1 / 32

Fen ô menos Medi ú nicos na Biblia

Fen ô menos Medi ú nicos na Biblia. Transfiguração Aparição Pneumatofonia Materialização Pneumatografia ou escrita direta Transporte Audencia Videncia.

chakra
Download Presentation

Fen ô menos Medi ú nicos na Biblia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FenômenosMediúnicosnaBiblia Transfiguração Aparição Pneumatofonia Materialização Pneumatografia ouescritadireta Transporte Audencia Videncia

  2. Não se podeatribuiraotextobíblico o caráter vertical da "palavra de Deus"; sabemosque se tratava de mensagensmediúnicascomunicadasporemissários do Alto, através de médiunspoderosos, talcomoMoisés e muitosoutros. A mentalidade dos povosdaquelaépoca e o seumodo de vida, exigiramque as revelaçõesnãoultrapassassem a suacapacidade de entendimento.

  3. FenômenosMediúnicosnaBiblia Os homens de entãonãoestavamemcondições de compreender o fenômeno natural dacomunicaçãoespírita, quemisturavam com sistemas de magia e interpretaçõessupersticiosas. • Espiritismo é apresentadoporKardec, • sob a orientação do EspíritodaVerdade, • comoumaseqüência natural do Cristianismo. • É o cumprimentodapromessaevangélica de Jesus, de enviar • à Terra o Consolador, quecompletaria o seuensino, • esclarecendooshomens a respeitodaquiloqueele • sópuderaensinaratravés de alegorias, no seu tempo.

  4. FenômenosMediúnicosnaBiblia Em A Gênese, Kardecesclarece, no primeirocapítulo, queera necessária a evolução das ciências, o progresso dos conhecimentos, o desenvolvimentointelectual,paraque o Espiritismofizesseseuaparecimento, comodoutrina, emnossomundo Aliássomente com a codificação do Espiritismo, hápoucomais de cemanos, maisprecisamente a partir de 1857, é quesurgiram as definiçõesracionais e adequadasdessesfenômenosquereceberam o nome de mediunidade.

  5. FenômenosMediúnicosnaBiblia Durante a suaencarnação, o Espiritoatuasobre a matériaporintermédio do seucorpofluídicoouperispirito. Dando-se o mesmoquandoelenãoestáencarnado. Como Espíritoe namedida de suascapacidades, faz o quefaziacomohomem; apenas, porjánãotercorpo carnal parainstrumento, serve-se, quandonecessário, dos órgãosmateriais de um encarnado, quevem a ser o que se chamamédium. Procedeentãocomo um que, nãopodendoescrever pro simesmo, se vale de um secretário, ouque, nãosabendoumalíngua, recorre a um interprete. O secretário e o intérpretesãoosmédiuns de um encarnado, do mesmomodoque o médium é o secretárioou o intérpretede um Espírito. A Gênese, Allan Kardec, caracteres dos milagres cap. XII. 4, 5.

  6. FenômenosMediúnicosnaBiblia • Espírito, consegue utilizar seu perispírito para: transmitir pensamentos variar aparência, expandir-se , irradiar-se dilatar-se contrair-se , condensar fluidos , assimilar fluidos, reparar moléculas do corpo perispiritual e físico e ainda ... comunicabilidade do mundo espiritual com o mundo material: a mediunidade , modificar-se ao infinito

  7. FenômenosMediúnicosnaBibliaTransfiguração • A transfiguração é "umatransformaçãofluídica, umaespécie de apariçãoperispirítica, que se produzsobre o própriocorpo do vivo" ; "geralmente é perceptível a todososassistentes e com osolhos do corpo, precisamentepor se basearemnamatéria carnal visível". • Pode-se darpelavontadedaprópriapessoaou sob influênciaexterna. Quandoorou, Jesus se expandiuperispiritualmente, superpondoaocorpo novo aspecto e apresentandograndeirradiação. A luminosidadepropagou-se àssuasvestes e atravésdelas.(Vide Allan Kardec, "A Gênese", cap. XIV, item 39; e a "RevistaEspírita" de março de 1859.)

  8. FenômenosMediúnicosnaBiblia-Transfiguração A transfiguração é um notávelfenômenoespiritualquepodeacontecerpormediunismoouanimismo • No mediunismo, háumaalteração das feições do médium, que assume a aparência do Espíritocomunicante. No animismo, o fenômenomanifesta-se na forma de intensaluminosidadequeenvolve o indivíduo, emanada dele próprio e das esferasmaisaltas com as quaissintonizanaquelemomento.

  9. FenômenosMediúnicosnaBiblia-Transfiguração O espíritopode, emcertoscasos, porato de vontade, tornar o perispíritovisívelparanós, através de umamodificação molecular. É assimque se produzem as aparições • Conforme o grau de condensação do fluidoperispirítico, a apariçãopode ser vaga e vaporosaoumaisnitidamentedefinidaou, ainda, com todas as aparênciasdamatériatangível. • Pode, mesmo, chegar, até, à tangibilidade real, aoponto de o observador se enganar com relação à natureza do ser que tem diante de si

  10. FenômenosMediúnicosnaBiblia-Materialização MATERIALIZAÇÃO - Manifestação dos Espíritos, atravé da criação de formas ou efeitos físicos.A materialização se desdobra em nuances variadas sinais luminosos ligeiros ou intensos, ruídos, odores e a materialização propriamente dita, desde apenas determinadas partes do corpo até a completa materialização da entidade espiritual que se comunica.

  11. FenômenosMediúnicosnaBiblia-Materialização Para a materialização, os Espíritos manipulam e conjugam três elementos essenciais: • Fluidos inerentes à Espiritualidade;• Fluidos inerentes ao médium e demais participantes da reunião;• Fluidos retirados da natureza, especialmente da água e das plantas. • O Médiumemtransefornece o Ectoplasmanecessáriopara o fenômeno. Os Espíritoscombinamesteectoplasma com osfluidos do ambientee moldam as formas e oscorposdesejados.

  12. FenômenosMediúnicosnaBiblia-Materialização Materialização A luta de Jacob com um Espirito é um fenômenotípico de materialização, poisestasópoderiarealizar-se nacondição do relatobíblico, se o Espíritocontendor se encontrassematerializado(Gen. 32:24). O Profeta Elias e osprofetas de Baal Umademostração de mediunidade e arbitrariedade. I Reis 18 • A libertação de Pedro daprisão é organizadapor um Anjo do Senhor • que nada mais éque um espírito superior materializado. Ele o conduz • pelosobstáculos e pelosguardassemquehajaqualquerdificuldade • Chega a libertá-lo das correntesque o prendiam. • “E eisquesobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceuumaluznaprisão; e, • tocando a Pedro nailharga, o despertou, dizendo: Levanta-tedepressa. E • caíram-lhe das mãos as cadeias.” Atos dos Apóstolos 12, 7

  13. FenômenosMediúnicosnaBiblia–Pneumatofonia Comunicação oral do Espírito, diretamente, através de um aparelho vocal fluídico, manipulado pela espiritualidade.Nesse caso, os presentes registram apenas a voz dos Espíritos. • Pneumatofonia – Voz Direta • Sons ou voz produzida pelo espírito na necessidade de se fazer ouvir; • O Espírito comunicante utiliza o Ectoplasma do Médium em combinação com os fluidos ambientais para moldar (Plasmar) um aparelho fonador humano("gargantas fluídicas") e através da ação do pensamento sobre a matéria plasmada movimentar o aparelho e produzir sons audíveis por todos os presentes. • O fenômeno é físico e a voz gerada é efetivamente onda sonora audível por qualquer ouvido material perfeito

  14. FenômenosMediúnicosnaBiblia–Pneumatofonia Pneumatofonia - (Do grego – pneuma e - phoné, som ou voz.) Voz dos Espíritos; comunicação oral dos Espíritos, sem o concurso da voz humana. A citaçãomaisantiga das teofaniascontida no Velho Testamento, ouseja, a vezprimeiraemquenasescrituras se encontra Deus dirigindo-se a um homem, refere-se a Abrahão Gn 12. 1 - "Ora, o Senhordisse a Abrahão: Saidatua terra e datuaparentela e da casa de teupai, para a terra queeu temostrarei".

  15. FenômenosMediúnicosnaBiblia–Pneumatofonia Este fenômenoencontramosrelatadoemÊxodo, 20:18, quediz: "Todo o povo, porém, ouvia as vozes e via osrelâmpagos, e o sonidodabuzina, e o montefumegando: e amedrontado e abalado com o pavorparoulonge.“ Este é o meufilhoamado, emquem me comprazo.Repetiu-se o fenômenomediúnico de vozdiretaqueocorreuquando Jesus se encontrou com João Batista, àsmargens do Jordão (Marcos, 1:11). A mula parece falar, perguntando a Balaão por que a espancava. Só então Balaão vê os espíritos que, percebendo sua intenção de trair seu dever de obediência, o advertem mais uma vez para não lançar maldições sobre o povo de Israel Numeros 22

  16. FenômenosMediúnicosnaBiblia PIROGENIA - Surgimento espontâneo de fogo inclusive em materiais não combustíveis "E apareceu-lhe o anjo do Senhoremumachama de fogo do meio de umasarça; e olhou e eisque a sarçaardia e não se consumia Como explicarqueumasarçaardiasem se consumir? Exodo.3 LM- Das manifestaçõesvisuaisperguntas 27 e 28 seguintes, recebe dos Espíritos a resposta: "Pode-se provocar a aparição dos Espíritos, masela é quasesempreespontânea e podemmanifestar-se sob a forma de chamas, clarõesououtrosefeitosparaatestar Na verdade, Moisésnãoviraumasarça a ardersem se consumir. O queelevirafora um Espíritocujaaltahierarquia se revelavapelasualuz. MediunidadenaBíblia, Henrique Gimenez

  17. FenômenosMediúnicosnaBiblia -Vidência Em "O livro dos médiuns" (parágrafo 167), Kardec considera como médiuns videntes as pessoas dotadas da capacidade de ver os espíritos Os Espíritoslherespondemquedependedaorganizaçãofísica. Reside namaioroumenorfacilidadeque tem o fluido do videntepara se combinar com o do Espírito. Assim, nãobastaque o Espíritoqueiramostrar-se, é precisotambémqueencontre a necessáriaaptidãonapessoa a quemdesejafazer-se visívelsuapresença".

  18. FenômenosMediúnicosnaBiblia -Vidência • Refere-se a mediunidadequepossibilita a visualização das coisas e ambientes do mundoespiritual. Faculdade caracterizada pela visão que o médium vidente tem de seres desencarnados ou de coisas pós-tumulares. Boca a bocafalo com ele, claramente e nãopor enigmas; poiselevê a semelhança do SENHOR;porque, pois, nãotivestestemor de falar contra o meu servo, contra Moisés? Números 12:8

  19. FenômenosMediúnicosnaBiblia -Clarividência As pessoas dotadas de dupla-vista podem ser consideradas médiuns videntes, as que percebem os espíritos durante os sonhos, não. E disse: Ouvi agora as minhaspalavras; se entre vóshouverprofeta, eu, o SENHOR, emvisão a ele me fareiconhecer, ouemsonhosfalarei com ele. Números 12:6

  20. FenômenosMediúnicosnaBiblia -Clarividência Mas o anjodisse-lhe:" Nãotemas, Zacarias, porquefoiouvida a tuaoração: Isabel, tuamulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ásJoão”. Zacariasperguntouaoanjo: “Dondetereicertezadisto? Poissouvelho, e minhamulher é de idadeavançada". O anjorespondeu-lhe: “Eusou Gabriel, queassistodiante de Deus, e fuienviadoparatefalar e tetrazerestafeliz nova". E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. Lucas 1:28

  21. FenômenosMediúnicosnaBiblia -Audência A resposta de Samuel ao seu Mentor Fala Senhor porque o teu servo ouve. 1 Samuel, 3,3b Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9

  22. FenômenosMediúnicosnaBiblia - Xenoglossia É a mediunidadequepermiteaosespíritos se comunicarememváriaslínguas. Diz Emmanuel quenaqueledia, comoinforma o livro de Atos (cap. 2, versículos 1 a 13), osapóstolosque se mantiveramleaisaoSenhorconverteram-se emmédiunsnotáveis, ocasiãoemque, associadas as suasforças, osemissáriosespirituais de Jesus produziram, pormeio deles, fenômenosfísicosemgrandequantidade,comosinaisluminosos e vozesdiretas, além de fatos de psicofonia e xenoglossia, emqueosensinamentos do Evangelhoforamditadosemváriaslínguas, simultaneamente, paraosisraelitas de procedênciasdiversas

  23. FenômenosMediúnicosnaBiblia • PneumatografiaouEscritaDireta • - A Pneumatografia é a escrita produzida diretamente pelo Espírito, sem nenhum intermediário Difere da psicografia porque nesta o médium é intérprete do Espírito que se comunica e usa a mão como instrumento para a transmissão do pensamento do Espírito Tábuasda Lei atéhojeaindafundamentaisnaorientação moral do homememtodososcontinentes.

  24. FenômenosMediúnicosnaBiblia • PneumatografiaouEscritaDireta • - Porocasiãoemque se realizava um banqueteoferecidopelorei Balthazar, aoqualcomparecerammais de mil pessoasdacorte, no momentoemquebebiamvinho e louvavamosdeuses, apareceramdedosqueescreviam de fronte do candieiro, nasuperfíciedaparededasala do rei, o qual via osmovimentosdamãoqueescrevia (Daniel, 5:5).

  25. FenômenosMediúnicosnaBiblia - Transporte Deslocamento físico de objetos de outra região para outra ocorre por força de intensa combinação fluídica dos Espíritos e do médium Trata-se de manifestação mediúnica de efeitos físicos, que, para sua realização, exige a presença de médiuns dotados de faculdades de expansão e penetrabilidade, de modo a permitir a doação de fluido animalizado. É necessária certa afinidade entre o espírito e o médium de quem vai se servir, possibilitando que a parte expansível do fluido perispirítico encarnado se una com o desencarnado, tornando-se uma força única Mediussensitivos, isto é, dotados, no mais alto grau, das faculdades_mediúnicas de expansão e de penetrabilidade, porque o sistemanervosofacilmenteexcitável de taismédiunslhespermite, pormeio de certasvibrações, projetarabundantemente, emtorno de si, o fluidoanimalizadoquelhes é próprio.

  26. FenômenosMediúnicosnaBiblia - Transporte • Este fenômeno é, sem contradita, um dos mais extraordinários entre aqueles que as manifestações espíritas apresentam, e é também um dos mais raros. O profeta Elias alimentou-se, graças a um anjoquelhedepositava, aolado, pãocozidodebaixo de cinza (Reis III, 19:5,6).

  27. FenômenosMediúnicosnaBiblia Outrasformas de mediunidade Encontramos, ainda, naBíblia, Saul consultando o Espírito de Samuel, nagruta de Endor. 1 Sam 28 Moisésconduzia o povohebreu, no deserto, acompanhado porumalabaredaqueseguia à suafrente Jeremias o profetadapaz era médium de incorporação. Quando o Espírito o tomava, pregava contra a guerraaos exércitos de Nabucodonosor

  28. FenômenosMediúnicosnaBiblia-MediunidadeCuradora Trata-se daconcentração de forçasparadeterminadofim, alcançado de maneiraconscienteounão, induzidoouassessoradoporespíritosoupelaprópriacapacidadehumana individual oucoletiva Ao tempo do Cristo, a mediunidadecuradoradisseminou-se por entre osdiscípulos, queproduziamcuras, algumas, pelaimposição das própriasmãos, outras, através de objetosmagnetizados. EmAtos, 19:11 e 12, encontramos o relato de quelenços e aventaispertencentes a Paulo eramaplicadosaosdoentes e possessos, e, graças a açãomagnéticadessesobjetos, ficavamcurados.

  29. FenômenosMediúnicosnaBiblia • É interessantenotarque as práticas mediúnicas, daquele tempo, eram semelhantesàs de nossosdias. Para a formação do ambiente,(tempo, hora, preparaçãoespiritual etc…) algunsprofetas (médiuns) exigiam a música. David afastaosEspíritosobsessores de Saul tocando e tangendo com suaharpa. • Podíamoscitaraindamuitosoutrosfatos, que se achamregistrados no Antigo Testamento, osquaisprovam, de sobejo, queosfenômenosmediúnicossempreocorreram, desde a maisremotaantigüidade, masnão é necessário; estesjábastamparaprovarque a Bíblia é um repositório de mediunismo. • A vontade dos guias era, naquele tempo, transmitidaaopovoatravés dos profetasvidentes, audientes e inspirados, quevieram à Terra naqualidade de missionários do Cristo

  30. No grauqueestamos … • Podemosfazertaiscoisas? • Jáfazemosalgumasdelas? • Seremoscapazes de faze-lascomo Jesus as fez um dia? • Emverdade, emverdadevosdigoqueaquelequecrêemmimfarátambém as obrasqueeufaço e outrasmaioresfará, porqueeuvouparajunto do Pai.João 14 - 12

  31. Bibliografia Almeida, Joao Ferreira – Biblia Kardec, Allan – A Genese Kardec, Alan – Livro dos Espiritos Kardec, Allan – Livro dos Mediuns VisãoEspíritadaBíblia de J. HerculanoPires

More Related