110 likes | 236 Views
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO Departamento de Engenharia Curso de Arquitetura e Urbanismo. Materiais e tecnologia da construção III IMPERMEABILIZAÇÃO (BANHEIROS). Júlia Machado . Lorenna Farias . Maria Cecília . Mayara Esteves. O que é impermeabilização?.
E N D
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCODepartamento de EngenhariaCurso de Arquitetura e Urbanismo Materiais e tecnologia da construção III IMPERMEABILIZAÇÃO (BANHEIROS) Júlia Machado . Lorenna Farias . Maria Cecília . Mayara Esteves
O que é impermeabilização? É o ato ou o efeito de selar, colmatar e vedar os materiais porosos e as falhas de materiais, sejam elas motivadas por momentos estruturais ou por deficiências técnicas de preparo e de execução. • Por que impermeabilizar?Partindo do princípio de que as estruturas de concreto armado e os materiais rígidos aplicados nas construções civis e em obras públicas são dimensionados para suportar movimentos ou abalos sísmicos, e que a dinâmica desses movimentos é hipotética, e de acordo ainda com o meio-ambiente onde estão essas obras, faz-se necessário proteger as construções evitando sua destruição e o desconforto para o usuário. Por conseguinte, é necessário impermeabilizar, isolar e revestir as obras de engenharia.
Como funciona? Há duas maneiras de barrar a entrada de água, uma é com os chamados sistemas rígidos – em que a massa usada como reboco recebe polímeros, cristalizantes ou hidrofugantes e, dessa forma evita que a água se infiltre nos poros do concreto; outra maneira é dos sistemas flexíveis, compõem-se de mantas ou membranas moldadas na obra – ambas com asfalto em sua composição e formam uma camada sobre a superfície a ser protegida.
BANHEIROS Clubes, saunas e banheiros, são locais onde há constante contato com a água. Preparar bem as áreas que irão ser assentadas é um importante passo. Antes de assentar, é necessário um trabalho de impermeabilização ou a colocação de membrana impermeabilizante em toda a superfície que terá contato direto com a água. É necessário realizar esses serviços nas paredes de box, nos pisos de banheiros, e em qualquer área exposta a vapores em altas temperaturas.
TIPOS DE IMPERMEABILIZANTES • Membrana Impermeabilizante; • Argamassa Impermeável; • Manta Asfáltica.
Membrana Impermeabilizante - sistema impermeabilizante composto de um polímero líquido de borracha sintética, de cor preta, que se aplica a frio, com uma tela reforçante. Este produto tem uso recomendado em locais úmidos, podendo ser aplicado em superfícies verticais e horizontais formando um sistema de impermeabilização eficiente, delgado e resistente a cargas.
Manta Asfáltica - Produzida a partir da modificação física do asfalto com uma mescla de polímeros especiais, que proporcionam à manta, excelente aderência, durabilidade e resistência. Estruturada comum não tecido de filamentos contínuos de poliéster, resinado e termofixado, garantindo a perfeita impermeabilização da área a ser utilizada.
Aplicação • O local a ser impermeabilizado deve estar totalmente limpo, isento de resíduos, restos de argamassa, etc, devendo ser lavada com jateamento d'água de alta pressão ou com uma escova de aço e água se necessário. • A colagem da Manta Asfáltica é realizada através de aquecimento com maçarico. Para a sobreposicão da segunda manta, desenrolar a bobina paralelamente à primeira; deixar 10 cm de sobreposição; depois enrolar a bobina e então começar a aplicar a manta dos ralos para as cotas mais elevadas. Após teste de estanqueidade fazer o biselamento com uma colher de pedreiro aquecida.
Argamassa Impermeável (Rígida) - Sistema feito a partir da adição de produtos químicos na argamassa. Aaplicação da argamassa impermeável só tem sua eficácia se for aplicada continuamente. E em duas camadas, para que as fissuras naturais de cada uma não coincidam.
Cuidados nos ralos e no vaso sanitário: • Para ter 100% de proteção nas tubulações dos banheiros, você deve exigir que o caimento do piso seja de 1% em relação ao ralo. Em seguida deve-se fazer o arremate ao redor desses pontos. O jeito certo de executar isso, depende do tipo do impermeabilizante escolhido. Os sistemas flexíveis asfálticos são mais convenientes nos banheiros, mas, se optar pela argamassa polimérica, deve-se colocar vários mastiques que são produtos flexíveis, de poliuretano ou silicone, que evitam que se formem fissuras no encontro entre os diferentes materias.