1 / 19

Física Experimental III Prof. Ms . Alysson Cristiano Beneti

FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos Bacharelado em Engenharia de Produção. Física Experimental III Prof. Ms . Alysson Cristiano Beneti . Aula 02 Campo Elétrico e Lei de Gauss. OURINHOS-SP 2013. Região de influência elétrica de um corpo eletrizado. E → Campo elétrico (N/C)

crevan
Download Presentation

Física Experimental III Prof. Ms . Alysson Cristiano Beneti

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos Bacharelado em Engenharia de Produção Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti Aula 02 Campo Elétrico e Lei de Gauss OURINHOS-SP 2013

  2. Região de influência elétrica de um corpo eletrizado.

  3. E → Campo elétrico (N/C) F → Força elétrica (N) q → Carga elétrica (C) Unidade no SI

  4. As Linhas de forças (ou de campo) são linhas imaginárias, tangentes aos vetores campo elétrico em cada ponto do espaço sob influência elétrica e no mesmo sentido dos vetores campo elétrico.

  5. Se Q>0 o vetor campo elétrico é de AFASTAMENTO Se Q<0 o vetor campo elétrico é de APROXIMAÇÃO

  6. 1) Calcule a intensidade do campo elétrico criado por uma carga Q = 5μC, no vácuo, em pontos situados a: a) 1 cm de Q b) 1 m de Q.

  7. OBS: vetor dA é perpendicular à superfície

  8. 1. Halliday (p.68) A superfície quadrada da figura abaixo tem 3,2mm de lado e está imersa em um campo elétrico uniforme de módulo E=1800N/C e com linhas de campo fazendo um ângulo de 35 com a normal, como mostra a figura. Tome esta normal como apontando para fora, como se a superfície fosse a tampa de uma caixa. Calcule o fluxo elétrico através da superfície. Como o campo é uniforme e a área está sobre uma superfície plana:

  9. Para representar vetores em 3 dimensões utilizamos um sistema triortogonal de eixos. Para representar um vetor, utilizamos o conceito de versor. Os versores são vetores unitários que representam outros vetores nos três eixos. Ex: Representa o vetor campo elétrico na direção do eixo x, para a direita (positivo) e com módulo 2N/C

  10. O produto escalar entre dois vetores é dado por: Aplicando aos versores do sistema triortogonal:

  11. Problema: Como determinar o valor de uma carga ou conjunto de cargas, sabendo o valor do fluxo elétrico criados por esta(s) cargas?

  12. Utilidade da Lei de Gauss: Se você conhece as características do campo elétrico de uma carga ou conjunto de cargas, é possível determinar a intensidade da carga total que cria tal campo elétrico.

  13. 2. Halliday (p.55, 57) Qual é a carga total envolvida por um cubo de aresta 2m com vértices A(1,0,0);B(3,0,0);C(3,0,2);D(3,2,2), submetido a um campo elétrico não uniforme da por Face direita: O vetor área A é sempre perpendicular à superfície e sempre aponta para fora. Assim, na face direita, o vetor dA aponta no sentido positivo do eixo x, assim:

  14. 2. Halliday (p.55) Continuação... Face esquerda: O vetor área A é sempre perpendicular à superfície e sempre aponta para fora. Assim, na face esquerda, o vetor dA aponta no sentido negativo do eixo x, assim:

  15. 2. Halliday (p.55) Continuação... Face inferior: O vetor área A é sempre perpendicular à superfície e sempre aponta para fora. Assim, na face inferior, o vetor dA aponta no sentido negativo do eixo y, assim:

  16. 2. Halliday (p.55) Continuação... Face superior: O vetor área A é sempre perpendicular à superfície e sempre aponta para fora. Assim, na face superior, o vetor dA aponta no sentido positivo do eixo y, assim:

  17. 2. Halliday (p.55) Continuação... Face frontal: O vetor área A é sempre perpendicular à superfície e sempre aponta para fora. Assim, na face superior, o vetor dA aponta no sentido positivo do eixo z, assim:

  18. 2. Halliday (p.55) Continuação... Face traseira: O vetor área A é sempre perpendicular à superfície e sempre aponta para fora. Assim, na face superior, o vetor dA aponta no sentido negativo do eixo z, assim:

  19. Halliday (p.69) Uma carga pontual de 1,8C está no centro de uma superfície gaussiana de 55cm de aresta. Qual é o fluxo através da superfície? R: 2,03.105N.m2/C 2. Qual é a carga total envolvida por um cubo com vértices A(0,0,0); B(3,0,0); C(3,0,3); D(3,3,3), submetido a um campo elétrico não uniforme da por R: 4,78.10-10C

More Related