180 likes | 686 Views
A Célula. A Célula. A célula é a mais simples estrutura na qual os elementos químicos existentes na Terra podem estar organizados em formas de vida e constitui uma das mais extraordinárias invenções da natureza.
E N D
A Célula A célula é a mais simples estrutura na qual os elementos químicos existentes na Terra podem estar organizados em formas de vida e constitui uma das mais extraordinárias invenções da natureza.
Todos os organismos vivos são constituídos por uma ou mais células, e cada uma delas só pode ter origem numa outra célula. Cada célula realiza todas as funções fundamentais dos seres vivos: reproduz-se, cresce, alimenta-se, move-se, reage aos estímulos externos e consome oxigénio produzindo dióxido de carbono, ou seja, respira. • Embora as células tenham todas a mesma estrutura de base, existem variantes por cada tipo, em número suficiente para criar a imensa variedade de formas vivas que conhecemos. No corpo humano, por exemplo, existem cerca de 300 tipos diferentes, cada um com uma função específica. Há, à partida, que distinguir duas grandes categorias de células: as células procarióticas e as eucarióticas. Texto de B. Gallavotti
As procarióticas, de que são constituídas as bactérias, são a primeira e mais simples forma de vida que apareceu na Terra - no seu interior, não se distinguem estruturas ou sectores especializados. A segunda categoria pertence às células eucarióticas, de que são constituídas plantas e animais, incluindo os seres humanos, e que são muito mais complexas.
No interior das célulaseucarióticas observam-se duas zonas: o núcleo, envolvido numa membrana e contendo as moléculas de ADN (nas quais se encontra a informação genética), e o citoplasma, este último está dividido em compartimentos por um retículo de membranas e contém numerosos organelos, cada um dos quais desempenha uma tarefa específica na vida da célula. Tanto as células procariotas como as eucarióticas são delimitadas por uma película finíssima, a membrana plasmática, que regula a entrada e a saída das substâncias trocadas com o exterior e estabelece as ligações com as células vizinhas. in Gallavotti, B. 1997. Segredos da Vida. DoGi. Itália.
OS VÁRIOS TIPOS DE CÉLULAS Todas as células possuem a mesma estrutura fundamental, que lhes permite resolver os mesmos problemas de sobrevivência (procurar energia, reproduzir-se, etc.), mas cada célula tem de enfrentar problemas específicos, que variam conforme o ambiente em que vive. Por esta razão, existem vários tipos de células, cada um dos quais apresenta variantes em relação ao modelo de base, como acontece com os automóveis, os quais possuem todos motor, volante, rodas e travões, mas cada modelo tem dimensões, prestações e preços diferentes. As células que constituem os organismos pluricelulares especializaram-se e repartiram entre si as tarefas, por forma a assegurar um melhor funcionamento do indivíduo de que fazem parte. Assim, encontramos no mesmo organismo células muito diferentes entre si, que desempenham funções tão variadas como ver, cheirar, transmitir sinais, realizar movimentos, transportar oxigénio ou produzir substâncias destinadas a outras células. Ao contrário dos organismos unicelulares, nenhuma destas células tem capacidade para viver separada das outras, e todas são fundamentais para a sobrevivência do indivíduo ao qual pertencem. in Gallavotti, B. 1997. Segredos da Vida. DoGi. Itália.
A TEORIA CELULAR • Texto de S. Collini • Um dos princípios fundamentais da biologia é que todos os seres vivos são formados por células: apenas uma nos organismos unicelulares, muitíssimas nos pluricelulares. • Em 1665, o cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), observando uma secção de cortiça ao microscópio, notara pequeníssimas cavidades semelhantes às de uma colmeia, a que chamou células. • Seguiram-se muitas observações e pesquisas, mas só no século XIX se reconheceu a célula como a unidade funcional de todos os organismos vivos.
A teoria celular, formulada, por volta de meados do século XIX, por dois cientistas alemães, Mathias Schleiden (1804-1881) e Theodor Schwann (1810-1882), defendia que todos os seres vivos são constituídos por células (primeiro postulado), que a célula é uma espécie de "fábrica química" onde se realizam todos os processos necessários à vida do organismo (segundo postulado) e que cada célula deriva de uma outra célula (terceiro postulado). • O grande sucesso da teoria celular verificou-se na patologia e na fisiologia, com o estudioso alemão Rudolf Virchow (1821-1902), de formação médica, a deslocar o centro da doença dos tecidos para as células. A célula doente foi por ele considerada não como uma estrutura qualitativamente diferente, mas apenas como uma modificação da célula sã. Esta afirmação abriu caminho a pesquisas sobre a identificação das condições que alteram o estado normal de uma célula e a resposta da própria célula àquelas condições patológicas. in Collini, S. 1999. História da Ciência e da Tecnologia. DoGi. Itália.
CÉLULA ANIMAL E CÉLULA VEGETAL Ambas possuem três constituintes fundamentais: a membrana, o citoplasma e o núcleo.
MEMBRANA CELULAR • Invólucro que mantém a integridade celular, sendo responsável pela troca de substâncias entre o meio intracelular e o meio extracelular