100 likes | 217 Views
A CARGA DE DOENÇA NOS MUNICÍPIOS CATARINENSES E SUA RELAÇÃO COM CONDIÇÕES DE VIDA. Coordenador: Prof. Dr. Jefferson Traebert (UNISUL) Equipe: Profª Drª Josimari Telino de Lacerda (UFSC) Profª Drª Maria Cristina Calvo (UFSC). Metodologia Aplicada.
E N D
A CARGA DE DOENÇA NOS MUNICÍPIOS CATARINENSES E SUA RELAÇÃO COM CONDIÇÕES DE VIDA Coordenador: Prof. Dr. Jefferson Traebert (UNISUL) Equipe: Profª Drª Josimari Telino de Lacerda (UFSC) Profª Drª Maria Cristina Calvo (UFSC)
Metodologia Aplicada Objetivo: Descrever a carga de doença, calculando-se os DALYs (Disability-Adjusted Life Years) nos municípios catarinenses e estudar sua relação com aspectos de condição de vida Métodos: -Estudo ecológico (9 macrorregiões catarinenses) -Dados secundários de mortalidade, morbidade e características sócio- econômicas -DALYs segundo: doenças infecciosas e parasitárias, maternas, perinatais e nutricionais; crônico degenerativas e causas externas DALY =YLL (mortalidade precoce) + YLD (anos vividos com incapacidade) -Comportamento dos DALYs segundo as macrorregiões de SC -Segundo diferenciais intermunicipais (agrupamento dos municípios em áreas homogêneas segundo condição de vida)
Resultados e Comentários Análise descritiva dos Anos de Vida Perdidos por Morte Prematura (YLL) por grupos de causa. Santa Catarina, 2005.
Impactos do projeto – Científico -A proposta de mensuração da carga da doença implica na integração em um mesmo indicador de componentes de morbidade e mortalidade. -O ineditismo a que este estudo se propõe a relacionar os DALYs com aspectos de condições de vida, a partir de identificação de áreas homogêneas no Estado. -A realização dessa pesquisa possibilita comparar o perfil epidemiológico das macrorregiões catarinenses com o perfil brasileiro, uma vez que utiliza a metodologia do Estudo de Carga de Doença no Brasil.
Impactos do projeto – Econômico/Social -Disponibilização para os serviços, gestores e técnicos de saúde, informações mais abrangentes, que envolvem o sofrimento e a incapacidade gerada pelas doenças. -Eventual evidenciação de diferenças de condições de saúde entre as regiões do Estado, que outros indicadores talvez não sejam sensíveis o suficiente para detectar.
Aplicabilidade para o SUS -O uso de instrumentos de mensuração do processo saúde doença adequados e apropriados, possibilita à Saúde Pública utilizar racionalmente os recursos disponíveis. -Todas as análises possibilitarão observar o potencial da carga de doença (DALY) e das áreas homogêneas em relação à condição de vida, como possíveis norteadores das políticas e ações de saúde para grupos prioritários no Estado de Santa Catarina.
Produção Científica Artigos científicos em elaboração: 1- Descrição do YLL no Estado de Santa Catarina 2- Análise do YLL em SC em 12 anos 3- Análise comparativa do YLL e APVP 4- Descrição do DALY em SC 5- O DALY e sua relação com condições de vida
Análise do componente de morbidade YLD Cálculo do DALY Análise regional de condição de vida Análise comparada do DALY segundo condição de vida