1 / 7

Inserção Social/Voluntariado

Problemas Sociais. Inserção Social/Voluntariado. Realizado pelos alunos do 12ºE: David dos Santos nº11 Ivo Marques nº17 Ruben Carvalho nº26. Apresentação.

chase
Download Presentation

Inserção Social/Voluntariado

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Problemas Sociais Inserção Social/Voluntariado Realizado pelos alunos do 12ºE: David dos Santos nº11 Ivo Marques nº17 Ruben Carvalho nº26

  2. Apresentação No âmbito da disciplina de Área de Projecto, foi-nos proposto a escolha e realização de um trabalho com o fim de expô-lo ao público no final do ano lectivo 2009/2010.O projecto “Direccionar Vontades” tomou como estudo a inserção social ligada à toxicodependência com o objectivo de cooperar com instituições e entidades ligadas ao mesmo. Este pequeno grupo tem, assim, como maiores objectivos interagir com essas instituições pelo meio de voluntariado e recolher testemunhos reais que já vivenciaram na primeira pessoa esta situação.Como segunda meta, pretendemos recolher opiniões de pessoas especializadas e ligadas a esta área, tais como: psicólogos, enfermeiros e voluntários.Resolvemos seguir com este projecto não só pela vontade de ajudar mas também devido às várias interrogações feitas, de um modo geral, pela sociedade actual, nomeadamente: o porquê de consumir drogas, o porquê de certos indivíduos seguirem o mundo do crime ou adoptarem outras atitudes desviantes. Interrogações que nos fazem pensar, e às quais só podemos obter resposta falando e interagindo com as primeiras vítimas deste mal.

  3. O que é o voluntariado? Voluntariado O voluntariado é uma actividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afectam a sociedade em geral. Desenvolve-se através de projectos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras. Corresponde a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário. Voluntário É um indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões e no seu tempo livre, a desenvolver acções de voluntariado em prol dos indivíduos, famílias e comunidade. Actuar como voluntário é ter um ideal por bem fazer, que assenta numa relação de solidariedade traduzida em gratuitidade no exercício da actividade, prestando serviços não remunerados em benefício da comunidade. Ser-se voluntário é, também, ter convergência e harmonização com os interesses dos destinatários da acção e com a cultura e valores das organizações promotoras.

  4. Entidades a cooperar:

  5. Comunidade Vida e Paz O que é? A Comunidade Vida e Paz, instituição particular de solidariedade social, tem a sua área de actuação junto dos “Sem Abrigo” que pernoitam em Lisboa e nos seus arredores. Esta instituição de solidariedade social sem fins lucrativos, fundada a 1989, apoia diariamente mais de 900 sem-abrigo lisboetas e famílias carenciadas, através do apoio de rua de três centenas de voluntários, que fazem visitas nocturnas das 21horas às 4horas da manhã, pelas zonas dos Anjos, Santa Apolónia, Baixa e Praça da Alegria. Objectivos A Comunidade Vida e Paz, visa assistir espiritualmente e materialmente pessoas em situação de desamparo familiar e social. Tentando desenvolver nestas a consciência da sua dignidade Humana e a sua capacidade de realização pessoal, proporcionando-lhes uma experiência de vida, em sociedade, um programa terapêutico e uma formação técnico-profissional, com vista à sua reintegração social.

  6. Vale de Acór O que é? A Associação Vale de Acór / Projecto Homem é uma IPSS, sem fins lucrativos, que nasce da iniciativa da Igreja Católica e que trabalha desde 1994 na recuperação de toxicodependentes. Objectivos No Vale de Acór acolhe-se e reinsere-se os “novos pobres” da nossa sociedade - pessoas sem comunidade que são colocadas face à impotência ou falência de si mesmas e, por isso mesmo, incapazes de activar os seus recursos pessoais para reagir de um modo construtivo: • Toxicodependentes e alcoólicos sem suporte social• Toxicodependentes com problemas psiquiátricos• Toxicodependentes reclusos e ex – recluso.

  7. “A nossa missão não é julgar o que é justo ou injusto: é apenas ajudar.”

More Related