190 likes | 459 Views
SENSORIAMENTO REMOTO. Mosar Faria Botelho. SENSORIAMENTO REMOTO. De um modo geral, o Sensoriamento Remoto pode ser definido como:
E N D
SENSORIAMENTO REMOTO Mosar Faria Botelho
SENSORIAMENTO REMOTO De um modo geral, o Sensoriamento Remoto pode ser definido como: “O conjunto de técnicas que permite obter informações de um objeto sem necessidade de ter contato direto com ele, realizado através da detecção da energia eletromagnética dele proveniente”. Uma definição mais específica define o sensoriamento remoto como: “O conjunto de técnicas de aquisição, processamento e interpretação de imagens obtidas desde aviões ou satélites, nas quais é registrado algum aspecto da interação entre a matéria e a energia eletromagnética.”
Princípio Físico A luz visível ou luz branca é um conjunto de ondas, com diferentes freqüências e comprimentos, que nosso cérebro traduz como cores. Portanto, cada cor identificada corresponde a uma determinada onda eletromagnética, com freqüência e comprimento característicos. O conjunto de todas as ondas eletromagnéticas compõe o Espectro Eletromagnético, no qual as ondas estão ordenadas segundo sua freqüência e catalogadas em grupos ou regiões com características semelhantes.
Tipos de satélites orbitais Sensor Passivo – o sensor capta a energia originada de uma fonte externa ao sistema sensor. Os sistemas de sensoriamento remoto óptico-passivo operam principalmente nas regiões do espectro visível e infravermelho do espectro eletromagnético, já a maioria dos sistemas sensores ativos como os sistemas de RADAR, trabalham na região das microondas.
Características Técnicas das Imagens ■ Resolução Espacial – Tamanho do pixel. ■ Resolução Temporal – Tempo para percorrer uma volta ao redor da terra. ■ Resolução Espectral – Quantidade de bandas a representar no espectro eletromagnético. ■ Resolução Radiométrica – Quantidade de pixels disponíveis para representar uma assinatura.
Problemas Sombra
Problemas Oscilação dos satélites