1 / 18

REENGENHARIA

REENGENHARIA. Fernando Oliveira Gilson Peixoto Joice Gomes Roselaine Correa. Por que meu negócio não está dando certo? Onde está o erro? Como faço para sair do “buraco ?. O erro pode estar ocorrendo na empresa toda.

dasan
Download Presentation

REENGENHARIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REENGENHARIA Fernando Oliveira Gilson Peixoto Joice Gomes Roselaine Correa

  2. Por que meu negócio não está dando certo? Onde está o erro? Como faço para sair do “buraco? • O erro pode estar ocorrendo na empresa toda. • Métodos e processos de administração e gestão que deram certo em outros tempos, hoje podem não dar mais.

  3. A REENGENHARIA, pode ser a solução!!! • Mas o que é REENGENHARIA???

  4. REENGENHARIA A reengenharia é um sistema administrativo criado no início da década de 90 por Michael Hammer e James Champy. É muito utilizada para manter as empresas competitivas no mercado, mantendo-as com foco no alcance de objetivos e metas, transformando seus processos e atividades de negócio, através do “rompimento” com costumes obsoletos. Suas primeiras aplicações foram realizadas em empresas dos Estados Unidos.

  5. REENGENHARIA Para alguns autores, a reengenharia é o reprojeto dos processos de trabalhos e a implementação de novos projetos, enquanto para outros significa o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais, visando a alcançar melhorias no desempenho de custos, qualidade, atendimento e velocidade. A reengenharia se fundamenta em quatro palavras-chave:

  6. REENGENHARIA Fundamental: busca reduzir a organização ao essencial com as questões: por que fazemos o que fazemos? Por que fazemos desta maneira? Radical: impõem uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.

  7. REENGENHARIA • Drástica: a reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca a sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe. • Processos: reorienta o foco para os processos e não para as tarefas ou serviços nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o “quê” e o porquê” e não o “como” do processo.

  8. REENGENHARIA Segundo José Carlos Rodrigues Junior, em seu artigo, afirma que a reengenharia introduz mudanças significativas em três níveis gerenciais da organização, são eles: Operacional – as pessoas passam a trabalhar em equipes multifuncionais e as relações hierárquicas, que geralmente criam conflitos são eliminadas. O excesso de hierarquias, com grande diluição de responsabilidade, torna o processo decisório lento e burocratizado;

  9. REENGENHARIA Gestão de processos – ocorrem as mudanças no que tange a aplicação das inovações tecnológicas. Os novos processos são todos integrados e informatizados; Gestão de negócios – neste nível ocorrem as maiores mudanças na empresa. Rompem-se as barreiras com clientes e fornecedores, e todos integrados, repensam os negócios, e até criam novos negócios e produtos.

  10. REENGENHARIA De forma simples e objetiva, a metodologia de implementação de processos de reengenharia pode-se estruturar em quatro fases, são elas: Preparação: Listar todos os processos da organização, selecionar aqueles que serão redefinidos e viabilizar os recursos necessários para esta atividade; Planejamento: Garantir os recursos necessários: tempo, dinheiro e pessoas; estruturar as equipes de trabalho e distribuir as tarefas entre seus membros;

  11. REENGENHARIA Implementação: Analisar os processos selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar o processo, avaliar o impacto das mudanças e implementá-lo; Avaliação: Medir e comunicar os resultados obtidos, controlar o processo como um todo e gerir o impacto das alterações efetuadas em outros processos.

  12. REENGENHARIA Podemos resumir o desafio da reengenharia, nas seguintes demandas de competitividade: Responder prontamente às necessidades do cliente; Agilizar as operações e informações; Adequar-se às novas exigências do mercado e desenvolver um processo de mudanças contínuas, ou seja, a flexibilização; Obter mais qualidade e produtividade em suas operações; Diminuir tempo de resposta; Integrar os processos numa cadeia única; Fazer alianças estratégicas com clientes e fornecedores;

  13. REENGENHARIA Porém, nem sempre a reengenharia dá resultados positivos. Os principais fatores que levam o insucesso desta empreitada são os seguintes: Baixa ou nenhuma compreensão do assunto pelos executivos da empresa. Percebem que a reengenharia é apenas uma técnica de enxugamento voltada para a redução de custos; Indefinição de uma estratégia de implementação do processo de reengenharia. Esta é aplicada indiscriminadamente em toda a empresa de forma imediata. O resultado é quase sempre a interrupção do processo, devido às fortes resistências encontradas;

  14. REENGENHARIA Perda de tempo na análise de processos existentes. Simplificando e racionalizando procedimentos que poderiam ser extinguidos; Busca de resultados em curto prazo; Ênfase na informatização e automação de processos e não na sua gestão, ou seja, a empresa investe muito dinheiro na compra de equipamentos e sistemas, mas não capacita seus gerentes; Não envolvimento dos clientes, fornecedores e empregados nos processos; Soluções que complicam a organização, ao invés de simplifica-lo; Não estabelecimento de prioridades;

  15. REENGENHARIA Por outro lado, os fatores que levam ao sucesso são: Mudanças nas relações cliente/mercado; Introdução de elementos de valor agregado; Aplicações de tecnologias certas; Maior agilidade de comunicação entre os diversos funcionários, com a diminuição dos níveis hierárquicos;

  16. REENGENHARIA A reengenharia é um processo de reestruturação que depende de inovações em quaisquer dos níveis, seja o operacional, seja o da gestão de negócios, seja na gestão de processos. Podem ser feitas reestruturações nos níveis separadamente, mas para que a reengenharia realmente dê resultados, as mudanças têm que ser feitas nos três níveis.

  17. REENGENHARIA Vídeo

  18. REENGENHARIA Referências CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á Teoria Geral da Administração. 4. ed., São Paulo. Manole, 2014. GUSTAVO PERIARD. Reengenharia - o que é e como funciona. Disponível em: <http://www.sobreadministracao.com/ reengenharia-o-que-e-e-como-funciona/>. Acesso em: 19/06/2014. GONÇALVES, J. Reengenharia: Um guia de referência para o executivo, Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.34, n.4, p.23-30, jul./ago. 1994. JOSÉ CARLOS RODRIGUES JÚNIOR. Reengenharia. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/reengenharia/10086/>. Acesso em: 19/06/2014.

More Related