1 / 13

Ácidos e Bases

Ácidos e Bases. Segundo Bronsted : ácido é definido como uma substância capaz de doar um protão base como uma substância capaz de aceitar um protão. Ex: CH 3 COOH(aq) + H 2 O(l) D CH 3 COO - (aq)+ H 3 O + (l) Segundo Lewis:

chessa
Download Presentation

Ácidos e Bases

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ácidos e Bases • Segundo Bronsted: • ácido é definido como uma substância capaz de doar um protão • base como uma substância capaz de aceitar um protão. • Ex: CH3COOH(aq) + H2O(l) D CH3COO-(aq)+ H3O+(l) • Segundo Lewis: • ácido é definido como uma substância capaz de aceitar um par de electrões e • base como uma substância capaz de ceder um par de electrões. • Ex: H2O(l) + CO2(g) D H2CO3(aq)

  2. Propriedades ácido-base da água A água funciona como base em reacções com ácidos, Ex: HCl e CH3COOH e funciona como ácido em reacções com bases Ex: NH3. A uma dada temperatura a água autoioniza-se H2O(l) D H+(aq) + OH-(aq) Produto iónico [H+] = [OH-] = 1,0 x10-7 M Kw = (1,0 x10-7)2 = 1,0 x10-14 T= 25 ºC

  3. pH – Uma Medida de Acidez pH da solução (def.): é o simétrico do logaritmo decimal da concentração de hidrogeniões (em mol/L) pH = -log[H+] pOH = -log[OH-] [H+][OH-] = Kw = 1,0 x10-14 - (log[H+] + log[OH-]) = -log(1,0 x10-14) -log[H+]-log[OH-] = 14,0 pH + pOH = 14,0

  4. Forças de ácidos e bases A força é determinada pelo grau de ionização das suas moléculas Ácidos fortes: HCl; H2SO4; HNO3; HClO4; H3O+ Ácidos fracos: CH3COOH; HCN; H2O, NH4+

  5. Bases Fortes Bases fortes, tais como os hidróxidos de metais alcalinos e de alcalino-terrosos com excepção do berilio, ionizam-se completamente em água. NaOH(aq) g Na+(aq) + OH-(aq) Ba(OH)2(aq) g Ba2+(aq) + 2OH-(aq)

  6. Equilíbrio Ácido Base • Ácidos fracos e constantes de ionização dos ácidos HA(aq) + H2O (l) D H3O+(aq) + A-(aq) ou HA(aq) D H+(aq) +A-(aq) Percentagem de ionização • Fases fracas e constantes de ionização das bases são tratadas como ácidos fracos NH3(aq)+H2O(l) D NH+4(aq)+OH-(aq)

  7. Relação entre a constante de ionização de um ácido e da sua base conjugada CH3COOH(aq) D H+(aq)+CH3COO-(aq) A base conjugada CH3COO-(aq)+H2O(l) D CH3COOH(aq)+OH-(aq)

  8. Ácidos dipróticos e polipróticos H2CO3(aq) D H+(aq) + HCO3-(aq) HCO3- (aq) D H+(aq) + CO32- (aq)

  9. Propriedades Ácido-Base dos Sais • Hidrólise salina: descreve a reacção de um anião ou de um catião de um sal, ou de ambos, com a água. A hidrólise de um sal em geral afecta o pH da solução. • sais que produzem soluções neutras: NaNO3(aq) D Na+(aq)+NO3- (aq) • sais que produzem soluções básicas: CH3COONa(s) D Na+(aq)+CH3COO-(aq) CH3COO-(aq)+H2O D CH3COOH(aq)+OH-(aq) • sais que produzem soluções ácidas: NH4Cl(aq)DNH+4 + Cl- NH+4 + H2ODNH3+H3O+ • sais em que o catião e o anião se hidrolisam • Kb>Ka. Se Kb do anião é maior do que Ka do catião, então a solução deve ser básica, porque o anião se hidrolisa em maior extensão do que o catião. No equilíbrio haverá mais iões OH- do que iões H+. • Kb<Ka. Inversamente se Kb do anião é menor do que Ka do catião, então a solução deve ser ácida, porque o catião se hidrolisa em maior extensão que o anião; • Ka  Kb. Se Ka é aproximadamente igual a Kb, a solução será práticamente neutra.

  10. Efeito do ião comum (Def): é o deslocamento do equilibrio causado pela adição de um composto que contém um ião em comum com a substância dissolvida. É um caso especial de principio de Le Chatelier. Soluções tampão (Def): é uma solução de um ácido ou de uma base fraca (1) e do seu sal (2). Tem a capacidade de resistir, sem variar o pH, à adição de pequenas quantidades de ácidos e bases. Curva de distribuição do H2CO3 e HCO3- em função do pH.

  11. Estudo quantitativo das titulações ácido-base Titulação (def.): é o processo laboratorial através do qual se determina a concentração de uma solução utilizando outra de concentração conhecida. Como varia o pH de uma solução durante uma titulação? 1º Caso: Ácido forte/base forte; Ex: HCl/NaOH

  12. 2º Caso: Ácido forte/base fraca; Ex: HCl/NH3 3º Caso: Àcido fraco/base forte; Ex: CH3COOH/NaOH

  13. O ponto final ou o ponto de equivalência numa titulação ácido-base é muitas vezes assinalado por uma mudança na côr de indicador ácido-base. O indicador é usualmente um ácido (ou base) orgânica fraco que apresenta cores diferentes nas formas ionizada e não ionizada. A forma está relacionada com o pH da solução em que o indicador é dissolvido Indicadores ácido-base

More Related