330 likes | 478 Views
WORKSHOP ARMAZENAMENTO DE Nfe /XML Valdemir M. da Silva Coordenador Comercial FCDL/SC. HIST ÓRICO DA NFe. Início na Espanha mas não evoluiu; Primeiro país a ter na América do Sul foi o Chile;
E N D
WORKSHOP ARMAZENAMENTO DE Nfe/XML Valdemir M. da Silva Coordenador Comercial FCDL/SC
HISTÓRICO DA NFe • Início na Espanha mas não evoluiu; • Primeiro país a ter na América do Sul foi o Chile; • Projeto piloto no Brasil em 2005, compreendendo as secretarias de fazenda de 6 estados e várias grandes empresas. • Em agosto de 2005, o Secretário da Receita Federal, Sefazdos Estados e DF, assinaram convênio para desenvolver e implantar o Sistema Público de Escrituração Digital e a Nota Fiscal Eletrônica.
MODELO REFERÊNCIA • A Nota Fiscal Eletrônica do Brasil e referência mundial de integração e eficiência; • Integra os 26 estados mais o distrito federal em sistema padrão e único; • O XML (XtensibleMarkupLanguage) foi o formato escolhido para a Nota Fiscal eletrônica no Brasil; • O XML não faz parte da Nfe ele é a própria Nota Fiscal eletrônica;
DEMANDA LEGALDO ARMAZENAMENTO DE NFes Lei 10.297, de 26 de dezembro de 1996 Art. 81-B. Deixar de remeter ou disponibilizar ao destinatário o arquivo de documento fiscal eletrônico: MULTA de R$ 1.000,00 (um mil reais). Parágrafo único. Incorre também na multa prevista neste artigo, o destinatário que: I - deixar de efetuar a confirmação de recebimento de mercadoria acobertada por documento fiscal eletrônico na forma e prazo da legislação tributária; II - deixar de guardar os arquivos eletrônicos de documentos fiscais eletrônicos na forma e prazos previstos na legislação tributária;
Confaz / Sinief CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária SINIEF - Sistema Nacional de Informações Econômicas e Fiscais cláusula décima pelo Ajuste SINIEF 08/10, efeitos a partir de 01.08.10. Cláusula décima O emitente e o destinatário deverão manter a NF-e em arquivo digital, sob sua guarda e responsabilidade, pelo prazo estabelecido na legislação tributária, mesmo que fora da empresa, devendo ser disponibilizado para a Administração Tributária quando solicitado. § 1º O destinatário deverá verificar a validade e autenticidade da NF-e e a existência de Autorização de Uso da NF-e.
POSSO ALEGAR NÃO CONHECER A LEI? LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942. Art. 3o : Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece. Ou seja, a lei brasileira não dá ao cidadão ou contribuinte, pessoa física ou jurídica possibilidade de alegar o não conhecimento dela para justificar o não cumprimento.
O CENÁRIO ATUAL Empresários desconhecem obrigatoriedade legal, de guardar os arquivos XML e validar; Quem não emite NFe pode guardar o Danfe mas ainda é obrigado a validar e verificar autorização do emissor ; O Armazenamento e/ou backups em HD externos e data Center não valida nem verifica autenticidade.
O CONTADOR NÃO É O RESPONSÁVEL PELO ARMAZENAMENTO DO XML • Não é obrigação legal do contador; • Quem será multado ou responsabilizado pela perde ou extravio do xml sempre será o contribuinte, seja emitente ou destinatário; • Armazenamentos necessitam de espaço, mídia, data center, soluções que geram alto custo financeiro.
POR QUE TER UM SERVIÇO DE ARMAZENAMENTO DE NFe? • Permite ao usuário ficar de acordo com a legislação vigente; • Solução múltipla para: • Armazenamento; • Validação; • Verificação de autenticidade. • Auxilio no controle gerencial para pequenas empresas; • Facilita muito a escrituração fiscal e evita retrabalho; • Acesso e visualização do Danfe e do XML 24h por dia 7 dias por semana.
POR QUE FOI CRIADO XML-SPC? Esclarecimento e conscientização do associado; Evitar que o associado tenha prejuízos com multas; Solução para a Demanda legal do associado; Facilitar a organização e a validação dos XMLs.
PRINCIPAIS VANTAGENS do XML-SPC Validação automática do XML junto a Sefaz; Recepção e validação da nota fiscal eletrônica pelo Danfe; Verificação da autenticidade da autorização de emissor do remetente; Recepção e armazenamento de documentos emitidos por fornecedores; Armazenamento de documentos emitidos; Visualização de documentos emitidos e/ou recebidos; Disponibilização automática de documentos para matriz, filial ou contabilidade; Filtragem por produtos, fornecedores, clientes; Impressão ou visualização Danfe em PDF ou TXT; Redução de custos para o associado; Backup e replicação em vários servidores e no Data Center do SPC-SC.
EXISTEM OUTRAS SOLUÇÕES NO MERCADO? Sim! Existem outras soluções e produtos do gênero no mercado, porém nenhum com a segurança da marca FCDL/SPC-SC; Existem soluções similares que não oferecem a validação dos documentos junto à Sefaz; Somente o XML-SPC oferece backup extra de todos os arquivos no Data Center do SPC-SC.
COMO SERÃO ENVIADOS OS ARQUIVOS PARA O XML-SPC Ao arquivos XML de recebimento ou de venda são enviados ao sistema por e-mail; Histórico de notas antigas em grande quantidade terão tratamento diferenciado; Somente após o recebimento do arquivo pelo sistema é que todas as funcionalidades da ferramenta estarão à disposição (em relação à NFe enviada).
CONHECENDO A FERRAMENTA www.cdl-sc.org.br/xml
MEIOS DE ACESSO Também no portal da CDL ou no link: www.cdl-sc.org.br/xml
PROCESSO DE INGRESSO Acesso ao suporte Acessar com usuário e senha fornecidos
PRIMEIRA TELA APÓS O INGRESSO Sistema simples e intuitivo, apenas 3 abas na tela inicial.
Processo de consulta com as habilitações de filtros Ao clicar em uma das opções, o portal habilitará o processo de filtros
RESULTADO COM AS HABILITAÇÕES DE FILTROS DE CONSULTA Após a escolha do filtro desejado, o usuário terá a visualização de todos os dados dos documentos armazenados.
RESULTADO COM AS HABILITAÇÕES DE FILTROS DE CONSULTA Note que, ao lado, o associado terá os seguintes ícones com suas funções sendo: 1° ícone: o xml armazenado; 2° e 3° ícone: a visualização do documento em formato PDF; 4° ícone: o tracking/registro dos passos percorridos pelo documento.
MÓDULO DE STATUS DE NFe OU FAROL DE RECEPÇÃO Clicando em Status da Nfe habilitará através do monitor farol a situação do processo de recebimento Legenda do ‘status’
MÓDULO DE STATUS DE NFe OU FAROL DE RECEPÇÃO Além de filtros específicos, dos quais o usuáriopoderá se beneficiar nos processos de consulta, haveráabaixo o cenário do farol de recepção para saber de forma macro como está o documento recebido.
EXTRAÇÃO DE DADOS EM PLANILHA EXCEL Clicando naquantidade, o usuário habilitará a consulta por range de documentos.
APOIO ÀS ÁREAS FISCAIS E CONTÁBEIS DOS ASSOCIADOS Aqui o associado poderá conferir a validade da Nfe. Ex. Válido ET = Valido perante o Ente Tributário. Após clicado o Range, o usuáriopoderá ter o processo de exportação de dados para umaplanilhaexcel, podendo ser utilizada pelo contador para as escriturações dos livrosfiscais de entrada.
EXTRAÇÃO DE DADOS PARA CONTADOR Dados tabulados em formato de linhas e colunasemplanilhaeletrônica, facilitando a escrituração fiscal das NFes
RECEPÇÃO VIA DANFE Clicando emDanfeRecepção O associadopoderá realizar a recepçãomesmosem o xml, viaDanfe certificando-se da validade e autenticidade da Nfe.
LINKS ÚTEIS www.nfe.fazenda.gov.br Consultar NF-e completa (Necessário Certificado digital do destinatário) www.fazenda.sp.gov.br/nfe/manifestacao/manifestacao.asp Download do aplicativo manifestador (Necessário Certificado digital do destinatário)
“Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.” Isaac Asimov
OBRIGADO! Contatos: Valdemir Manoel da Silva valdemir.silva@fcdl-sc.org.br (48) 3251-5140 / 9631-7700 twitter.com/vmsvaldemir Skype: valdemir.vms