E N D
Institucional OSRP Há 74 anos, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto conta com uma história de devoção e amor à música. Desde que foi fundada em 22 de maio de 1938, a OSRP vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.
O Tocando a Vida é um projeto de inclusão sociocultural que leva música erudita para crianças e jovens, oferecendo a eles a oportunidade de ultrapassarem os limites de sua própria condição social, com aulas gratuitas de canto coral e instrumentos.
IntroduçãoO Tocando a Vida foi desenvolvido pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), em parceria com a iniciativa privada e recursos através da Lei Rouanet e tem por objetivo descobrir e formar jovens talentos para a música erudita.
JustificativaA iniciativa é inovadora na cidade, mas tem história na experiência da OSRP com a Instituição Aparecido Savegnago, de Sertãozinho-SP. Implantado em 2008, o projeto já demonstra importantes resultados, como a formação da Orquestra e Coro Juvenil da Instituição Aparecido Savegnago, que já se apresentam para a comunidade.
Visibilidade Em Ribeirão Preto, no Núcleo João Rossi, a iniciativa pioneira envolve a Associação de Moradores do Jardim João Rossi, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio das Secretarias da Cultura e Educação, o RibeirãoShopping e a Orquestra Sinfônica.
MetodologiaO projeto consiste em oferecer aulas gratuitas de instrumento, canto coral e teoria musical. Os coordenadores do projeto são músicos da OSRP e alunos do curso de música da USP-Ribeirão e a regente do Coro OSRP, Snizhana Drahan.
Sertãozinho-SP - projeto implantado em 2008 em parceria com a Instituição Aparecido Savegnago de Sertãozinho. Apresentação especial Juventude Tem Concerto (DEZ./2011)
Núcleo João Rossi - implantado em 2011 no conjunto habitacional João Rossi, na zona sul de Ribeirão Preto-SP, em parceria com o RibeirãoShopping. Apresentação no RibeirãoShopping (DEZ./2012)
Quarteto da OSRP na EMEF Elisa Duboc Garcia – Jardim João Rossi
Núcleo Ipiranga –lançado em abril de 2012 no bairro Ipiranga, zona norte de Ribeirão Preto, em parceria com a RTE Rodonaves e Cia. Bebidas Ipiranga.O núcleo tem perspectiva de atender 200 crianças.
Público-alvo Este projeto é uma ação efetiva de inclusão social e cultural que já está levando a música erudita para crianças e jovens de condições econômicas desfavorecidas.
ApoioA parceria com a iniciativa privada é que dá o verdadeiro sentido à música como instrumento de transformação. Este trabalho só é possível quando encontramos parceiros que acreditam em suas capacidades de devolver à sociedade o que de bom ela nos dá.E são essas empresas parceiras que têm possibilitado o acesso à música erudita. E mais que isso, é o exemplo de que a sociedade civil pode atuar positivamente na comunidade.