1 / 23

Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?

MÓDULO I. Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?. Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira. Objetivos Gerais. Explicar as demandas diversificadas do mundo atual, em âmbito global e suas implicações para a educação;.

cara
Download Presentation

Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira

  2. Objetivos Gerais Explicar as demandas diversificadas do mundo atual, em âmbito global e suas implicações para a educação; Identificar as demandas locais sobre a escola, articulando-as com sua função social. Reconhecer as transformações da escola ao longo da história; Compreender a função social da escola;

  3. Unidade 1 Por que é importante conhecer o papel da escola no mundo contemporâneo? A que necessidades sociais e pessoais a escola atende? Para que serve a escola? Como a escola responde a esses necessidades?

  4. Escola – instituição que a humanidade criou para socializar o saber sistematizado. Tem como papel, contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa, prepará-la para a cidadania e qualifica-la para o trabalho, como definem a Constituição e a LDB. No Brasil, desde o começo de nossa história, temos a forte tradição de uma escola para poucos. Essa situação começaria a mudar já no século XX, depois da Proclamação da República.

  5. Por muito tempo a escola exerceu uma função social excludente: a escola apenas atendia uma pequena parcela – a camada mais rica da população. Nas últimas décadas, o esforço do poder público tem-se concentrado na expansão da escolaridade obrigatória para todas as crianças , estando hoje o acesso do ensino fundamental praticamente universalizado A escola brasileira, todavia, ainda enfrenta muitos problemas relativos à qualidade.

  6. Como surgiu a escola?

  7. Há cerca de 200 anos, foi que a escola passou a ser compreendida como uma instituição importante. • No Brasil os primeiros educadores foram os jesuítas – muito improviso na educação e a oferta de matrículas era precária. • A educação pública e gratuita, resultante da iniciativa do estado, é uma conquista da República, século XX.

  8. Somente a partir dos anos 20 e 30, que as reformas educacionais aconteceram no Brasil. Por trás desse iniciativas de mudanças estavam os educadores como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. • Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova – educação pública e gratuita para todos os cidadãos brasileiros.

  9. Por que é importante conhecer a legislação educacional?

  10. Por que é importante conhecer a legislação educacional? • A reflexão sobre a função social da escola nos remete tanto à Constituição como à LDB. E porque isso? • Porque os fins da educação brasileira estão definidos nestas duas leis. • Na Constituição estão expressos as principais determinações gerais sobre educação (capítulo III, seção I, artigo 205 a 214). • A LDB complementa a Constituição, reiterando os dispositivos constitucionais em seus títulos introdutórios(Da Educação, Dos Princípios e Fins da Educação Nacional e do Direito à Educação e do Dever de Educar - artigos 1º a 5º), definido as principais orientações para a organização da educação nacional e para a educação escolar em seus diferentes níveis.

  11. Unidade 2Como fica a escola na sociedade do conhecimento?

  12. Já não cabe à escola apenas ensinar, uma vez que o conhecimento é armazenado e transmitido facilmente em rede. Nesse cenário, a escola é chamada a incorporar os avanços advindos das novas tecnologias, sem perder de vista a sua especificidade: apresentar às novas gerações as formas de convivência que tornam possível a cidadania e o pleno desenvolvimento do ser humano. j Assim, ao lado de “aprender a conhecer”, espera-se que a educação torne possível outras aprendizagens, como “aprender a fazer”, “aprender a conviver” e “aprender a ser”.

  13. Os quatro pilares da educação CONVIVER

  14. Aprender a Ser • Contribuir para o desenvolvimento total da pessoa: • espírito e corpo • Inteligência • Sensibilidade • Capacidade para se comunicar Aprender a elaborar pensamentos autônomos e críticos e formular seus próprios juízos de valor.

  15. Aprender a Fazer Competências que tornem a pessoa apta a enfrentar variadas situações e trabalhar em equipe.aprender a fazer envolve, assim, o âmbito das diferentes experiências sociais no trabalho.

  16. Aprender Conhecer Significa não tanto a aquisição de um vasto repertorio de saber, mas o domínio dos próprios instrumentos de conhecimento. Supõe aprender a aprender, exercitando os processos e habilidades cognitivas: atenção, memória e o pensamento mais complexo (comparação, análise, argumentação, avaliação, crítica)

  17. Aprender a Conviver Quer dizer tanto a direção da descoberta progressiva do outro e da interdependência do outro, quanto a participação em projetos comuns.

  18. Unidade 3 O que a escola tem a ver com a democracia?

  19. Unidade 4Como a Escola e a Comunidade se Articulam?

  20. Unidade 5Escola e cultura: que tipo de relação é esta?

  21. Unidade 5Escola e cultura: que tipo de relação é esta? • O que pode ser chamado de cultura? • Há uma única cultura no interior de uma sociedade? • Como a escola se relaciona com a cultura? • Pode-se falar de uma cultura de uma cidade ou de um bairro? E de uma cultura escolar?

  22. Cultura Diz respeito a todo modo de vida de uma sociedade, e se refere à forma como as pessoas e os grupos sociais produzem sua própria existência a partir das influências que recebem.

  23. Cultura escolar O ensino nas aulas, as relações entre alunos, pais, professores e direção, os projetos desenvolvidos, os eventos promovidos pela escola, as ações rotineiras, tudo isso, entre outros, favorecem à criação de formas e espaços para construção da cultura escolar.

More Related