1 / 19

O número de ouro

O número de ouro. As relações entre o número de ouro, a seqüência de Fibonacci, o Triângulo de Pascal, as Artes, a Natureza e o Cotidiano das Pessoas. Ilydio Pereira de Sá – USS / UERJ.

cree
Download Presentation

O número de ouro

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O número de ouro As relações entre o número de ouro, a seqüência de Fibonacci, o Triângulo de Pascal, as Artes, a Natureza e o Cotidiano das Pessoas. Ilydio Pereira de Sá – USS / UERJ

  2. Diz-se que um segmento de reta está dividido em duas partes, na razão áurea ou divina proporção, quando o todo está para a maior parte, na mesma razão em que esta parte está para a outra. Tal relação gera o valor 1,618034..., que é o irracional, denominado número de ouro. O número de ouro é representado pela letra grega  (Fi), em homenagem a Fídias (Phideas), famoso escultor grego, por ter usado a proporção de ouro em muitos dos seus trabalhos.

  3. 1) Inicialmente determina-se a mediatriz de AB, que corta o segmento no ponto O. 2) A partir de B, levanta-se uma perpendicular a AB. 3) Com centro em B e raio BO, determina-se o ponto C. 4) Traça-se o segmento CA. 5) Com centro em C e raio CB, determina-se D, sobre CA. 6) Com centro em A e raio AD, determina-se E, sobre AB. Finalmente tem-se que: AE é o segmento áureo de AB. Um Método para a divisão de um segmento AB, na razão áurea.

  4. JUSTIFICATIVA MATEMÁTICA DO MÉTODO

  5. O RETÂNGULO DE OURO

  6. No quadro Mona Lisa pode-se observar a proporção áurea em várias situações. Por exemplo, ao se construir um retângulo em torno de seu rosto, vê-se que este é um retângulo de ouro. Pode-se também subdividir este retângulo usando a linha dos olhos para traçar uma reta horizontal e tem-se novamente a razão de ouro. Pode-se continuar a explorar esta proporção em várias outras partes do corpo. As próprias dimensões do quadro formam igualmente um retângulo áureo. O RETÂNGULO DE OURO NAS ARTES

  7. Decompondo a figura num quadrado e num retângulo, o retângulo obtido tem as proporções de ouro. Curiosamente esta divisão permite que o retângulo de ouro enquadre as partes mais importantes da figura: o anjo e a jovem, se o quadrado for construído no lado direito ou no lado esquerdo, respectivamente.

  8. Construção do Retângulo de Ouro, a partir de um quadrado de lado unitário

  9. A ESPIRAL DE OURO

  10. A SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI A seguir será analisada uma importante seqüência, que está relacionada ao número de ouro e que surgiu de um curioso problema proposto pelo matemático Leonardo de Pisa (Fibonacci – Filho de Bonacci). Veja o seguinte problema: "Quantos pares ou casais de coelhos serão produzidos, por exemplo em um ano, começando-se com um só par, se em cada mês cada par gera um novo par, que se torna produtivo a partir do segundo mês?". Este problema considera que os coelhos estão permanentemente fechados num certo local e que não ocorrem mortes. A tabela a seguir mostra a progressão dos casais, até o mês 16.

  11. Listando a seqüência: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987... na margem dos seus apontamentos, ele observou que cada um dos números a partir do terceiro é obtido pela adição dos dois números antecessores, e assim pode-se fazê-lo em ordem a uma infinidade de números de meses. Esta seqüência é conhecida, atualmente, como a seqüência ou sucessão de Fibonacci.

  12. O TRIÂNGULO DE PASCAL, A SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI E O NÚMERO DE OURO O que tem a ver a seqüência de Fibonnacci com o triângulo de Pascal? Veja que interessante, a seqüência aparece através da soma de vários números binomiais (do triângulo de Pascal), localizados acima e ao lado direito do número anterior, veja abaixo:

  13. Existem diversas razões, envolvendo as medidas de um corpo humano, que também geram o número de ouro. Ao lado um esquema mostrando algumas dessas razões.

  14. Principalmente com os exemplos aqui mostrados, vê-se que a matemática está presente em todos os domínios científicos. Dos girassóis às imagens médicas mostradas nos eletrocardiogramas ou outros exames mais complexos, das flutuações da bolsa aos tornados, a matemática também mostra e evidência a sua unidade através de fenômenos da natureza. Mais do que uma ferramenta, mais do que uma linguagem comum a todas as culturas, a matemática é uma ciência, trazendo, cada vez mais, surpresas na compreensão do nosso Universo. Para concluir pode-se citar o grande Mestre Galileu Galilei: «O grande livro do Universo está escrito em linguagem matemática.» Galileu (1564-1642)

More Related