1 / 9

Lima Barreto (1881-1922)

Lima Barreto (1881-1922). Nega manhosa (Herivelto Martins) Levanta, levanta, nega manhosa Deixa de ser preguiçosa Vai procurar o que fazer Nega, deixa de fita Prepara minha marmita Levanta, nega, vai te virar Deixei embaixo do rádio uma nota de cinquenta Vai à feira, joga no bicho

chaz
Download Presentation

Lima Barreto (1881-1922)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Lima Barreto(1881-1922)

  2. Nega manhosa (Herivelto Martins) Levanta, levanta, nega manhosa Deixa de ser preguiçosa Vai procurar o que fazer Nega, deixa de fita Prepara minha marmita Levanta, nega, vai te virar Deixei embaixo do rádio uma nota de cinquenta Vai à feira, joga no bicho Vê se te aguenta Economiza, olha o dia de amanhã Que eu preciso do troco Domingo tem jogo no Maracanã Do bate-bola sou um fã

  3. Vida • Embora filho de pais pobres, teve acesso a uma educação de qualidade, à custa do Visconde de Ouro Preto; • Tinha problemas com o alcoolismo em decorrência de suas crises de depressão; • Sofria preconceito racial;

  4. Obra • Sua principal obra é o romance Triste fim de Policarpo Quaresma; • Essa obra narra a frustração do personagem-título, funcionário público metódico e nacionalista fanático; • Primeiramente, ele tenta implantar o tupi como a língua oficial do Brasil, o que lhe rende uma internação em um hospício;

  5. Em seguida, já aposentado, dedica-se à agricultura, mas desiste devido a uma praga de saúvas e à falta de apoio das autoridades ao pequeno agricultor; • Por fim, apoia o presidente da República, marechal Floriano Peixoto, contra a Revolta da Armada, mas, ao ver como os prisioneiros eram tratados de forma desumana, critica o governo e é condenado ao fuzilamento pelo próprio Floriano.

  6. Características gerais do autor • Rompeu com o nacionalismo ufanista;   “— Que se há de fazer? Esta terra não estima seus filhos… — Não é só aqui — disse-lhe eu — em toda parte é assim. — Mas nas outras terras, na França, na Inglaterra, nos Estados Unidos, há esperança de uma recompensa fácil; mas, no Brasil, que nos pode sustentar na luta? E abaixou a cabeça para o chão ingrato da pátria, que o havia criado, mas que não o soubera animar no árduo trabalho de ter idéias.” Trecho do conto “Ele e suas idéias”

  7. Privilegiou os pobres, os boêmios e os arruinados; “Continuou a jogar, displicentemente, o seu football vagabundo e a viver cheio de segurança e abundância com os seus tios e padrinhos.” Trecho do conto “Quase ela deu o ‘sim’; mas...”

  8. Cultivou um estilo despojado, fluente e coloquial; “Cunsono pensou bem que esse negócio de reclusão de loucos é por demais grave e delicado e não era propriamente da sua competência fazê-lo, a menos que fossem sem eira nem beira ou ameaçassem a segurança pública.” Trecho do conto “Como o homem chegou” “(…) A sua camisa está rasgada no peito. O senhor traz ‘ela’* amanhã, que eu conserto ‘ela’.” Trecho do conto “Quase ela deu o ‘sim’; mas...”

  9. Para ele, a função da literatura era social, conscientizadora. “Não desejamos mais uma literatura contemplativa, o que raramente ela foi; não é mais uma literatura plástica que queremos, a encontrar beleza em deuses para sempre mortos, manequins atualmente, pois a alma que os animava já se evolou com a morte dos que adoravam. Não é isso que os nossos dias pedem; mas uma literatura militante para maior glória da nossa espécie na terra e mesmo no Céu.” Trecho de “Amplius”

More Related