E N D
TIPOS DA CIDADE Atores, atrizes, comerciantes, vendedores, trabalhadores, lavadeiras, vagabundos, sofredores, carnavalescos, jogadores, esportistas, príncipes, abandonados, intelectuais, amparados, pensadores, nobres, filósofos, alienados, músicos, bêbados, poetas, contempladores, boêmios, acidentados, etc. O cotidiano na Cidade do Rio de Janeiro de outrora. ** 100 flagrantes ** desdobrados em 351 detalhes 1840 – 1905 Parte I Pesquisa de imagens, formatação e texto: Cau Barata (Carlos Eduardo de Almeida Barata) – 20.12.2008
1840 1850 Grupo de pessoas na frente do Paço Imperial – 1840. Considerado o primeiro daguerreótipo feito na América do Sul, datado de 17.01.1840, e talvez o primeiro registro fotográfico de uma cena de rua no Rio de Janeiro. Foto: Abade Comptes. Lavadeiras no Chafariz do Mestre Valentim, no Largo do Paço (hoje Praça XV) - Foto: R. H. Klumb.
1860 Trabalhadores, com suas carroças, na rua Direita (hoje rua Primeiro de Março) - Foto: Casa Leuzinger. O magistral João Caetano, falecido em 1863.
1862 1860 Passeio Público – Foto: Revert Henrique Klumb. Apreciando a paisagem, da janela de sua casa, em um dos vãos do Aqueduto da Carioca – Foto: Rafael Castro y Ordoñez. Casal passeando no Jardim Botânico – Foto: Rafael Castro y Ordoñez. A mesma casa vista do alto, em 1858 – Foto: Victor Frond. Conversando na ponte do Passeio Público – Foto: Rafael Castro y Ordoñez.
1862 1864 Raro registro fotográfico de um ritual de cultura africana - Congada. Foto: Arsênio da Silva. Curiosos, nos janelões do Paço Imperial, assistindo a um desfile por ocasião do casamento da Princesa Isabel com o Conde d`Eu – Foto: Arsênio da Silva . Dois amigos caminhando, solitários, na imensidão do grande pátio (Largo do Paço, hoje Praça XV) defronte ao Paço Imperial – Foto: Camillo Vedani.
1865 1840-1865 João Caetano em 1854 Fotos 1840-1865: Abade Louis Comptes, George Leuzinger (1813-1892), Jean-Victor Frond (1821-1881), Revert Henrique Klumb (183?-c1886), Arsênio Cintra da Silva (1833-1883), Rafael Castro y Ordoñez (1834-1865) e Camillo Vedani. Praça Quinze, no Centro – Foto: George Leuzinger.
1865 Confeccionando Cestos Barbeiro Verdureira Vendedora ambulante Fotos: Christiano Júnior Crianças brincando na porta de casa, à Rua Silveira Martins (antiga Rua do Príncipe), no Flamengo – Foto: George Leuzinger.
1877 1880 Trabalhadores, vendedores e carroças no principal logradouro da Cidade: rua Primeiro de Março. Foto: Marc Ferrez. Bonde de tração animal na Praia de Botafogo – Foto: Marc Ferrez. Estação das Barcas – Foto: Marc Ferrez. Carroça na rua Primeiro de Março parada defronte à Igreja do Carmo – Foto: Marc Ferrez. Um dia movimentado no Mercado de Peixes próximo à Praça XV, Centro – Foto: Marc Ferrez.
1880 1880 Fotografia original. Piloto da Barra conduzindo uma embarcação, na entrada da Baía de Guanabara, entre a Fortaleza de Santa Cruz e o Pão de Açúcar – Foto: Marc Ferrez. Meditando no Campo de Santana, no Centro – Foto: Marc Ferrez.
1880 1880 Pescando na Praia de Botafogo – Foto: Marc Ferrez. Cenas de uma tarde, como muitas, no Mercado Público do Cais Pharoux (Praça XV), no Centro – Foto: J. Gutierrez. Puxador de carrocinha, levando um tonél, na linha dos trilhos dos bondes. A cena acontece na rua Primeiro de Março, no Centro – Foto: Marc Ferrez. Meditando e pescando no Campo de Santana e na Praia de Botafogo – Fotos: Marc Ferrez. Consumindo no quiosque do Largo São Francisco de Paula, no Centro. Foto: Marc Ferrez.
Com a presença da Família Imperial 1882 1885 1887 1888 Multidão concentrada no Campo de Santana, no dia 13 de maio de 1888, para participar da monumental missa campal em Ação de Graças em comemoração à Abolição da Escravatura – Foto: Luiz Ferreira. Escravos em um campo de secagem de café, talvez em Jacarepaguá, pondendo ser em Sapopemba (Deodoro), onde também esteve o fotógrafo, sob contrato, para registrar uma lavoura de café – Foto: Marc Ferrez. Embarcação na enseada de Botafogo, quase defronte a Igreja do Colégio Imaculada Conceição, carregando sal para o barco São Pedro – Foto: Marc Ferrez. A Família Imperial em 1887: Conde d´Eu e a Princesa Isabel com três filhos; D. Pedro II, D. Teresa Cristina e o Príncipe Pedro Augusto – Foto: Alberto Henschel.
1890 Trabalhadores, transeuntes e os tradicionais ambulantes do Largo da Carioca, no Centro – Foto: Marc Ferrez. Contemplando a enseada de Botafogo – Foto: Marc Ferrez.
1890 1890 Vendedor de pássaros na Praça XV, próximo ao Mercado Municipal – Foto: Marc Ferrez. 1890 Vendedor de pássaros na Praça XV, próximo ao Mercado Municipal – Foto: Marc Ferrez. Fotógrafos, nas Paineiras, admirando o Corcovado – Foto: Marc Ferrez.
1895 1894 Pic-nic no Corcovado – Foto: Juan Gutierrez. Vendedores de frutas. Vendedores de jornais com exemplares de O Paiz e de A Notícia – Foto: Marc Ferrez. Vila de pescadores no canto de Copacabana (hoje Posto 6) – Foto: Marc Ferrez. Tipos da Cidade – Fotos: Marc Ferrez.
Final do século XIX 1890-1900 Grupo de crianças e carregadores, no trecho final da antiga Rua do Hospício (atual Buenos Aires), no Centro – Foto: Augusto Malta. Grupo de amigos gazeteando na Praia Vermelha, na Urca. Um desocupado, vendo a vida passar, encostado em um poste diante do Paço Imperial.
1901 1902 Membros da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, na Penha. Procurando peixes na Baía de Guanabara. Santa Teresa em festa. Um leilão de prendas no Largo das Neves. Pequeno engraxate: típico menino do princípio do século XX.
1903 1904 1902 Jogadores de xadrex. Comissão brasileira, do mach de xadrex, cuja primeira partida foi jogada a 18 de agosto de 1902, no Club dos Diários. Da direita para a esquerda estão os Srs. Luiz Soares, comendador Artur Napoleão, Dr. J. Caldas Viana, Dr. Teófilo Torres, Heitor Bastos, Dr. Godofredo Cunha e Dr. W. Hentz. Grupo de atores encenando, no dia 13 de maio de 1902, no Teatro Lucinda – cena: apoteóse do episódio alegórico à lei áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. Cenas de um cortiço na Rua da Alfândega, no Centro. Uma tarde, em um dia de semana, na rua Uruguaiana, defronte à Igreja do Rosário, no Centro.
1904 25 de Dezembro de 1904 – Ceia de Natal da Família Silva Campos / Reis Teixeira (meus bisavós maternos – Cau Barata)., no Rio de Janeiro. Teatro ao ar livre, apelidado de chopp berrante, no Passeio Público, no Centro, onde, à noite, exibiam-se cançonetistas acompanhados ao piano. Grupo de pessoas passando a tarde na varanda de um velho casarão do Morro do Castelo. Observador na sacada de uma loja, na rua do Ouvidor, no Centro – Foto: Augusto Malta.
1904 1905 Uma corista posando. Trabalhador no cais do porto. A atriz Eleonora Duse. Lanchando na pracinha do Alto da Boa Vista. Cenas raras no Morro do Castelo: nas ruas e interiores. Antigo restaurante da boemia, na rua General Câmara, no Centro – Foto: Augusto Malta.
1905 Interior de uma casa no Morro do Castelo: grupo jogando bisca, jogo de cartas que utiliza-se do baralho espanhol (de 40 cartas). Crianças brincando com bolas de gude no Morro do Castelo: jogando “buraca”. Velha africana, descansando na porta de sua casa, no alto do Morro do Castelo. Alegria da meninada na chegada da quitandeira. Interior de uma casa no Morro do Castelo: descansando na hora do almoço. A festa da criançada e tipos de rua, na chegada do vendedor de frutas. Cenas raras no Morro do Castelo: nas ruas e interiores.
Presidente Rodrigues Alves, no dia chuvoso de 15 de novembro de 1905, inaugurando a Avenida Central (hoje Avenida Rio Branco). 1905 Velha africana, descansando na porta de sua casa, no alto do Morro do Castelo. Cenas raras no Morro do Castelo: nas ruas e interiores.
1905 Presidente Rodrigues Alves, no dia chuvoso de 15 de novembro de 1905, inaugurando a Avenida Central (hoje Avenida Rio Branco). Um solitário, na esquina, afastando-se do edifício do Clube Naval, situado no outro lado da rua - Foto: Augusto Malta. Crianças aprendendo em uma escola. Grupo de pessoas na porta de um Café e Bilhar, da rua Frei Caneca, esquina com o Campo de Santana. Crianças ouvindo pela primeira vez o som de um fonógrafo. Crianças brincando na Praia da Saudade (desaparecida - hoje Iate Clube).
1905 A cena do divã da Dalila. Lucinda na “Princeza Georges” “Princeza Falconière”, da Dalila “Margarida do romance de Lucinda em “Família Americana” uma moça pobre” Lucinda na “Téte de Linotte ” Lucinda na “Princeza Bagdad” Crianças brincando na Praia da Saudade (desaparecida - hoje Iate Clube). A atriz Lucinda Simões (1850-1928), atuando no Rio de Janeiro, em diversos papéis.
1860 1905 1905 Grupo de cientistas reunido nas Paineiras. Debruçado sobre o peitoril da Fonte dos Jacarés, no Passeio Público, Centro. O mesmo grupo reunido no Corcovado e, suas famílias, em segundo plano. Dois momentos no Passeio Público.
FIM DA PRIMEIRA PARTE 1858-1905 Pesquisa, formatação e texto: Cau Barata 20.12.2008 – 08.01.2009 O cotidiano na Cidade do Rio de Janeiro de outrora. ** 100 flagrantes **