130 likes | 302 Views
OS DOIS CAMINHOS. Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26).
E N D
OS DOIS CAMINHOS Ponho diante de vós hoje a bênção ou a maldição (Dt 11,26)
15«Repara que coloco hoje diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. 16Assim, ordeno-te hoje que ames o Senhor, teu Deus, que andes nos seus caminhos, que guardes os seus mandamentos, preceitos e sentenças. Assim viverás, multiplicar-te-ás e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra em que vais entrar para dela tomar posse. 17Mas se o teu coração se desviar e não escutares, se te deixares arrastar e adorares deuses estranhos e os servires, 18declaro-vos hoje que, sem dúvida, morrereis; os vossos dias não se prolongarão na terra na qual ides entrar, passando o Jordão, para dela tomar posse.» (Dt 30,15-18)
26Vede: proponho-vos hoje a bênção ou a maldição: 27a bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos prescrevo; 28a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor, vosso Deus, e vos afastardes do caminho que hoje vos indico, para seguirdes deuses estrangeiros que não conheceis.» (Dt 11,26-28)
1Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem toma parte na reunião dos libertinos;
2antes põe o seu enlevo na lei do Senhor e nela medita dia e noite.
3É como a árvore plantada à beira da água corrente: dá fruto na estação própria e a sua folhagem não murcha; em tudo o que faz é bem sucedido.
4Mas os ímpios não são assim! São como a palha que o vento leva.
5Por isso, os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores, na assembleia dos justos.
6O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à perdição.
27Enquanto Ele falava, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse: «Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!» 28Ele, porém, retorquiu: «Felizes, antes, os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática.» (Lc 11,27-28)
Senhor, que no Vosso Filho nos indicastes o caminho da verdade e da vida, fazei que, meditando dia e noite na vossa lei, encontremos a luz da vossa verdade, e a força da água da vida nos faça produzir frutos de vida eterna. Por Cristo, Nosso Senhor …