1 / 9

Arroz do Céu de José Rodrigues Miguéis

Arroz do Céu de José Rodrigues Miguéis. ESPAÇO geográfico da acção: a cidade de Nova Iorque.

caitlin
Download Presentation

Arroz do Céu de José Rodrigues Miguéis

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Arroz do CéudeJosé Rodrigues Miguéis

  2. ESPAÇO geográfico da acção:a cidade de Nova Iorque. • “Ao longo dos passeios de Nova York, por sobre as estações e galerias do subway, abrem-se grandes respiradouros gradeados por onde cai de tudo: o sol e a chuva, o luar e a neve, luvas, lunetas e botões, papelada, chewing gum, tacões de sapatos de mulheres que ficam entalados, e até dinheiro.”

  3. Metro de Nova IorqueO Subway é o espaço subterrâneo onde trabalha o limpa-vias.

  4. Mapa actual do Metro de Nova Iorque

  5. “O limpa-vias trabalhava há muitos anos no subway, sempre de olhos no chão. Uma toupeira, um rato dos canos. Picava papéis na ponta de um pau com um prego, e metia-os no saco. Varria milhões de pontas de cigarros, (…) raspava das plataformas o chewing gum odioso, limpava as latrinas, espalhava desinfectantes, ajudava a pôr graxa nas calhas, polvilhava as vias de um pó branco e misterioso, …” O PROTAGONISTA do texto, o LIMPA-VIAS, é apresentado como "Uma toupeira, um rato dos canos .“,por trabalhar debaixo da terra.

  6. “Ora, à esquina de certa rua, no Uptown, há uma igreja, a de São João Baptista e do Santíssimo Sacramento, a todo o comprimento de cuja fachada barroca e cinzenta os respiradouros do subway formam uma longa plataforma de aço arrendado. Os casamentos são frequentes, ali, por ser chique a paróquia e imponente a igreja.” O Uptown é o espaço exterior. Aí se encontra a igreja de São João Baptista e do Santíssimo Sacramento.

  7. “Os casamentos são frequentes, ali, por ser chique a paróquia e imponente a igreja. O arroz chove às cabazadas em cima dos noivos, à saída da cerimónia, num grande estrago de alegria. Metade dele some-se logo pelas grelhas dos respiradouros,(…)” Lançar arroz aos recém casados é um símbolo da descendência e da prosperidade que se deseja ao novo casal“(…)talvez seja um prenúncio votivo de abundância, ou um símbolo do «crescei e multiplicai-vos» (como arroz).”

  8. “A primeira vez que viu aquele arroz derramado no chão, (…)o limpa-vias não fez caso (…). Até que um dia, (…)ajuntou os bagos com a mão, num montículo, e encheu com eles um bolso do macaco (…) e levou-o para casa. Pobres, aquela fartura de arroz enchia-lhes a barriga, a ele, à patroa e aos seis ou sete filhos. (…) O arroz vinha do Céu, como a chuva, a neve, o sol e o raio. Deus, no Alto, pensava no limpa-vias, tão pobre e calado, e mandava-lhe aquele maná para encher a barriga aos filhos.” Para o limpa-vias, o arroz que caía dos respiradouros do subway era uma "graça divina“.

  9. “O Céu do limpa-vias é a rua que os outros pisam.”

More Related