tenderão a dobrar a cada 14 meses. As informações dobrarão a cada 80 dias.

  10. PARA DISCUSSÃO 4 -É preciso ter idéias novas. É preciso escapar das idéias antigas. 5 -Se funcionou, está absoluto. Se funcionou, está obsoleto. 6 -Se tenho qualidade, eu tenho sucesso. Sem qualidade você tem insucesso, o que não significa que com qualidade você terá sucesso. Qualidade não é mais diferencial competitivo.

  11. PARA DISCUSSÃO 7 -Empresa excelente tem dep. de controle de qualidade. Controle de qualidade não é um departamento. É todo mundo. 8 -Se o erro surgiu, devemos corrigi-lo. Devemos nos antecipar ao erro antes que surja.

  12. GESTÃO EMPRESARIAL X GESTÃO EDUCACIONAL AMBIENTE COMPETITIVO

  13. PARA DISCUSSÃO O QUE A ESCOLA VENDE ? QUAIS OS VALORES E CONCEITOS PARA UMA GESTÃO CONTEMPORÂNEA ?

  14. Habilidade para diferenciar a percepção subjetiva da realidade do que é concretamente real. Habilidade para não tomar como fato concreto a sua percepção da realidade sem antes validá-la. Gestor Com Visão Estratégica

  15. Na maioria das Instituições de Ensino, não existe uma conscientização quanto à importância das questões estratégicas. Justificativas: 1) Competitividade acirrada relativamente recente; 2) Mentalidade de mantenedores e dirigentes pouco“afeita” aos avanços dos estudos da gestão, sobre formação em gestão e prática mercadológica; 3) Tarefas rotineiras e operacionais do dia-a-dia envolventes.

  16. ADMINISTRANDO A MUDANÇA Todo organismo “que dura” tem a mesma competência central: Sabe modificar comportamentos e práticas ao longo do tempo. Quem quiser durar terá de planejar o processo de “ir mudando”, não pode mais deixá-lo ao acaso.

  17. ADMINISTRANDO A MUDANÇA + + + Plano de Ação Visão Competências Recursos = Mudanças + + Plano de Ação Competências Recursos = Confusão + Plano de Ação + Visão Recursos = Ansiedade + + Competências Plano de Ação Visão = Frustração + + Visão Competências = Falsos Começos

  18. Características: Falta de sinergia e entendimento entre o acadêmico e o administrativo; Busca de solução de problemas imediatos em detrimento de estratégias institucionais; Sobrecarga de trabalho devido a demandas rotineiras, de abrangência limitada, de urgência de curto prazo. Processo de Tomada de Decisão nas Instituições de Ensino

  19. Correlação de fatores para o diagnóstico estratégico da concorrência CONCORRENTE 1 CONCORRENTE 2 CONCORRENTE 3

  20. O MERCADO / ALUNO ( CONSUMIDOR )

  21. Quem Sou Eu ?

  22. “Eu sou um homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera enquanto o garçom faz de tudo... menos atender o meu pedido ! Eu sou um homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam sua conversa particular. Sou também o homem que entra no posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas, ao contrário, espera pacientemente que o frentista termine de dar uma espiadinha no jornal. Eu sou o homem que explica a sua desesperada e imediata necessidade de uma determinada mercadoria, mas não reclama nem exige nada quando entra num estabelecimento comercial; aquele homem que parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou ao menos ser notado. Eu sou um homem que entra no plantão da imobiliária e aguarda tranqüilo que os vendedores terminem de conversar com os seus amigos; que espera pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente, abaixam a cabeça e fingem não ver. Você deve estar pensando que eu sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas, não é mesmo? Pois engana-se...

  23. Sabe quem sou eu?

  24. Eu sou o CONSUMIDOR ( cliente ou indivíduo ? ) que não volta nunca mais. E que se preocupa vendo milhões e milhões de reais sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem para levar-me de novo à sua loja ou a preferir os seus produtos e serviços... Quando eu fui lá no seu negócio, pela primeira vez, tudo que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão fácil e barata, de um pouco de cortesia...”

  25. Conclusão “Cliente” não existe em marketing. O que existe é uma pessoa vivendo certa circunstância. Quando a circunstância muda, para efeitos de marketing, ela, a pessoa, muda também. É isso que interessa para o marketing.

  26. Conclusão O comportamento do consumidor tem sido focado no consumo, não na sua circunstância. Que absurdo!

  27. Considerações Time que está ganhando não se mexe! Será...?

  28. Cuidado com a ROTINA. Não podemos esquecer que as razões para o nosso sucesso ontem podem representar exatamente as razões para o nosso fracasso hoje. Precisamos compreender de uma vez por todas que nada adianta fazer o feijão com arroz. É preciso ENCANTAR, EMOCIONAR, SURPREENDER o seu cliente. Caso contrário você vai ficar como na música do Chico Buarque – “ todo dia ela faz tudo sempre igual. “ E haja paciência, ou melhor: haja estômago para tanto feijão com arroz. Considerações

  29. O MERCADO / ALUNO ( CONSUMIDOR ) • Quando uma pessoa entra em contato com um funcionário do colégio, ela está falando com alguém que representa o dono do colégio, alguém que representa a imagem do colégio. • O funcionário não pode ver o consumidor como “aquele chato” que vem pedir informações. • O colégio é um lugar que tem a função de servir e os seus profissionais tem de estar preparados para isso.

  30. O MERCADO / ALUNO ( CONSUMIDOR ) LEMBRE - SE ! • A Concorrência está cada vez maior. Está se aprimorando. • E o seu cliente, será que ele também não está se aprimorando? • Será que ele também não está ficando mais exigente? • Será que a mídia, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente, não estão influenciando o comportamento do seu cliente?

  31. Excellentia Desenvolvimento Pessoal e Empresarial ( Profa. Maria do Socorro Versiani ) Ciência da Gestão ( Prof. Clemente Nóbrega ) Seja Amigo da Mudança ( Prof. Marco Aurélio Vianna ) Gestão e Serviços ( Profs. Christopher Lovelock & Lauren Wright ) Fontes de Consulta

  32. Nunca diga tchau. Diga sempre até breve. Por isso eu me despeço, desejando a todos, boa sorte, sucesso e ATÉ BREVE! Muito obrigado!

More Related