380 likes | 465 Views
Sugestões de Propostas da Juventude Negra no campo da Participação Política. 1- Destinar parte do PPA do município para ações voltadas para Juventude Negra local.
E N D
Sugestões de Propostas da Juventude Negra no campo da Participação Política.
1- Destinar parte do PPA do município para ações voltadas para Juventude Negra local. 2-Destinar parte da verba da educação para a extensão do horário de funcionamento das creches municipais para os filhos de mulheres jovens na faixa de 0 a 6 anos permitindo eu as mães possam estudar a noite .Horário das creches das ( 7 as 23 hs) 3-Aprovação pela Câmara Municipal do Conselho Municipal da Juventude / Secretaria Municipal da Juventude. 4-Criar o “Programa Municipal Juventude e Meio Ambiente”, com a participação dos jovens negros e negras da região urbana e rural nos processos de construção, execução, avaliação e decisão
Ampliar e qualificar os programas e projetos de esporte,para juventude negra em todas as esferas do município públicas, enquanto política pública, Envolvendo associação de moradores projetos culturais da sociedade civil organizações de jovens.6- Garantir aos jovens negros@s o direito a ocupação de terrenos do município que estejam ociosos para o desenvolvimento de agricultura/lavoura e pastagem como forma de desenvolvimento sustentável, em parceria com onde houver (escolas de agronomia).
7- Em todos os municípios a ampliação dos recursos em assistência estudantil para estudantes do PROUNI e para estudantes de baixa renda de universidades privadas. 8- Contratação de jovens negras(os) como estagiários em todos os programas sociais e culturais do município .9- Prioridade na contratação de jovens negras(os) portadores de deficiência física como estagiários.10-Garantia de acessibilidade a todos os jovens negras(os) serviços públicos municipais.
Criação, em todos os municípios, de espaços culturais públicos, de fácil acesso para toda a população idealizado por jovensPromover oportunidades de empregos incentivar o empreendedorismo juvenil com ênfase para jovens mulheres negras chefes de família.Garantir através de projetos de Lei Municipal vagas para crianças em creche de 0 a 6 anos para mulheres que estudam e trabalham.Disponibilizar a creches municipais nos fins de semana para curso e capacitação de jovens mães gestantes e pais adolescente.
Destinar no PPA do Município verba Orçamentária para criação da Secretaria Municipal da JuventudeEstende o horário de funcionamento de creches municipais até as 24 hs para mulheres jovens mães que estudam a noite. Garantir a todas as jovens do município que estejam em cumprimento de medidas sócio educativas/ aguardando julgamento/ cumprimento de pena / inclusão em programas sociais.Priorizar em programas municipais de habitação jovens mulheres negras (mães) e chefes de família na obtenção da casa própria.Garantir nos programas de Habitação a acessibilidade necessária para (portadores de deficiência física com dificuldade de locomoção).Assegurar transporte gratuito para jovens mulheres mães da zona rural,quilombos,regiões ribeirinhas a cidade e utilização de equipamentos médicos.
Garantir uma política municipal de saúde juvenil.(com ênfase no tratamento de jovens negras(os) “dependentes químicos”,
Assegurar o atendimento a famílias de jovens em conflito com a Lei em programas do Município. • Garantir a inserção de jovens em “Liberdade Assistida” Egress@s da (Fundação Casa) Funabens. Em programas de emprego e renda do município.
Criar o Programa “Rua do Hip Hop” em todos os municípios. • Promover estimular o uso do grafite nos muros de terrenos baldios dos municípios. • Criar Bibliotecas livres nos pontos de Ônibus nos municípios.
Assegurar a participação de jovens negras(os) nos conselhos municipais tais como: Saúde, Educação, Segurança Publica, Cultura.
Ampliar os espaços de feiras e congressos nos municípios. • Apoiar o artesanato local produzido por jovens da Zona Rural, Quilombos e regiões ribeirinhas. • Estimular o escoamento da produção artesanal das regiões quilombolas e Ribeirinhas.
Garantir e assegurar uma política de enfrentamento a Intolerância Religiosa em todos o municípios. • Assegurar a participação de todas(os) adeptos de Religiões de matrizes africanas em todas as atividades públicas realizadas nas câmaras municipais.
Assegurar recursos financeiros através do PPA para atividades a serem realizadas em datas significativas para população negras, 08 de Março, 21 de Março, 25 de Julho e 20 de Novembro.
Inclusão de jovens negras(os) da zona urbana,rural,quilombolas e ribeirinhos em todas as atividades realizadas pelos municípios nas áreas artísticas e culturais nas festividades locais. • Assegurar o funcionamento de programas culturais gestados por jovens.
Assegurar a participação de jovens negr@s da região urbana, rural, quilombolas e ribeirinhas (onde houver) em todas as secretárias municipais. • Apoiar projetos de Geração de emprego e renda elaborados voltado para jovens desempregad@s.
Intensificar programas de combate a Homofobia, Lesbofobia e todas as formas de discriminação contra jovens negr@s da região urbana, rural, quilombolas e ribeirinhos em todos os municípios. • Apoiar cursos de capacitação em direitos humanos,gênero e raça para funcionários municipais e gestores públicos.
Adotar medidas para coibir qualquer forma de racismo institucional em postos de saúde, hospitais, escolas do município.
Ampliar a oferta de transportes tais como (ônibus,vans, barcas, embarcações) nos finais de semana em zonas urbanas, rurais, quilombos e ribeirinhos para garantir o exercício do ir e vir bem como o direito ao lazer previsto no art.5 da Constituição Federal.
Denunciar a exploração da mão de obra(escrava) jovem em municípios onde é explorada a cana de açúcar, carvão,mineração. • Combater a exploração sexual que são submetidos jovens negros.
Assegurar o direito ao atendimento médico em casos de aborto previsto em lei em todos os municípios. • Combater a Exploração sexual de jovens mulheres negras. • Garantir uma política de combate ao tráfico de pessoas.
Ampliar os programas de saúde e direitos reprodutivos, com ênfase a jovens mulheres negras da regiões urbanas, rurais, quilombolas. • Ampliar o atendimento específico a jovens mulheres dependentes químicas.
Assegurar a distribuição de preservativos em todos os postos de saúde para tod@s as jovens sem que haja constrangimento no momento de sua aquisição.
Proporcionar a ampliação de telecentros em todos os municípios facilitando o intercambio entre jovens.
Garantir a participação política dos jovens negr@s em todos os cargos eletivos.Assegurar infra estrutura necessária para concorrer ao pleito eleitoral.
Garantir a participação de jovens negr@s em todas as propagandas institucionais realizadas pelos municípios dando os créditos necessários.