460 likes | 795 Views
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM957261-7823-FAMILIAS+VIVEM+DRAMA+POR+CAUSA+DAS+CHUVAS+NO+RS,00. html http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM954852-7823-TEMPORAL+ATINGE+SAO+PAULO+NO+FIM+DA+TARDE,00. html.
E N D
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM957261-7823-FAMILIAS+VIVEM+DRAMA+POR+CAUSA+DAS+CHUVAS+NO+RS,00.html http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM954852-7823-TEMPORAL+ATINGE+SAO+PAULO+NO+FIM+DA+TARDE,00.html
1. TEMPERATURA ATMOSFÉRICA MARITIMIDADE ALTITUDE CONTINENTALIDADE LATITUDE
ALTITUDE ALTITUDE TEMPERATURA LATITUDE (zonas térmicas da Terra) LATITUDE TEMPERATURA
MARITIMIDADE Áreas próximas ao oceano apresentam temperaturas mais elevadas, pois o oceano retém mais calor durante o dia.
CONTINENTALIDADE Já os continentes perdem calor mais rapidamente, portanto regiões mais afastadas do mar apresentam temperaturas menores, é a continentalidade.
2. PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO ALTITUDE A LATITUDE E A TEMPERATURA TAMBÉM INFLUENCIAM A PRESSÃO
3. VENTOS Porções da atmosfera em movimento devido a diferenças de pressão.
CLASSIFICAÇÃO DOS VENTOS 1. Ventos Constantes 2. Ventos Alísios: deslocam-se dos trópicos para o Equador. 3. Ventos Contra-Alísios: deslocam-se do Equador para os trópicos. 4. Polares: vão dos pólos para a região intertropical ou temperada.
Pólo Temperatura Anticiclonal Polar Pressão Contra-Alísios Câncer Alísios Temperatura Equador Ciclonal Pressão Capricórnio Temperatura Anticiclonal Polar Pressão Pólo
Ventos Periódicos: deslocam-se alternadamente entre duas regiões. Exemplo: brisas e as monções. Ventos Locais: sopram sempre na mesma região. Exemplo: minuano, no sul do Brasil.
4. UMIDADE ATMOSFÉRICA Umidade Absoluta: quantidade de vapor de água existente na atmosfera em dado momento. Umidade Relativa: quantidade de partículas de vapor de água (percentual) que a atmosfera consegue ter naquele dado momento.
Ponto de Orvalho: capacidade de a atmosfera reter partículas de vapor de água. Se a temperatura diminui, o ponto de orvalho tb diminui, ocasionando precipitações. Líquida: neblina, orvalho, chuva. Sólida: granizo, neve, geada.
CORRENTES MARÍTIMAS SÃO VERDADEIROS “RIOS” QUE CORREM DENTRO DOS OCEANOS, COM CARACTERÍSTICAS DISTINTAS, SENDO QUENTES OU FRIAS
EXEMPLO CORRENTE QUENTE CORRENTE DO GOLFO: AMENIZA O FRIO NO NORTE DA EUROPA, PROVOCANDO AINDA AUMENTO DE PLUVIOSIDADE.
EXEMPLO CORRENTE FRIA CORRENTE DO PERU: RESPONSÁVEL POR ÁREAS ÁRIDAS NO PERU, JÁ QUE ESSA CORRENTE CONDENSA AS NUVENS AINDA NO OCEANO. ERRO NO MAPA DA P. 09
ALTERAÇÕES EM CORRENTES MARÍTIMAS PODEM MODIFICAR O CLIMA E ALTERAR A ECONOMIA DE DETERMINADA REGIÃO.
EL NIÑO: SE ORIGINA NO PACÍFICO EQUATORIAL E SE ESTENDE A TODO O GLOBO, CAUSANDO SECAS E INUNDAÇÕES.
O FENÔMENO EL NIÑO PODE SER ENTENDIDO COMO UM AQUECIMENTO ANORMAL DAS ÁGUAS NA COSTA OESTE DA AMÉRICA DO SUL.
A CORRENTE DE HUMBOLDT ALTERA SEU REGIME DE ATUAÇÃO, CAUSANDO INUNDAÇÕES (SUL) E SECAS (NORDESTE) E PREJUDICANDO A AGRICULTURA.
RECENTEMENTE FOI IDENTIFICADO O FENÔMENO LA NIÑA, EM QUE OCORRE O RESFRIAMENTO ANORMAL DAS ÁGUAS DO OCEANO PACÍFICO, DIMINUINDO AS CHUVAS NO BRASIL.
O EL NIÑO E A LA NIÑA SÃO FENÔMENOS NATURAIS, PORTANTO O HOMEM PODE APENAS SE PREVENIR DE SEUS EFEITOS NEGATIVOS.
LISTOSFERA HIDROSFERA BIOSFERA Energia Solar tem papel fundamental ATMOSFERA
Qualquer alteração nestas camadas, pode alterar profundamente o clima do Planeta e suas “peças”: a temperatura e as massas de ar.
MASSAS DE AR: bolsões na atmosfera com características de temperatura e umidade diferentes do restante da atmosfera.
As características das massas de ar dependem do local onde ela se formou e dos locais por onde passou.
A movimentação das massas de ar é a principal responsável pela sucessão dos tipos de tempo.
Das oito massas de ar da América do Sul, cinco atuam no Brasil: • Massa Equatorial Continental (mEc) 2.Massa Equatorial Atlântica (mEa) 3.Massa Tropical Continental (mTc) 4.Massa Tropical Atlântica (mTa) 5.Massa Polar Atlântica (mPa)
FRENTE FRIA: massa de ar frio avança sobre massa de ar quente. FRENTE QUENTE: massa de ar quente avança sobre massa de ar frio.
FORMA DA TERRA: GEÓIDE ILUMINAÇÃO DIFERENCIADA EM VIRTUDE DA ESFERICIDADE DA TERRA TEMPERATURA LATITUDE
PRESSÃO TEMPERATURA TEMPERATURA PRESSÃO A TENDÊNCIA DAS MASSAS DE AR É IGUALAR ESSAS PRESSÕES, ESTABELECENDO UMA DINÂMICA ATMOSFÉRICA
ESTAS DIFERENÇAS DE PRESSÃO ESTABELECEM O DESLOCAMENTO DE MASSAS DE AR DE UM LOCAL PARA OUTRO
CLIMA EQUATORIAL ÚMIDO: controlado pela mEc, quente e chuvoso, chuvas de convecção. CLIMA LITORÂNEO ÚMIDO: controlado pela mTa, quente e chuvoso, chuvas orográficas ou de relevo.
CLIMA TROPICAL: controlado pela mEc, contribuindo para a ocorrência de chuvas frontais. No inverno, é controlado pela mPa, provocando queda da temperatura na região Centro-Oeste e Sudeste.
CLIMA TROPICAL SEMI-ÁRIDO: baixa pluviosidade e irregularidade na distribuição de chuvas. CLIMA SUBTROPICAL ÚMIDO: controlado pela mTa, com a ação da mPa no inverno. Chuvas bem distribuídas e queda da temp. no inverno, com geadas e até neve.