200 likes | 220 Views
Dengue. Diretrizes clínicas do Ministério da Saúde. Lúcia Alves da Rocha Doutora em Medicina Tropical. II Seminário “DENGUE” 22 e 23/11/2010 - FIOCRUZ/RJ. Fases da doença . Dengue. Fonte: WHO/TDR, 2009. Infecção pelo vírus dengue. Assintomática. Sintomática. Febre hemorrágica .
E N D
Dengue Diretrizes clínicas do Ministério da Saúde Lúcia Alves da Rocha Doutora em Medicina Tropical II Seminário “DENGUE” 22 e 23/11/2010 - FIOCRUZ/RJ
Fases da doença Dengue Fonte: WHO/TDR, 2009
Infecção pelo vírus dengue Assintomática Sintomática Febre hemorrágica Febre Indiferenciada Febre do dengue do dengue Sem Com sem Com sangramento choque choque sangramento Classificação Dengue Dengue com complicação GI GIV GII GIII Fonte: WHO, 1997 (adaptado)
Diretrizes clínicas Dengue Julho/2009 Novembro/2010
Classificação de risco Dengue Estadiamentoda doença + Política Nacional de humanização • Reduzir o tempo de espera • Acelerar o atendimento, diagnóstico e tratamento • Organização do serviço • Prioridade de acordo com a gravidade Fonte: Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue. Brasília-DF-Brasil/2009.
Estadiamento clínico Dengue Suspeito de dengue Sem sangramento e sem sinais de alarme Com sangramento Com sinais de alarme Com sinais de choque A B C D Fonte: Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue. Brasília-DF-Brasil/2009.
Fluxograma para Classificação de Risco de Dengue *Disponibilização de leitos (macas ou/e poltronas), possibilitando o mínimo de conforto possível ao paciente durante sua observação. Fonte: Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue. Brasília-DF-Brasil/2009.
Nova classificação da OMS Dengue “Que por meio de testes clínicos e laboratoriais simples é possível classificar os pacientes com dengue de forma mais prática e com potencial vantagem operacional” Fonte: TDRnews, No 81 novembro de 2008.
Nova classificação da OMS Dengue Novembro/2010 Novembro/2009
Nova classificação da OMS Dengue Dengue sem e com sinais de alarme Dengue grave • Extravasamento plasmático grave • Hemorragia grave • Comprometimento grave de órgãos Sem sinais de alarme Com sinais de alarme A B C Fonte: WHO/TDR, 2009
Critérios para nova classificação Fonte: WHO/TDR, 2009
Sinal de alarme Dengue
Sinal de alarme Dengue
Dengue grave Dengue
Grupo A Classificação clínica de dengue MS/Brasil OMS/TDR Grupo A Grupo B Grupo B Grupo C Grupo C Grupo D
Nova classificação clínica Questões de orientação É dengue? Qual a fase da doença? Há sinais de alarme? Qual o estado hemodinâmico e hidratação? Está em choque? Necessita de hospitalização?
Dengue Temos o dever e a obrigação de evitar o óbito Obrigada! ada_rocha@hotmail.com lucia.rocha@pmm.am.gov.br