1 / 36

Gestão da Manutenção

Gestão da Manutenção. 8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna. Práticas Básicas da Manutenção Moderna. O programa 5S Manutenção Produtiva Total(TPM) A manutenção e a segurança industrial Padrões técnicos na manutenção. Práticas Básicas da Manutenção Moderna. O programa 5S:

Download Presentation

Gestão da Manutenção

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Gestão da Manutenção 8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna

  2. Práticas Básicas da Manutenção Moderna O programa 5S Manutenção Produtiva Total(TPM) A manutenção e a segurança industrial Padrões técnicos na manutenção

  3. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • O programa 5S: É derivado de cinco palavras japonesas, e o método por eles nomeado visa melhorar as condições de trabalho e criar um ambiente da qualidade propício a um gerenciamento mais eficiente.

  4. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Os 5S: 1 – Seiri ( sorting) – Organização 2 - Seiton ( Systematization) – Ordem 3 - Seiso ( Sweeping) – Limpeza 4 - Seiketsu ( Sanitizing) – Asseio 5 – Shitsuke ( Self Discipline) - Disciplina

  5. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Existe uma estrita relação entre o 5S e a manutenção autônoma. Alguns autores sustentam que o programa 5S é uma das bases da manutenção autônoma.

  6. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • 5S – O que é? É um modo simples de melhorar as relações e o ambiente no trabalho, simplificando procedimentos, otimizando recursos e o seu tempo.

  7. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Não é preciso mudar de trabalho. Mas sim, o seu modo de trabalhar. Quem ganha com isso, somos todos nós. • O resultado é o melhor desempenho profissional e de serviços, com reflexo direto na satisfação de usuários e na produção.

  8. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • O “Programa 5S” foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente nas organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários e diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.

  9. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Implantação do 5S • Preparar a organização Comprometimento dos níveis superiores; Divulgação da programação; Definição de coordenadores ou responsáveis.

  10. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Treinar e Educar no 5S Preparar monitores; Treinar monitores e executantes.

  11. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Levantar Problemas e Soluções no 3S Estabelecer diretrizes no 3S(organização, ordem e limpeza); Promover o máximo a participação do pessoal; Levantar e priorizar problemas; Elaborar um plano de ação; Fazer um cronograma com prazos e responsáveis; Implementar as soluções.

  12. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Acompanhar a implementação Planejar e realizar auditorias, estabelecendo metas; Fazer inspeções de rotina e dar conhecimento a todo pessoal.

  13. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Promover o 5S Promover as pessoas e locais onde o 5S está melhor; Promover visitas de outros Setores/ Departamentos àqueles que apresentam melhor desenvolvimento no programa.

  14. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Seiri (Organização) – Senso de utilização - Saber onde e qual lugar de cada peça. - Analise locais de trabalho e classifique todos os itens(objetos, materiais, relatórios) de acordo com critérios de utilidade ou freqüência de uso. - Retire do ambiente tudo que não precisa estar ali.

  15. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Vantagens da organização: Elimina excessos e desperdícios; Libera espaço físico; Descarta informações e controles desnecessários ou ultrapassados; Facilidade de trânsito interno; Senso de organização e economia; Aumento de produtividade.

  16. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Seiton (ordem) – senso de ordenação - Organizar objetos, materiais e informações úteis da maneira mais funcional, possibilitando acesso rápido e fácil.

  17. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Vantagens da ordenação: - Fica mais fácil encontrar o que foi guardado; - utilização racional do espaço; - redução do cansaço físico e mental; - melhoria na comunicação.

  18. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Seisou (limpeza) – Senso de limpeza - Significa ter compromisso em manter limpo o seu local de trabalho, antes, durante e após a jornada diária. - Significa também mostrar-se limpo.

  19. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Vantagens da limpeza: - Ambiente mais agradável e sadio; - Prevenção de acidentes; - Preservação de equipamentos; - Redução de desperdícios; - Evita poluição. - Melhora a imagem interna e externa da empresa ou do local.

  20. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Seiketsu( asseio)- Senso de saúde - É preciso ter preocupação com a saúde de todos os níveis: físico, mental e emocional. - Não é só no ambiente físico que as melhorias são necessárias. Tem que ter plena consciência dos aspectos que afetam sua saúde e agir sobre eles.

  21. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Vantagens do asseio: - Satisfação pessoal; - Motivação pessoal; - Previne e controla o estresse; - Danos e acidentes; - Melhora a qualidade de vida.

  22. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Shitsuke (disciplina) – Senso de auto-disciplina - Pratique os “S” anteriores, sem descuidar do constante aperfeiçoamento. - É a busca do autodesenvolvimento.

  23. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Vantagens da disciplina: - O Senso de autodisciplina traz a conscientização da responsabilidade em todas as tarefas, por mais simples que sejam. - Os serviços são realizados dentro dos requisitos de qualidade. - Há consolidação do trabalho em equipe e o desenvolvimento pessoal.

  24. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Manutenção Produtiva Total(TPM) A Manutenção Produtiva Total tem como conceito básico “a reformulação e melhoria da estrutura empresarial a partir da reestruturação e melhoramento das pessoas e equipamentos”.

  25. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Para a manutenção isso significa promover uma revolução junto à linha de produção através da incorporação de idéias como a quebra zero nas máquinas.

  26. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • O Programa TPM é aplicado para aumentar e garantir a disponibilidade dos equipamentos e processos industriais. Ele tem como linha mestra o treinamento e a habilitação dos operadores em técnicas de manutenção autônoma e o planejamento das atividades de manutenção.

  27. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Se as pessoas forem desenvolvidas e treinadas, é possível promover as modificações nas máquinas e equipamentos. • Modificando as máquinas e os equipamentos podemos obter melhoria no resultado global final.

  28. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • As grandes perdas: - Perdas por quebras; - Perdas por mudança de linha; - Perdas por operação em vazio e pequenas paradas; - Perdas por queda de velocidade de produção; - Perdas por produtos defeituosos; - Perdas por queda no rendimento;

  29. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Quebra ZERO A máquina não pode parar durante o período em que foi programada para operar. Isto é diferente de dizer: A máquina nunca pode parar.

  30. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Medidas para obtenção da quebra ZERO: - Estruturação das condições básicas para a operação; - Obediência às condições de uso; - Regeneração do envelhecimento; - Sanar os pontos falhos decorrentes de projeto; - Incrementar capacidade técnica.

  31. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Os oito pilares do TPM. - Melhoria focada - Manutenção autônoma - Manutenção planejada - Educação e treinamento - Controle inicial - Manutenção da qualidade - TPM office - Segurança e meio ambiente.

  32. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Implantação do TPM - Comprometimento da alta administração - Divulgação e treinamento inicial - Definição do órgão responsável - Definição da política e metas - Elaboração do plano diretor de implementação - Melhorias em máquinas e equipamentos - Estruturação da manutenção autônoma - Estruturação do setor de manutenção e condução da manutenção preditiva - Desenvolvimento e capacitação do pessoal - Estrutura para controle e gestão dos equipamentos numa fase inicial - Realização do TPM e seu aperfeiçoamento

  33. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Ganhos do TPM Melhoria na disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos, melhorias de qualidade e produtividade, envolvimento,comprometimento e motivação das equipes e melhor atendimento aos clientes.

  34. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • A Manutenção e a Segurança Industrial A função da manutenção está diretamente ligada à segurança dentro de uma organização tanto no que se refere à segurança de equipamentos e máquinas quanto à segurança das pessoas.

  35. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Trabalhar na prevenção de acidentes é tão ou mais importante que trabalhar na prevenção de falhas. • Os fundamentos da prevenção de acidentes incluem as recomendações de segurança e a análise prevencionista de tarefas na prevenção de acidentes.

  36. Práticas Básicas da Manutenção Moderna • Padrões técnicos na manutenção Os padrões técnicos estão diretamente relacionados com a execução de tarefas operacionais na manutenção. Eles podem e devem ser elaborados para definir os procedimentos do sistema de tratamento de falhas, planejamento da manutenção, gestão do orçamento, mão-de-obra e peças de reposição.

More Related