1.32k likes | 1.52k Views
Da Combinação de Cultura dos ROMANOS e BÁRBAROS nasce o FEUDALISMO’. O QUE ERAM OS FEUDOS?. “ Os Feudos eram terras “doadas” pelos SUSERANOS e administradas pelos VASSALOS em troca de FIDELIDADE e AJUDA MILITAR ”. A Sociedade FEUDAL.
E N D
Da Combinação de Cultura dosROMANOS e BÁRBAROSnasce o FEUDALISMO’
“Os Feudos eram terras “doadas” pelos SUSERANOS e administradas pelos VASSALOS em troca de FIDELIDADE e AJUDA MILITAR”
“Havia 3 GRUPOS SOCIAIS na época do FEUDALISMO, onde não havia MOBILIDADE SOCIAL”
NOBREZA • Formada por Reis, Condes, Marqueses e Duques, que se dedicavam principalmente á guerra e a defesa de seus territórios. • Formavam o grupo mais poderoso da sociedade feudal. • Eram eles quem possuíam a maioria dos feudos, e que ofereciam proteção aos camponeses que moravam em seus domínios, e em troca os senhores feudais exigiam uma série de OBRIGAÇÕES dos camponeses.
CLERO • Era dividido em ALTO CLERO e BAIXO CLERO. • Eram os representantes da Igreja Católica: Bispos, Monges, Padres, Frades e Cardeais • Os religiosos do Alto Clero eram de origem nobre. Esses religiosos possuíam muitas terras e ajudavam na administração dos feudos juntamente com a Nobreza, Além disso, eram os únicos letrados. • Os membros do Baixo Clero eram de origem pobre, e ficavam encarregados de prestar serviços e auxílios espirituais ás pessoas nas paróquias pequenas onde atuavam.
Camponeses • O grupo de camponeses era formado por SERVOS. Eles podiam usar algumas terras do feudo e, em troca deviam trabalhar para o SENHOR e permanecer, assim como seus filhos, para o resto da vida, além de cumprir uma série de medidas impostas pelos senhores feudais • Entre os Servos existiam os VILÕES, que eram descendentes dos antigos romanos, e eram proprietários de pequenos lotes de terra que os cediam para os senhores em troca de proteção, ao contrário dos Servos, os Vilões não deviam uma série de obrigações ao senhor como os servos.
“A maior parte do serviço nos feudos era feita pelos servos, mas a escravidão não havia acabado, o servo diferentemente do escravo não podia ser vendido.”
O MANSO SERVIL era a terra onde os servos podiam cultivar os principais alimentos da época, cevada, trigo, aveia, ervilha e uva.Os SERVOS tinham a Obrigação de entregar metade daquilo que produzissem para o SENHOR FEUDAL
O MANSO SENHORIAL era a terra para uso exclusivo do SENHOR FEUDAL, porém quem trabalhava nela eram os SERVOS, esse trabalho era feito 3 vezes por semana, e era uma das obrigações chamada de CORVÉIA.
AS TERRAS COMUNAIS eram os campos abertos que podiam ser utilizados por todos os moradores do feudo, essas terras eram formadas por bosques e matas, onde se caçava, se retirava a lenha e a madeira para as construções.
CORVÉIA Trabalho compulsório nas terras do senhor (manso senhorial) durante 3 dias da semana.
TALHA Parte da produção do servo deveria ser entregue ao nobre, geralmente um terço da produção.
BANALIDADE Tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do feudo, como o MOINHO, o FORNO, o CELEIRO, as PONTES.
CAPITAÇÃO Imposto pago por cada membro da família (por cabeça).
TOSTÃO DE PEDRO 10% da produção do servo era pago à igreja, utilizado para a manutenção da capela local.
CENSO Tributo que os vilões (pessoas que moravam na vila) deviam pagar, em dinheiro, para a nobreza.
TAXA DA JUSTIÇA Os servos e os vilões deviam pagar para serem julgados no tribunal do nobre.
MÃO MORTA Era o pagamento de uma taxa, em caso do falecimento do pai ou outro membro da família
ALBERNAGEM Obrigação do servo em hospedar o senhor feudal caso fosse necessário.
“As alianças estabelecidas entre a Igreja Católica e reis Germânicos resultaram na conversão de grande parte da população europeia para o cristianismo.Com o aumento de fiéis, aumentou também a influência, pois a população se submetia totalmente as regras impostas pela Igreja. Essa influência foi transformando a sociedade no geral e em aspectos culturais, como a Arte, em todas as formas”
http://taisluso.blogspot.com.br/2012/05/curiosidades-da-idade-media.htmlhttp://taisluso.blogspot.com.br/2012/05/curiosidades-da-idade-media.html
“No final do século XI, a Igreja Católica viu a necessidade de organizar expedições militares para RECONQUISTAR a TERRA SANTA”
“O motivo alegado por Urbano II para convocar a Primeira Cruzada em 1095, era expulsar os turcos que haviam conquistado a Palestina e dificultado as peregrinações dos cristãos aos lugares onde Jesus nasceu”
“O termo “CRUZADAS” não havia no momento em que aconteceram, eram usadas outras expressões como “GUERRA SANTA”.O termo surgiu depois e foi criado por seus próprios participantes que se denominavam “SOLDADOS DE CRISTO” que literalmente “Cruzavam” o Ocidente em direção ao Oriente.As peregrinações cresciam com o passar dos tempos, pois a Igreja passava a ideia de penitência e possível salvação, os Comerciantes europeus investiam nas cruzadas, pois tinham interesses em novas rotas comerciais”
"Um Cavaleiro Templário é verdadeiramente, um cavaleiro destemido e seguro de todos os lados, para sua alma, é protegida pela armadura da fé, assim como seu corpo está protegido pela armadura de aço. Ele é, portanto, duplamente armado e sem ter a necessidade de medos de demônios e nem de homens."
“Foi chamada também de Cruzada dos Nobres ou dos Cavaleiros. Ao pregar e prometer a salvação a todos os que morressem em combate contra os pagãos.”
Por volta de 1097, um exército de 30 mil homens, dentre eles muitos peregrinos, cruzou a Ásia Menor, partindo de Constantinopla.Godofredo de Bulhão, após longo cerco, conquistou Jerusalématacando uma guarnição fraca em 1099. A repressão foi violenta. Segundo o arcebispo Guilherme de Tiro, a cidade oferecia tal espetáculo, tal carnificina de inimigos, tal derramamento de sangue que os próprios vencedores ficaram impressionados de horror e descontentamento.
Assim que a tomada da cidade foi concluída, era necessário estabelecer um governo. A 22 de Julho, um realizou-se um concílio na Igreja do Santo Sepulcro. Raimundo IV de Toulouse foi o primeiro a recusar o título de rei, talvez tentando provar a sua piedade, mas provavelmente esperando que os outros nobres insistissem na sua eleição. Godofredo, que se tornara no nobre mais popular então foi escolhido, mas também recusou dizendo não ser digno de receber uma coroa na terra onde colocaram uma coroa de espinhos em jesus.