1 / 19

IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS MALAGA - JUNIO 2006

IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS MALAGA - JUNIO 2006. AS BIBLIOTECAS DIGITAIS DE TESES E DISSERTAÇOES NAS UNIVERSIDADES PUBLICAS BRASILEIRAS: UMA CONTRIBUIÇAO PARA A UNIVERSALIZAÇAO DO CONHECIMENTO E A DEMOCRATIZAÇAO DA INFORMAÇAO Rute Brazil – brazilrbs@yahoo.com.br

dermot
Download Presentation

IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS MALAGA - JUNIO 2006

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAISMALAGA - JUNIO 2006 AS BIBLIOTECAS DIGITAIS DE TESES E DISSERTAÇOES NAS UNIVERSIDADES PUBLICAS BRASILEIRAS: UMA CONTRIBUIÇAO PARA A UNIVERSALIZAÇAO DO CONHECIMENTO E A DEMOCRATIZAÇAO DA INFORMAÇAO Rute Brazil – brazilrbs@yahoo.com.br Magda Almada – almada@lamce.ufrj.br Claudia Aragon – claudiaaragon@espm.br

  2. SUMARIO • INTRUDUÇÃO • PROJETO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES – BDTD • UNIVERSIDADES PUBLICAS BRASILEIRAS • A PESQUISA CIENTÍFICA EM BRASIL • PRODUÇÃO CIENTÍFICA • BIBLIOTECAS DIGITAIS EM BRASIL • BDTD – CONTRIBUÇÕES À SOCIEDADE • DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO • UNIVERSALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS • TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS • CONCLUSÃO

  3. INTRODUÇÃO • A intenção deste trabajo é apresentar as bibliotecas digitais de teses e dissertações das universidades públicas brasileiras como instrumentos que podem garantizar a conservação da produção científica, facilitar o acesso ao conhecimento produzido em âmbito universitario e, contribuir para a produção de novos conhecimentos. A proposta das bibliotecas digitais de teses e dissertações como veículo para universalizar o conhecimento e democratizar a informação é desenvolvida a partir do Projeto BDTD - Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, subprojeto da Biblioteca Digital Brasileiro (BDB), coordenado pelo IBICT - que visa a implantação de bibliotecas digitais nas universidades brasileiras; criar um banco de teses no IBICT, contendo toda a produção científica nacional, participar do NDLTD - Networked Digital Library of Theses and Dissertations of the Virginia Tech University.

  4. PROJETO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - BDTD • Primeiro e único projeto nacional de BD. • O interesse pelas bibliotecas digitais de teses e dissertações está crescendo graças ao IBICT. O Instituto “como centro nacional de investigação, de intercâmbio científico, de formação, treinamento e aperfeiçoamento de pessoal científico, tem por finalidade contribuir para o avanço da ciência, da tecnología e da inovação tecnológica do País, por intermédio do desenvolvimento da comunicaçãoeinformação nessas áreas”.

  5. PROJETO BDTD • O que é: Biblioteca digital especializada em teses e dissertações. Subprojeto da Biblioteca Digital Brasileiro. Utiliza a tecnologia de arquivos abertos e reúne teses e dissertações em formato referencial e texto integral de várias instituições cooperantes. • Objetivo: Constituir um repositório dos textos completos das teses e dissertações, produzidas pelos programas de pós-graduação brasileiros, para acesso via Web.

  6. PROJETO BDTD • Ano de criação: 2002 • Participantes: 24 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas com programas de mestrado e doutorado

  7. UNIVERSIDADES PUBLICAS BRASILEIRAS • Em Brasil, a universidade pública é caracterizada como uma instituição científica e social porque tem por princípios o ensino, a investigação e a extensão (atividades sociais, políticas e culturais com a participação dos cidadãos). A universidade é um dos espaços para produção de conhecimentos, por isto é considerada um grande laboratório que realiza investigações para o desenvolvimento da sociedade a nivel social, econômico, político e cultural.

  8. PESQUISA CIENTÍFICA EM BRASIL • As instituições científicas e acadêmicas (públicas) em Brasil desenvolvem excelentes pesquisas científicas na área de saúde (HIV, doenças tropicais, odontologia), agricultura (implantação de técnicas agrícolas que permitem regiões secas e áridas produzir alimentos), tecnologias (produção e extração de petróleo); meio ambiente (reflorestamento), etc.

  9. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA • “A missão de toda universidade é criar, preservar e transmitir conhecimentos e, os veículos possíveis para a transmissão de conhecimentos são as teses e dissertações (considerados os productos mais importantes da vida universitária), que resultam de atividades em nivel de pos-graduação. Umas trazem contribuições imediatas e até revolucionarias e outras apenas serão percebidas, ademais de que hajam servido de pretexto para a formação de mais um Mestre ou Doutor. Sendo assim, todas devem ser documentadas e preservadas. Portanto, todas as teses e dissertações pertencem ao patrimônio público científico e cultural.Morhy (1998)

  10. BIBLIOTECA DIGITAIS EM BRASIL • De acordo com Rincón (1999), a globalização da informação leva os países que estão buscando o desenvolvimento a disponibilizar seus acervos na Internet para poder participar das decisões que os países desenvolvidos cheguem a tomar. Sendo assim, todas as instituições brasileiras envolvidas com educação e pesquisa científica devem se comprometer a criar grandes bases de dados de textos eletrônicos (digitais) accesível via Internet. Isto significa dizer que as universidades brasileiras devem implantar bibliotecas digitais para difundir as investigações e os produtos resultantes das investigações .

  11. BDTD – CONTRIBUÇÕESÀ SOCIEDADE • DEMOCRATIZAR INFORMAÇÃO • UNIVERSALIZAR CONHECIMENTOS • TRANSFERIR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS

  12. DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO • Ao permitir o acesso a conhecimentos e informações desconhecidas e o que estava retringido a poucas pessoas, as BDTD contribuem para que haja democratização da informação, pois permite que “muitos cidadãos” tenham acesso a conhecimentos e informações variados que serão utilizados em seu benefício ou contribuirão para beneficiar a outros.

  13. UNIVERSALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS • Espera-se que o projeto BDTD tenha por finalidade transformar conhecimentos e informações em bens públicos. Fazer com que, a partir do aceso às produções científicas brasileiras haja transferência e que esta transferência contribua para que tanto países ricos quanto em países pobres se desenvolvam políticas públicas para diminuir a pobreza, o analfabetismo os problemas de saúde em países latinoamericanos, asiáticos e africanos; países de economía pobre e sem acesso as informações. Que o projeto BDTD possa dar ao Brasil a visibilidade de una nação que desenvolve pesquisas que contribuem para o desenvolvimento de outras nações.

  14. BDTD TRANSFERINDO INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações  ↑ ↑ Transferência de conhecimentos + Transferência de informações ↑  ↑ Ação  Reação  Transformação

  15. TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS • Assim vemos as bibliotecas digitais de teses e dissertações na sociedade, atuando de manera que todos sejam afetados e tenham condições de afetar também. A biblioteca digital de teses e dissertações nas universidades públicas brasileiras participando do processo de transferência de conhecimentos e informações. Entendemos que a transferência ocorre quando o conhecimento e a informação são difundidos (de pessoa, grupo ou instituição para outra pessoa, grupo ou instituição ) como resultado de uma actividade e tendo um propósito.

  16. BDTDTRANSFERINDO INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS • No caso das BDTD, quando as pesquisas alcançam receptores fora das universidades, as produções passam a ser referência para que aconteçam ações, que podem ser a aplicabilidade imediata da investigação na sociedade ou o desenvolvimento de novas pesquisas. A investigação gerando novos conhecimentos e novas informações ou seja os resultados sendo aplicados e difundidos, iniciando uma nova transferência.

  17. CONCLUSÃO • Permitir que os recursos públicos fornecidos a pos-graduação retornem através da disponiblização dos resultados das pesquisas… beneficiando o país e a humanidade.

  18. MUITO OBRIGADA!! MUCHAS GRACIAS!! brazilrbs@yahoo.com.br almada@lamce.ufrj.br claudiaaragon@espm.br

More Related