301 likes | 1.11k Views
Ciclo Biológico Humano. Ciclo de Vida Humano. Diplofase. Haplofase. Cariótipo Humano. Cromossomas Sexuais. Cromossomas Somáticos. Sistema Reprodutor Humano. O sexo de um indivíduo é determinado, geneticamente, de acordo com os cromossomas sexuais que se encontram no ovo. .
E N D
Ciclo de Vida Humano Diplofase Haplofase
Cariótipo Humano Cromossomas Sexuais Cromossomas Somáticos
Sistema Reprodutor Humano O sexo de um indivíduo é determinado, geneticamente, de acordo com os cromossomas sexuais que se encontram no ovo. As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se a partir de tecidos embrionários idênticos. Assim sendo, o desenvolvimento embrionário inicial é semelhante em ambos os sexos, e só a partir da 7.ª semana de vida começa a ocorrer a diferenciação dos órgãos sexuais.
Aparelho Reprodutor Masculino
Aparelho Reprodutor Masculino Gónadas: testículos. Vias genitais: epidídimos, canais deferentes e uretra. Glândulas anexas: vesículas seminais e próstata. Órgãos genitais externos: pénis e escroto. O sistema reprodutor masculino é constituído por:
Aparelho Reprodutor Masculino Visão geral do aparelho reprodutor masculino. Vesículas seminais Tecidos esponjosos e cavernosos do pénis Uretra Escroto ou bolsa escrotal
Órgãos ovóides localizados no exterior da cavidade abdominal. São responsáveis pela produção de testosterona (hormona masculina) que permite o desenvolvimento dos órgãos genitais e dos caracteres sexuais secundários, como: Estimulam os folículos pilosos para que façam crescer a barba masculina e os pêlos púbicos. Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz. Produzem o aumento de massa muscular durante a puberdade. Gónadas: testículos
São dois tubos enovelados que se situam no bordo posterior dos testículos. São órgãos onde se acumulam os espermatozóides e onde ocorre a sua maturação. Vias genitais Epidídimos
Canais com cerca de 40 cm de comprimento, continuando os epidídimos. Cada um deles penetra no abdómen, atravessa a próstata e abre, finalmente, na uretra. Vias Genitais Canais Deferentes
Por que razão não existe mistura de urina com esperma? R: Os músculos na entrada da bexiga contraem-se durante a erecção para que nenhuma urina entre no esperma e nenhum esperma entre na bexiga. Vias Genitais É comummente um canal destinado para a urina e para o esperma, ao qual se ligam os canais deferentes. Uretra Atravessa o pénis, abrindo na extremidade deste órgão.
Duas glândulas, sendo cada uma delas constituída essencialmente por um tubo enovelado intensamente enrolado sobre si mesmo. Segregam o líquido seminal (líquido que contém frutose e serve de nutriente aos espermatozóides), que é armazenado no seu interior, sendo eliminado na ejaculação. Glândulas Anexas Vesículas Seminais
Glândulas Anexas Glândula localizada abaixo da bexiga, cujos canais excretores se abrem na uretra. Próstata Elabora o líquido prostático expulso na ejaculação.
Principal órgão do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: corpos cavernosos e corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). Estrutura externa do pénis. Estrutura interna do pénis. Órgãos Genitais Externos - Pénis A extremidade mais saliente do pénis constitui a glande, que é recoberta por uma pele fina, o prepúcio.
Bolsa onde estão contidos os testículos. Qual a função do escroto ou bolsa escrotal? Termorregulação Órgãos Genitais Externos - Escroto Regular a temperatura, afastando os testículos do corpo, de forma a manter a temperatura mais baixa relativamente à cavidade abdominal, imprescindível à formação dos espermatozóides.
Aparelho Reprodutor Feminino
O sistema reprodutor feminino é constituído por: Gónadas: ovários. Vias genitais: trompas de Falópio, útero e vagina. Glândulas anexas: --------------------------------- Órgãos genitais externos: (vulva – lábios, clitóris e orifício genital). Aparelho Reprodutor Feminino
Representação esquemática dos órgãos genitais externos. Representação esquemática dos órgãos genitais internos. Aparelho Reprodutor Feminino
Gónadas: ovários Estrutura de um ovário. Órgãos em forma de amêndoa, localizados na cavidade abdominal, onde são formados os gâmetas (óvulos). Produzem estrogénio e progesterona, hormonas sexuais femininas.
Vias Genitais: Trompas de Falópio Canais com 12 a 14 cm de comprimento, que se estendem desde cada um dos ovários até à parte superior do útero. Iniciam-se por uma porção em forma de funil - pavilhão - que envolve parcialmente o ovário.
Vias Genitais: Trompas de Falópio O seu epitélio de revestimento é formado por células ciliadas e os batimentos dos cílios microscópicos e os movimentos peristálticos impelem o gâmeta feminino até o útero.
É possível distinguir duas partes:a superior ou corpo, mais volumosa onde desembocam as trompas de Falópio; a inferior, mais estreita, chamada colo ou cérvix que comunica com a vagina. Representação esquemática do útero. Vias Genitais: útero Órgão musculoso e oco revestido por uma membrana mucosa chamada endométrio. Corpo Cérvix
Canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Vias Genitais: vagina Contém de cada lado de sua abertura, porém, internamente, duas glândulas, que secretam um muco lubrificante. A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o hímen - que fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal.
Representação dos órgãos genitais externos. Órgãos Genitais Externos Lábios Pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas - os grandes lábios. Pregas cutâneo-mucosas que envolvem a entrada da vagina - os pequenos lábios.
Representação dos órgãos genitais externos. Órgãos Genitais Externos Clitóris Pequeno órgão de grande sensibilidade, localizado sobre uma depressão na qual se abrem o orifício urinário e genital. É formado essencialmente por tecido esponjoso.
Órgãos Genitais Externos Representação dos órgãos genitais externos. Orifício genital Orifício que corresponde à abertura da vagina.