1 / 31

Trabalho e Energia

Trabalho e Energia. É uma forma de energia. W. É uma grandeza escalar. Unidade:. JOULE. F. W. x. Força. W. Deslocamento. Não ser perpendicular. W = F x Δ x x cos a. V. F. W motor. V. F. W resistente. F. F. D E. W. x. x. W = D E. Introdução.

cianna
Download Presentation

Trabalho e Energia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Trabalho e Energia

  2. É uma forma de energia W É uma grandeza escalar Unidade: JOULE

  3. F W x Força W Deslocamento Não ser perpendicular W = F xΔx xcos a

  4. V F W motor

  5. V F W resistente

  6. F F DE W x x W = DE

  7. Introdução • As Leis de Newton os permitem analisar muitos tipos de movimento. Mas, sua análise muitas vezes é complicada, exigindo detalhes que simplesmente desconhecemos.

  8. Há muito tempo, percebeu-se que existe uma outra técnica, mais poderosa, para a análise dos movimentos. Esta outra técnica envolve a energia.

  9. Definição • O trabalho é a energia transferida para ou de um objeto por meio de uma força atuando no objeto. A energia transferida para o objeto é um trabalho positivo, e a energia retirada do objeto é um trabalho negativo.

  10. Trabalho • Se você acelera um objeto aplicando ao objeto uma força, você aumenta sua velocidade e, portanto, a sua energia cinética. • Esta variação de energia cinética diz que a força transferiu energia de você para o objeto. • Em tal transferência de energia por meio de uma força, diz-se que a força realiza trabalho.

  11. Formas fundamentais de energia As diferentes designações atribuídas à energia correspondem apenas a duas formas fundamentais de energia: • Energia cinética que está associada ao movimento. Esta é a energia que associamos ao vento, à água em movimento, à corrente eléctrica no circuito, ao som e à agitação das partículas do ar junto de um aquecedor. • Energia potencial que corresponde à energia armazenada em condições de poder ser utilizada. Esta é a energia acumulada numa bateria, nos alimentos e nos combustíveis.

  12. UNIDADES DE ENERGIA

  13. Energia Cinética • É definida como a energia associada ao estado de movimento de um objeto. • Quanto mais rapidamente um objeto estiver se movendo, maior será sua energia cinética. • Calcula-se:

  14. Energia cinética O automóvel em movimento, a criança que corre e a pedra a rolar têm energia cinética. Qualquer corpo em movimento possui energia cinética!

  15. Energia Potencial • É definida como a energia associada ao estado de posição de um objeto. • Quanto mais alto estiver, maior será sua energia potencial. • Calcula-se:

  16. ENERGIA POTENCIAL DE GRAVIDADE

  17. PEDRA “ENERGIZADA”

  18. Energia potencial O alpinista possui energia armazenada pelo fato de estar a ser atraído pela Terra. Essa energia que não se está a manifestar mas que pode vir a manifestar-se se cair, designa-se por energia potencial gravítica.

  19. Energia potencial O boneco dentro da caixa tem energia armazenada. Esta energia manifesta-se quando o boneco salta e designa-se por energia potencial elástica.

  20. ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA

  21. ENERGIA MECÂNICA

  22. A energia cinética depende de quê? Se duas pedras, com a mesma massa, forem atiradas contra uma parede com velocidades diferentes, qual provocará mais danos? A pedra que provoca maior estragoé a que possui maior velocidade porque tem uma energia cinética maior.

  23. A energia cinética depende de quê? Se duas pedras, de massas diferentes, forem atiradas contra uma parede com a mesma velocidade, qual provocará maior estrago? A pedra que provoca maior estrago é a que possui maior massa porque tem uma energia cinética maior.

  24. A energia potencial gravítica depende de quê? Se deixarmos cair uma pedra, em qual dos três níveis vai causar maior estrago? A pedra produz mais estragos quando cai do nível 3 porque como cai de uma altura maior tem uma energia potencial gravítica maior.

  25. A energia potencial gravítica depende de quê? Se deixarmos cair duas pedras de massas diferentes mas da mesma altura, qual vai causar maior estrago? A pedra de maior massa produz mais estragos porque tem uma energia potencial gravítica maior.

  26. Energia cinética e energia potencial • A energia cinética depende da massa e da velocidade. Maior massa Maior energia cinética Maior velocidade • A energia potencial gravítica depende da massa e da altura. Maior massa Maior energia potencial gravitacional Maior altura • A energiapotencial elástica depende da deformação. Maior deformação Maior energia potencial elástica

  27. Trabalho realizado por uma força de mola

More Related