1 / 1

Resultados

Efeito de doses de silício na inibição da germinação de uredósporos de Puccinia triticina . Fabiane Laís Bieler Iniciação Científica UFPR/TN – 2012/13 Vivian Carré Missio; Amanda Favetta. Resultados. Introdução

damien
Download Presentation

Resultados

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Efeito de doses de silício na inibição da germinação de uredósporos de Puccinia triticina.Fabiane Laís BielerIniciação Científica UFPR/TN – 2012/13Vivian Carré Missio; Amanda Favetta. Resultados Introdução A ferrugem da folha do trigo é provavelmente a mais importante doença fúngica que afeta esse cereal. A redução da incidência e severidade de doenças tem sido verificada em diversas espécies de plantas que possuem habilidade de acumular silício (Si) em seus tecidos, em sua grande maioria espécies de gramíneas (Datnoff & Rodrigues, 2005). Dentro desse contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito direto do Si sobre a germinação de uredósporos de P. triticina. pH 5,5 pH 7,5 Figura 1. Percentual de germinação de uredósporos de Puccinia triticina em função de doses de silicato de potássio em pH5,5. Figura 2. Percentual de germinação de uredósporos de Puccinia triticina em função de doses de silicato de potássio em pH7,5. pH 10,5 Metodologia Foram utilizadas as doses de 8, 20, 40 e 60 g L-1 de silicato de potássio com alteração do pH para 5,5 e 7,5 ou em pH normal (pH  10,5). O fungicida tebuconazol (2,5 g L-1) e água destilada estéril (pH 5,5; 7,5 e 10,5) serviram como tratamentos testemunhas. Uma alíquota de 40 µL da suspensão de uredósporos de P. triticina (1 mg de uredósporos mL-1) e outra de 40 µL de silicato de potássio e água destilada, e de fungicida foram colocadas em placas de Petri com meio ágar-água solidificado. Em seguida, as placas foram incubadas em câmara de crescimento a 20ºC, no escuro, e o percentual de germinação determinado 8 h após o início do teste, utilizando lactofenol para paralisar a germinação dos uredósporos. Figura 3. Percentual de germinação de uredósporos de Puccinia triticina em função de doses de silicato de potássio em pH10,5. Conclusão O silicato de potássio influenciou na germinação dos uredósporos de P. triticina, sendo observados os menores índices de germinação para as maiores doses. Referências DATNOFF, L. E.; RODRIGUES, F. Á. The role of silicon in suppressing rice diseases. The American Phytopathological Society (www.apsnet.org), 28p. 2005.

More Related