70 likes | 161 Views
E a esperança é uma virgem grávida de um mundo diverso. Só as mulheres , as mães , conhecem a espera, porque está inscrita físicamente nos seus corpos .
E N D
E a esperança é umavirgem grávida de um mundo diverso.Só as mulheres, as mães, conhecem a espera,porque está inscrita físicamente nos seuscorpos. Espera-se, não por umacarência, mas por umaplenitude,não por ausência a satisfazer, mas por umasuperabundância de vida que jápressiona. Espera-se para gerar: o vento do Espírito enche a vida. (ErmesRochi)
Lucas é o evangelista do novociclo litúrgico (C). É o mais universalista, o evangelho do Espírito, da misericórdia -com parábolaspróprias, como a do filho pródigo 15,11-32-,da salvação, dos pobres, da alegria, da mulher: apresentaum número de protagonistas femininasmuito superior a todos os outroslivros do Novo Testamento... A vida cristã, para Lucas, é o seguimento de Jesuscomtraços típicos como o caminho, a vigilância, a oração, e a alegria. Iniciamos um novociclo do ano litúrgico. Não se trata de voltar novamente ao ponto de partida depois de um percurso circular. É mais um seguir a direcçãorectilínea de uma flecha queaponta para a frente.
Naquele tempo, disseJesusaosseus discípulos: “Haverásinais no sol, nalua e nasestrelas e, naterra, angústia entre as nações, aterradas com o rugido e a agitação do mar. Os homensmorrerão de pavor, na expectativa do que vai suceder ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. Os “sinais” que menciona afectam a totalidade da criação (céu, sol, lua, estrelas, terra, mar). O que sucede no céu tem reflexo na terra. Na tradição apocalíptica, a catástrofe cósmica era o símbolo da queda de uma ordem social injusta, e da inauguração de um mundo novo: do triunfo do Messias e do início do reinado universal de Deus.Lucas apresenta este acontecimento como Boa Notícia. O objectivo não é provocar medo mas animar à alegria e à esperança.A nossa fé não se baseia em descrição de acontecimentos, mas na vinda de Jesus, que supõe a nossa definitiva libertação.
Então, hão-de ver o Filho do homemvirnumanuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisascomeçarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossalibertação está próxima. O evangelista põe na boca de Jesus estas palavras de ânimo e paz.Jesus vem. Que alívio! A humanidade pode passar por sofrimentos, a minha vida pessoal pode ter problemas e contratempos. Nada disso tem a última palavra. O decisivo para cada um de nós é o tempo que nos toca viver, que é a preparação imediata do encontro pessoal com Jesus.Convida-nos a levantar a cabeça, a não olhar para outro lado perante as necessidades das pessoas que nos rodeiam, a comprometer-nos para tornar possível e feliz a vida de todos.Esperar a vinda libertadora de Cristo compromete-nos a viver o presente libertando-nos e libertando.
Tende cuidado convosco, não suceda que os vossoscorações se tornem pesados pela devassidão, a embriaguês e as preocupações da vida, e essedianão vos surpreendasubitamente como umaarmadilha, pois ele sobreviverá sobre todos os que habitam a terrainteira. Os exemplos que Jesus coloca continuam a ser actuais.Cada pessoa sabe o que lhe polui a mente e o coração e a impede ter içada a antena para os valores do Espírito, para a autêntica felicidade.A preguiça? A rotina? A incoerência? O pessimismo? A infantilidade? A ambição? O consumismo? A falta de solidariedade? ...Não te conformes com o que não enche nem aquece o teu coração. É tempo de dar as melhores notícias. À tua volta necessitam uma palavra amável, um gesto de amizade, um ideal que entusiasme, uma mão estendida, uma graça que renove, um amor transbordante...
Portanto, vigiai e oraiem todo o tempo, para terdes a força de vos livrar de tudo o que vai acontecer e poderdes estar firmes napresença do Filho do homem. Esperar Jesus não significa fazer dissertações sobre o fim do mundo, mas viver o presente com lucidez, confiança e responsabilidade. Sem alarmismo nem conformismo. Compete-nos crer num futuro de plenitude, sem nos evadirmos do presente, e manter viva a esperança. É o tempo de quem vigia, confia, de quem se compromete, de quem ora e espera. Com a Boa Notícia no coração e na mão, continuamos com vontade uma viagemmaravilhosa que Deus nos oferece gratuitamente. Com o anúncio e a promessa da feliz chegada à Meta.
Cremos em Jesus de Nazaré, que não pregou leis nem sistemas, mas o Reino de Deus. Cremos em Jesus. À sua luz e com a sua força, podemos viver, trabalhar, sofrer e morrer neste mundo, de forma verdadeiramente humana, apoiados por Deus, empenhados até ao fim na luta pelo homem. Cremos em Jesus, esperamos o Reino que anunciou e comprometemo-nos em trabalhar sem descanso para levar todos os homens a este Reino. Hans Küng