1.24k likes | 1.67k Views
BIOLOGIA: GENÉTICA. PRIMEIRAS IDÉIAS SOBRE A HEREDITARIEDADE. Acreditava que homens e mulheres tinham sêmen e que este se originava no cérebro. Segundo ele, o sexo das crianças era determinado pela preponderância so sêmen de um dos pais. ALCMEON DE CROTONA (500 a.C).
E N D
Acreditava que homens e mulheres tinham sêmen e que este se originava no cérebro. Segundo ele, o sexo das crianças era determinado pela preponderância so sêmen de um dos pais. ALCMEON DE CROTONA (500 a.C)
O calor do útero era decisivo na determinação do sexo dos bebês: útero quente produzia homem; útero frio, mulheres. EMPÉDOCLES DE ACRAGAS( 492-432 a.C.)
Postulava que o sêmen ocorria apenas no macho e continha um protótipo de cada órgão do futuro ser; as fêmeas atuariam apenas como receptoras e nutridoras do ser pré-formado. ANAXÁGORAS DE CLAZOMENE( 500-428 a.C.)
PANGÊNESE Cada órgão ou parte do corpo de um organismo vivo produziria partículas hereditárias chamadas gêmulas, estas migrariam para o sêmen do macho e da fêmea e seriam transmitidas aos descendentes no momento da concepção. O novo ser seria elaborado a partir das gêmulas recebidas dos genitores, o que explicaria as semelhanças entre pais e filhos. ADEPTOS: Lamarck e Darwin HIPÓCRATES (O PAI DA MEDICINA)( 460-370 a.C.)
CRITICAVA A PANGÊNESE A fêmea fornecia a “matéria” básica que constituía e nutria o ser em formação, enquanto o macho fornecia, por meio do sêmen, a “essência”, transmitindo-lhe a alma, fonte da forma e do movimento. Desenvolvimento normal: semelhante ao pai Desenvolvimento com pequena falha: parecido com a mãe. Desenvolvimento com grandes falhas: prevaleceriam características dos avós e assim sucessivamente. ARISTÓTELES (384-322 a.C.)
Descobriu que o sêmen expelido pelos machos contém uma enorme quantidade de criaturas microscópicas, os espermatozóides. No interior de cada um deles havia um ser pré-formado. ANTONIE VAN LEEUWENHOEK(em 1667)
Homúnculo já formado dentro do espermatozóide.
Descobriu os mecanismos relacionados à transmissão das características através das gerações, observando-a diretamente em pés de ervilhas. Ele elucidou os mecanismos da segregação independente; propiciando o surgimento da Genética Moderna e a consolidação da teoria cromossômica da herança. GREGOR MENDEL (1822-1884)O PAI DA GENÉTICA
O fluxo da informação nas células, desde as bactérias até os seres humanos, obedece a um sentido bem definido:
ÁCIDOS NUCLÉICOS • Moléculas formadas por váriosNUCLEOTÍDEOS interligados. • Tipos: • DNA (Ácido Desoxirribonucléico) • RNA (Ácido Ribonucléico) • Fosfato (PO4)3- • Pentoses • Ribose → RNA • Desoxirribose → DNA NUCLEOTIDEO
A ESTRUTURA DO DNA • Molécula helicoidal, espiral, α hélice,... • Formada por duas cadeias (fitas) de nucleotídeos; • As fitas se mantém unidas por meio das ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas; • Regra de ligações de bases nitrogenadas • REGRA DE PROPORÇÕES DE BASES • A/T = 1 • G/C = 1 • A = 21%; T _______%; G_______%; C ________% • A = T (duas ligações de hidrogênio) • G = C (três ligações de hidrogênio)
A DUPLICAÇÃOSEMICONSERVATIVA do DNA • Enzima Helicase: rompe as ligações de hidrogênio • Enzima DNA polimerase: constrói uma nova fita de DNA usando as fitas recém-separadas como molde. • OBS: A duplicação é SEMI-CONSERVATIVA pois cada molécula de DNA filha conserva uma fita da molécula de DNA mãe.
SÍNTESE DE PROTEÍNAS 1ª Etapa: Transcrição (Núcleo Celular) Ação da Enzima Helicase - Separação das duas fitas do gene
Ação da Enzima RNA polimerase - Construção de uma molécula de RNA a partir da informação presente na fita molde do gene.
2º Etapa: Tradução (Citoplasma) • Participação das seguintes estruturas: • RNAm; RNAt e Ribossomos
TÉRMINO da TRADUÇÃO Ocorre quando o ribossomo faz a leitura do primeiro CÓDON de PARADA que aparecer (UAA; UAG e UGA) Nesse momento o ribossomo solta a molécula de polipeptídeo, a qual formará a proteína no citoplasma.
A FORMAÇÃO DO CROMOSSOMO Cromossomo: DNA + Proteínas Histonas num arranjo altamente condensado.
CROMOSSOMO Estrutura formada por DNA + Proteínas Histonas num arranjo altamente condensado (espiralizado)
CROMOSSOMO Estrutura formada por DNA + Proteínas Histonas num arranjo altamente condensado (espiralizado)
CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS São cromossomos semelhantes na forma e no tamanho.
CÉLULA DIPLÓIDE E HAPLÓIDE • CÉLULA DIPLÓIDE (2n): Possui pares de cromossomos homólogos. • Ex: Células Somáticas (não sexuais) - célula da pele, neurônio, hepatócito. • CÉLULA HAPLÓIDE (n): Não possui pares de cromossomos homólogos. • Ex: Células sexuais (gametas) - Espermatozóides e Óvulos.
Considerando a atividade viral na célula, poderíamos acrescentar algumas outras vias da informação genética:
VÍRUS DE DNA VÍRUS DE RNA+
VÍRUS DE RNA- VÍRUS DE RNA (RETROVÍRUS) Enzima: Transcriptase Reversa
Nos eucariotos, ainda devemos reconhecer outra variação para a rota da informação genética resultante do processamento do RNAm, o processo de Splicing (Remoção dos íntrons):
O splicing alternativo ajuda a justificar a imensa diversidade de proteínas que temos mesmo existindo um número limitado de genes (cerca de 30 mil genes).
EXERCÍCIO RESOLVIDO - ENEM 2009 A figura seguinte representa um modelo de transmissão da informação genética nos sistemas biológicos. No fim do processo, que inclui a replicação, a transcrição e a tradução, há três formas proteicas diferentes denominadas a, b e c. Depreende-se do modelo que A) a única molécula que participa da produção de proteínas é o DNA. B) o fluxo de informação genética, nos sistemas biológicos, é unidirecional. C) as fontes de informação ativas durante o processo de transcrição são as proteínas. D) é possível obter diferentes variantes proteicas a partir de um mesmo produto de transcrição. E) a molécula de DNA possui forma circular e as demais moléculas possuem forma de fita simples linearizadas.
1. (UEMG-2006) Em 1940 os biólogos George Beadle e Eward Tatum anunciaram: A divulgação desse anúncio indica que os biólogos descobriram a) a estrutura da molécula de DNA. b) a seqüência de bases do DNA. c) o mecanismo de transcrição do código genético. d) o papel biológico do Gene.
2. (VUNESP-2009) O dogma central da biologia, segundo o qual o DNA transcreve RNA e este orienta a síntese de proteínas, precisou ser revisto quando se descobriu que alguns tipos de vírus têm RNA por material genético. Nesses organismos, esse RNA orienta a transcrição de DNA, num processo denominado transcrição reversa. A mesma só é possível quando a) a célula hospedeira do vírus tem em seu DNA nuclear genes para a enzima transcriptase reversa. b) a célula hospedeira do vírus incorpora ao seu DNA o RNA viral, que codifica a proteína transcriptase reversa. c) a célula hospedeira do vírus apresenta no interior de seu núcleo proteínas que promovem a transcrição de RNA para DNA. d) o vírus de RNA incorpora o material genético de um vírus de DNA, que contém genes para a enzima transcriptase reversa. e) o vírus apresenta no interior de sua cápsula proteínas que promovem na célula hospedeira a transcrição de RNA para DNA.
3. (UFRJ) A molécula de RNA recém sintetizada passa por uma série de modificações, como a remoção dos introns, até ser transformada em RNAm, quando então participará da síntese protéica. Considerando a informação acima, assinale a afirmativa CORRETA: a) O processo de corte e emenda ocorre no citoplasma antes da interação do RNAm com os ribossomos livres. b) O processo denominado “splicing” ocorre assim que o transcrito primário é transferido para o citoplasma através dos poros do envoltório nuclear. c) O processo de corte e emenda é denominado “splicing” e ocorre no núcleo das células eucarióticas. d) A etapa denominada de “splicing” ocorre inicialmente durante a transcrição e termina no citoplasma das células eucarióticas. e) O “splicing” é considerado um mecanismo pós-traducional.