230 likes | 686 Views
REENGENHARIA. Fernando Oliveira Gilson Peixoto Joice Gomes Roselaine Correa. Por que meu negócio não está dando certo? Onde está o erro? Como faço para sair do buraco ?. O erro pode estar ocorrendo na empresa toda.
E N D
REENGENHARIA Fernando Oliveira Gilson Peixoto Joice Gomes Roselaine Correa
Por que meu negócio não está dando certo? Onde está o erro? Como faço para sair do buraco? • O erro pode estar ocorrendo na empresa toda. • Métodos e processos de administração e gestão que deram certo em outros tempos, hoje podem não dar mais.
A REENGENHARIA, pode ser a solução!!! • Mas o que é REENGENHARIA???
REENGENHARIA A reengenharia é um sistema administrativo criado no início da década de 90 por Michael Hammer e James Champy. É muito utilizada para manter as empresas competitivas no mercado, mantendo-as com foco no alcance de objetivos e metas, transformando seus processos e atividades de negócio, através do “rompimento” com costumes obsoletos. Suas primeiras aplicações foram realizadas em empresas dos Estados Unidos.
REENGENHARIA Para alguns autores, a reengenharia é o reprojeto dos processos de trabalhos e a implementação de novos projetos, enquanto para outros significa o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais, visando a alcançar melhorias no desempenho de custos, qualidade, atendimento e velocidade. A reengenharia se fundamenta em quatro palavras-chave:
REENGENHARIA Fundamental: busca reduzir a organização ao essencial com as questões: por que fazemos o que fazemos? Por que fazemos desta maneira? Radical: impõem uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.
REENGENHARIA • Drástica: a reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca a sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe. • Processos: reorienta o foco para os processos e não para as tarefas ou serviços nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o “quê” e o porquê” e não o “como” do processo.
REENGENHARIA Segundo José Carlos Rodrigues Junior, em seu artigo, afirma que a reengenharia introduz mudanças significativas em três níveis gerenciais da organização, são eles: Operacional – as pessoas passam a trabalhar em equipes multifuncionais e as relações hierárquicas, que geralmente criam conflitos são eliminadas. O excesso de hierarquias, com grande diluição de responsabilidade, torna o processo decisório lento e burocratizado;
REENGENHARIA Gestão de processos – ocorrem as mudanças no que tange a aplicação das inovações tecnológicas. Os novos processos são todos integrados e informatizados; Gestão de negócios – neste nível ocorrem as maiores mudanças na empresa. Rompem-se as barreiras com clientes e fornecedores, e todos integrados, repensam os negócios, e até criam novos negócios e produtos.
REENGENHARIA De forma simples e objetiva, a metodologia de implementação de processos de reengenharia pode-se estruturar em quatro fases, são elas: Preparação: Listar todos os processos da organização, selecionar aqueles que serão redefinidos e viabilizar os recursos necessários para esta atividade; Planejamento: Garantir os recursos necessários: tempo, dinheiro e pessoas; estruturar as equipes de trabalho e distribuir as tarefas entre seus membros;
REENGENHARIA Implementação: Analisar os processos selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar o processo, avaliar o impacto das mudanças e implementá-lo; Avaliação: Medir e comunicar os resultados obtidos, controlar o processo como um todo e gerir o impacto das alterações efetuadas em outros processos.
REENGENHARIA Podemos resumir o desafio da reengenharia, nas seguintes demandas de competitividade: Responder prontamente às necessidades do cliente; Agilizar as operações e informações; Adequar-se às novas exigências do mercado e desenvolver um processo de mudanças contínuas, ou seja, a flexibilização; Obter mais qualidade e produtividade em suas operações; Diminuir tempo de resposta; Integrar os processos numa cadeia única; Fazer alianças estratégicas com clientes e fornecedores;
REENGENHARIA Porém, nem sempre a reengenharia dá resultados positivos. Os principais fatores que levam o insucesso desta empreitada são os seguintes: Baixa ou nenhuma compreensão do assunto pelos executivos da empresa. Percebem que a reengenharia é apenas uma técnica de enxugamento voltada para a redução de custos; Indefinição de uma estratégia de implementação do processo de reengenharia. Esta é aplicada indiscriminadamente em toda a empresa de forma imediata. O resultado é quase sempre a interrupção do processo, devido às fortes resistências encontradas;
REENGENHARIA Perda de tempo na análise de processos existentes. Simplificando e racionalizando procedimentos que poderiam ser extinguidos; Busca de resultados em curto prazo; Ênfase na informatização e automação de processos e não na sua gestão, ou seja, a empresa investe muito dinheiro na compra de equipamentos e sistemas, mas não capacita seus gerentes; Não envolvimento dos clientes, fornecedores e empregados nos processos; Soluções que complicam a organização, ao invés de simplifica-lo; Não estabelecimento de prioridades;
REENGENHARIA Por outro lado, os fatores que levam ao sucesso são: Mudanças nas relações cliente/mercado; Introdução de elementos de valor agregado; Aplicações de tecnologias certas; Maior agilidade de comunicação entre os diversos funcionários, com a diminuição dos níveis hierárquicos;
REENGENHARIA A reengenharia é um processo de reestruturação que depende de inovações em quaisquer dos níveis, seja o operacional, seja o da gestão de negócios, seja na gestão de processos. Podem ser feitas reestruturações nos níveis separadamente, mas para que a reengenharia realmente dê resultados, as mudanças têm que ser feitas nos três níveis.
REENGENHARIA Vídeo
REENGENHARIA Referências CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á Teoria Geral da Administração. 4. ed., São Paulo. Manole, 2014. GUSTAVO PERIARD. Reengenharia - o que é e como funciona. Disponível em: <http://www.sobreadministracao.com/ reengenharia-o-que-e-e-como-funciona/>. Acesso em: 19/06/2014. GONÇALVES, J. Reengenharia: Um guia de referência para o executivo, Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.34, n.4, p.23-30, jul./ago. 1994. JOSÉ CARLOS RODRIGUES JÚNIOR. Reengenharia. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/reengenharia/10086/>. Acesso em: 19/06/2014.